Hoje meu assunto com vocês é o blog — essa ferramenta que surgiu assim, “do nada”, bem despretensiosa, para em pouco tempo se tornar um dos canais mais poderosos e rentáveis na internet. Mais precisamente, vamos conversar um pouco sobre como ter um blog de sucesso e até mesmo ganhar dinheiro com ele!
Saiba como ter um blog de sucesso
Quando falo em “sucesso”, em termos de blogs e sites, quero dizer de forma mais específica sobre acessos, interação e engajamento por parte do público do seu blog. Por consequência, todos esses fatores podem trazer ganhos monetários consideráveis, inclusive permitindo que você possa viver exclusivamente disso um dia.
Mas, muita calma e paciência! Não é da noite para o dia que você criará um blog, fará algumas postagens e logo em seguida sairá de férias permanentes. É preciso muito trabalho, paciência, perseverança e seguir o passo a passo dessa receita. Me acompanha?
Escolha um bom nicho
Com um blog, você vai basicamente vender conhecimento. Você pode desenvolvê-lo com base em qualquer conhecimento, desde que tenha público disposto a pagar por ele e que você saiba o que está fazendo!
Sendo assim, é natural que nesse momento a gente escolha um tema ou nicho com o qual estamos acostumados, temos base de conhecimento e, principalmente, gostamos de falar. Futebol, games, figurinhas da copa? Parecem boas opções, não?
Sim e não. Embora sejam temas bastante prazerosos para aqueles que curtem, podem não ser rentáveis. Você deve fazer uma boa pesquisa de mercado para entender se o seu tema é bom ou não. Se não for, escolha outro!
Defina bem a sua persona
Uma vez delimitado o tema e o nicho de mercado, é o momento de construir a persona para o seu blog. A persona é uma idealização do consumidor ideal do seu produto — no caso, o conteúdo do blog. Essa “pessoa” tem nome, idade, profissão, necessidades, objetivos, desafios e padrões de comportamento.
Desse modo, todo o seu conteúdo deve ser produzido tendo em vista essa persona criada, na forma de posts e outros tipos de materiais que resolvam seus problemas e necessidades, como e-books, webinars e outros tipos de infoprodutos.
Invista em marketing e SEO
Agora que você já sabe o que escreverá (ou produzirá) e para quem vai fazê-lo, é hora de dar um empurrão na divulgação e promoção do blog. Isso pode ser feito por meio das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), práticas que ajudam a melhorar o ranqueamento do seu blog nos resultados de buscas no Google.
Além disso, claro, é obrigatório estar presente nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, e também investir em anúncios e links patrocinados, como no Facebook Ads e no Google AdWords.
Produza conteúdo único
Finalmente, uma dica bastante valiosa: procure produzir conteúdo inédito e único. Inove, pense em como é possível fazer e falar qualquer coisa de maneiras diferentes. Procure entender a fundo as necessidades e problemas inerentes ao seu público e ao nicho de mercado em si. Dessa forma, você terá um blog memorável e, principalmente, rentável.
Espero que você tenha gostado e aproveitado muito as dicas de como ter um blog de sucesso! Que tal agora saber mais sobre o que é marketing de conteúdo e como adotá-lo?
[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]