Links patrocinados valem a pena?

Tempo de leitura: 4 minutos

Antes de responder à questão, é importante entender o que são links patrocinados e qual a sua importância no desempenho do seu negócio.

Quando o usuário digita uma palavra nos mecanismos de busca, a pesquisa retorna diversos resultados que são pertinentes àquela palavra. Por exemplo: ao digitar as palavras “bolo caseiro”, o usuário recebe resultados, que podem ser “o melhor bolo caseiro da Zona Norte”, “bolo da vovó”, “aprenda a fazer bolos caseiros”, “o segredo do bolo fofinho”, e por aí vai. E os links patrocinados aparecem no topo das pesquisas e, também, no lado direito na tela.

Portanto, como o próprio nome já diz, os links patrocinados são páginas pagas pelas empresas para ocupar posições de destaque, objetivando maior visualização e, consequentemente, maior poder de conversão.

Todos os demais resultados que aparecem a seguir são chamados de orgânicos — esses links ocupam posições abaixo dos patrocinados, obedecendo a uma série de critérios utilizados pelos buscadores. Quer saber mais sobre o assunto para ver se vale a pena investir nos links patrocinados? Então, continue a leitura!

As vantagens de aparecer em destaque

Anunciar o seu produto ou serviço através do Google Adwords, por exemplo, faz com que a sua empresa apareça em destaque nos resultados de busca — e, com isso, atraia mais atenção dos consumidores em potencial.

Mas por que o Google? Porque o número de usuários que utilizam esse serviço de busca cresce diariamente, e o seu alcance é mundial — quanto maior o alcance, maiores as chances de visualização.

Quem escolhe investir em links patrocinados do Google pode contar com um leque de vantagens que a ferramenta oferece para o seu negócio. Algumas delas são:

Aumento da conversão

Devido ao grande número de usuários que utilizam o serviço de busca diariamente, as chances de sua página alcançar o público-alvo se multiplicam. Nesse caso, a conversão está relacionada ao aumento de tráfego no site ou, então, à venda propriamente dita do produto.

Ótimo custo x benefício

Aqui a vantagem é bem expressiva, quando comparada à publicidade offline. No link patrocinado, você paga a partir do que for executado, dentro do que foi previamente definido como padrão de conversão. Ou seja, no citado exemplo do bolo caseiro, a conversão é considerada a partir do momento em que o cliente clica para conferir sua receita.

Segmentar para alcançar

Um dos parâmetros de configuração da ferramenta oferece a opção de escolher as características para a exibição do anúncio — e, sendo assim, é possível segmentar a lista de interesses e alcançar o público certo.

O investimento em links patrocinados

Aqui está outro grande atrativo dos links patrocinados enquanto estratégia de crescimento. Como já mencionamos, o pagamento ao Google é feito somente quando — e se — algum usuário clicar no seu anúncio. Ou seja, você não paga pela exposição ou pela visibilidade,  mas sim pela ação do cliente.

Outro ponto bacana é que você ajusta a verba investida de acordo com o seu bolso. E, além disso, o valor pode ser alterado a qualquer momento!

A análise dos resultados da estratégia

Tão importante quanto investir em links patrocinados, é saber qual e como está sendo o seu Retorno Sobre Investimento (ROI).

Caso opte por utilizar o Google Adwords, você poderá — através das ferramentas de acompanhamento em tempo real — ver o desempenho de seus anúncios a qualquer momento. Isso serve como um norte, para saber onde você está acertando e onde está errando — o que é Imprescindível no momento de direcionar a verba da campanha. Com esse panorama da ação, é possível concluir se a melhor alternativa é parar para planejar novamente, pausar ou continuar investindo.

Em suma, a própria ferramenta disponibiliza recursos para fazer um diagnóstico sobre a sua campanha. No entanto, outros parâmetros também devem ser observados, como o lifetime value do cliente na empresa, ticket médio, tempo de permanência no site, evasão ou abandono do carrinho (no caso de e-commerce), entre outros.

Hoje, falamos brevemente sobre alguns pontos importantes acerca dos links patrocinados, mas é preciso salientar que muita pesquisa e planejamento devem ser feitos antes de iniciar qualquer campanha. Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

 

Estratégias de vendas online prontas.Saiba mais!

Estratégias de vendas online prontas.
Saiba mais!

Te ajudamos a automatizar seu marketing digital.

You have Successfully Subscribed!