Veja as 6 melhores práticas de Home Office para quem pretende começar agora

Veja as 6 melhores práticas de Home Office para quem pretende começar agora

O home office — trabalhar sem ser necessário sair de casa — é o sonho de muita gente. Afinal, nada melhor do que não precisar se estressar no trânsito, não ter um chefe por perto o tempo todo e ainda poder controlar a própria rotina, não é verdade?

benefícios do home office

Veja as 6 melhores práticas de Home Office para quem pretende começar agora

Esse tipo de trabalho tem suas vantagens, mas há também pontos negativos. E, se você pretende começar agora, conhecer algumas práticas pode te ajudar, e muito. Hoje separei as 6 melhores, confira!

Prepare o ambiente

Para começar a trabalhar em casa, será necessário que você encontre um local reservado, com privacidade e que seja silencioso. É necessário que ele esteja sempre organizado, para que nada tire sua concentração.

Mantenha, se possível, apenas objetos relacionados ao trabalho e tente ficar o mais confortável possível onde trabalha.

Home office também precisa de rotina

Muita gente acredita que o freelancer não precisa ter nenhuma rotina, já que pode trabalhar no período que quiser. Esse é um engano, pois a rotina é muito importante para manter a produtividade. Obviamente que ela não precisa ser extremamente rígida, mas separar um horário só para trabalhar é importante.

Cada freelancer se adapta de um jeito diferente: para testar o melhor horário para trabalhar, experimente todos e veja em qual você mais conseguiu produzir. Quando for preciso fazer tarefas domésticas, separe um tempo apenas para isso e tente seguir sempre esse cronograma, evitando conflitos entre vida pessoal e profissional.

Metas para home office

Estabeleça metas para praticar home office

Estabeleça metas

Colocar metas pode ajudar muito na produtividade de quem opta pelo empreendedorismo, mas é preciso que elas sejam realistas. Caso você perceba que suas metas são alcançadas muito facilmente, veja se consegue ir além, afinal, um desafio é sempre estimulante. No entanto, se elas forem muito difíceis podem causar frustração, por isso é importante ter uma noção da sua produtividade.

Além de estabelecer metas, lembre-se sempre de monitorar sua produtividade e colocar em uma planilha todos os serviços realizados. Além de deixar seu financeiro mais organizado, isso te dará uma visão mais clara de seu desenvolvimento.

Evite a procrastinação

As redes sociais são realmente uma tentação para quem trabalha em casa. Se acessá-las o tempo todo o rendimento vai ser seriamente afetado. Evite aquela espiadinha na timeline do Facebook quando estiver trabalhando.

Ah, claro: durante as pausas do dia elas podem ser usadas normalmente, já que o trabalho home office costuma ser bem solitário e estar em contato com outras pessoas é importante e saudável.

Home office e lazer

Separe um momento para lazer

Separe um tempo para o lazer

Embora o profissional que trabalhe em casa ganhe conforme o que produz, trabalhar demais pode afetar a qualidade do seu serviço e colocar em risco o futuro do negócio.

É por isso que eu digo que sim, é muito importante ter um tempo para fazer o que gosta, seja encontrar os amigos, conversar com a família ou só assistir um programa de TV.

Programe suas férias

As férias são importantes para voltar ao trabalho com energia total. No entanto, quem tem o próprio negócio só pode tirar esse tempo para descansar caso se prepare bem antes, reservando o dinheiro para usar durante este mês em que não irá trabalhar.

A dica é guardar um pouco por mês e utilizar o final do ano — que, na maior parte dos casos, costuma ter uma demanda menor pelos serviços do freelancer — para viagens de férias.

Agora que você já conhece as melhores práticas de home office, aproveite e descubra quais são os 5 erros graves que todo empreendedor iniciante comete!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *