5 dicas para ganhar dinheiro com blog

5 dicas para ganhar dinheiro com blog

5 dicas para ganhar dinheiro com blog

Você já pensou em ganhar dinheiro fazendo o que mais gosta? Sim, É possível ter lucro escrevendo para um blog, mas não vá pensando que é um trabalho fácil.

Veja como ganhar dinheiro com blog

5 dicas para ganhar dinheiro com blog

Assim como qualquer trabalho que você se propõe a fazer, manter um blog exige muito esforço, dedicação e profissionalismo. E o principal, um conteúdo de qualidade.

Ainda assim, para começar a ganhar dinheiro com blog, não é necessário que você já tenha o canal há anos nem que ele esteja com um alto nível de acessos. Há opções de trabalho para quem está começando um blog do zero.

É claro que o retorno será bem menor, mas ainda é possível. Então, para te ajudar nessa empreitada, eu elaborei uma lista com 5 excelentes dicas para você ganhar dinheiro com blog. Continue lendo este post e comece a pensar no seu blog agora mesmo!

1. Cadastre-se no Google Adsense

Grosso modo, o Adsense é um serviço em que você disponibiliza um espaço no seu blog para que o Google coloque anúncios de campanhas de display. Funciona assim: primeiro, você se cadastra no Adsense e recebe um código.

Em seguida, deve colar esse código nas áreas do seu blog onde você pretende publicar os anúncios. Então, toda vez que um visitante do seu site clicar em um desses anúncios, o anunciante pagará o Google — que te repassará um valor percentual. Simples, não?

Para garantir um aumento nesses ganhos, algo que você pode fazer é ter um blog de nicho. Isso porque, de início, o Google mandará algumas propagandas bem aleatórias para o seu site, o que diminui a chance de elas ganharem cliques.

Mas, trabalhando com um site de nicho, você já terá palavras-chave de um segmento sendo usadas com mais frequência, e isso servirá como base para que o Google padronizar e segmentar seus anúncios de acordo com as preferências do seu público específico.

Então, se você quer aumentar os cliques das propagandas e, consequentemente, seus ganhos, é melhor focar em um nicho.

Espaços para ganhar dinheiro com blog

Crie espaços publicitários para ganhar dinheiro com blog

2. Crie espaços publicitários no blog

Se você já tem um site com alto número de visitas e não quer o Google como intermediário, você mesmo pode criar seus espaços de anúncios e conseguir a negociação direto com os anunciantes.

Dependendo do seu nicho, é possível até montar uma página exclusiva para anunciantes ou fornecedores, desde que seja natural para o público. Um blog de viagens, por exemplo, teria facilidade para isso.

Minha dica é aproveitar todos os dados relevantes do seu site — assim como das suas redes sociais — para criar mídia kits que mostrem aos possíveis anunciantes as vantagens de trabalhar com o seu blog.

Tudo isso pode ser analisado diretamente pelos analytics de cada plataforma. E lembre-se de que certos espaços ou banners devem ter preços diferentes, de acordo com a visibilidade que têm dentro do seu blog.

Fazer essa diferenciação é fundamental para que você consiga oferecer os mais diversos pacotes para seus anunciantes. Mas, como eu disse no início, isso é algo que geralmente só funciona bem para quem tem um alto número de visitas.

Utilize publieditoriais para ganhar dinheiro com blog

Utilize publieditoriais para ganhar dinheiro com blog

3. Utilize publieditoriais para ganhar dinheiro com blog

Publieditoriais são, basicamente, os posts do seu blog que têm como objetivo divulgar um produto ou serviço de terceiros. A diferença entre eles e uma postagem comum é que, nesse caso, o blogueiro está recebendo diretamente o anunciante para fazer aquela postagem.

Você já deve ter visto blogueiras de beleza ou de qualquer outro segmento que escrevem sobre determinado produto, dizendo que fizeram um teste, explicando suas características e benefícios, não é mesmo?

Mas, se for fazer isso, saiba que é necessário avisar ao público que aquele conteúdo é patrocinado. Geralmente, esse aviso de publieditorial é feito logo ao final da postagem.

Em 2012, aqui no Brasil, uma blogueira foi investigada pelo CONAR — órgão regulador de publicidade — por não avisar que seus posts eram patrocinados e por indicar produtos que ela nem mesmo tinha testado.

No geral, as empresas se aproximam de blogs influentes para negociar um publieditorial, mas nada impede que você faça a sua própria abordagem. Mais uma vez, é importante ter um bom mídia kit para isso.

Programas de afiliados para ganhar dinheiro com blog

Inscreva-se em programas de afiliados

4. Inscreva-se em programas de afiliados

O programa de afiliados é uma boa opção quando você está começando na área e não sabe como encontrar anunciantes. A ideia é quase a mesma do publieditorial, com a diferença de que você receberá de acordo com o número de vendas ou cliques que gerar para a empresa.

Funciona mais ou menos como o Google Adsense. Você se inscreve e recebe um link especial para usar em postagens, banners e outros tipos de anúncios. Quanto a isso, muitos blogs optam por fazer divulgação de infoprodutos, que geralmente têm uma alta comissão.

A vantagem do programa de afiliados é que há opções para vários setores, e quase todo mundo pode se cadastrar para receber as comissões.

5. Tenha uma área VIP com conteúdo premium

Quando você produz um conteúdo de qualidade que é relevante para muita gente e percebe que há uma alta procura pelo que você escreve, está na hora de criar uma área VIP no seu blog.

Na área VIP, os visitantes se cadastram, pagam uma taxa e recebem conteúdos premium, com informações mais ricas e aprofundadas. Uma dica para estimular a inscrição é divulgar promoções e fazer sorteios apenas para quem é VIP.

Quem adota essa estratégia geralmente acaba criando infoprodutos — como workshops em vídeo, que apenas podem ser consumidos dentro da área VIP — ou live streams exclusivas para assinantes.

Outra característica das áreas VIPs é uma conexão mais direta entre público e produtor de conteúdo, seja com algum tipo de suporte especial, consultoria ou uma área de chat entre os membros.

Área Vip para ganhar dinheiro com blog

Tenha uma área VIP com conteúdo premium

De toda forma, tenha em mente que é de extrema importância atualizar constantemente a área VIP para que ela continue atrativa para o seu público. Sem dúvidas, negligenciar isso fará com que as pessoas comecem a cancelar a assinatura!

Por fim, se o seu blog ainda é novo e você quer dar mais visibilidade ou divulgar um post de impacto, outra opção que funciona bem são os links patrocinados do Google.

É claro que você vai precisar de um orçamento para isso, mas pode valer a pena para atrair mais visitantes ao seu blog. Então, não deixe de avaliar essa possibilidade.

E aí, viu como é possível ganhar dinheiro com blog? E o melhor, é possível fazer isso sem sair da sua casa. Excelente né? Então, se você gostou dessas dicas, aproveite para compartilhá-las nas suas redes sociais!

Artigo atualizado no dia 27/12/2016

[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]

1 Comentário

  1. Walter Antonio Pereira disse:

    Poxa, muito legal e útil essas dicas, achei a “Tenha uma área VIP com conteúdo premium” muito importante! Obrigado. Abraços. Walter Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *