Empreendedorismo – 6 Mitos Que Não Fazem Sentido

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente, a moda é se tornar empreendedor, principalmente quem é da tão conhecida geração dos millennials, a geração que nasceu entre o início da década de 1980 e até o meio da década de 1990 e que deseja ter sucesso no mundo do empreendedorismo porque não se encaixam no perfil tradicional de trabalho e procuram por novos desafios.

O problema de quem deseja empreender, seja desta atual geração ou não, é acreditar em alguns mitos que não fazem o menor sentido e que podem determinar se você vai se arriscar ou não no mundo do empreendedorismo.

Empreendedorismo não é um dom
Embarque no mundo do empreendedorismo

Eu separei alguns mitos que eu recomendo que você ignore sem medo e que te farão a ter uma visão mais ampla do mercado. Confira!

1. O empreendedorismo é um dom

Muitas pessoas acreditam que os empreendedores já nascem com o empreendedorismo no DNA, que inovar e administrar um negócio é algo natural, não sendo necessário muito esforço para chegar ao sucesso. Errado! Sim, existem pessoas que se destacam porque tem algum diferencial, mas isso não significa que eles não tem que se aprimorar cada vez mais e continuar ampliando o seu conhecimento para manter ou até aumentar o seu nível de performance.

Qualquer pessoa, independente da idade, pode começar a empreender do zero, é necessário dedicação e muita vontade para estudar o mercado para chegar longe, mas o empreendedorismo não está limitado a um único perfil de pessoa, todos são bem-vindos à se arriscar como empreendedor.

2. Para empreender é necessário inovar

Este é um grande obstáculo para quem deseja empreender: Inovar. Os empreendimentos que ganham maior destaque nos veículos de comunicação são os que apresentaram algo de novo, como se esta fosse a única forma de obter sucesso no empreendedorismo, … só que não.

Você pode começar a partir de algo já estabelecido, as franquias espalhadas pelo país são um grande exemplo disso, porque de uma forma ou de outra você estará solucionado o problema de alguém e é isso que realmente importa.

Entre no mundo do empreendedor
Empreendedorismo não é sinônimo de inovação

3. Para iniciar no empreendedorismo não precisa de muito dinheiro

Meu amigo(a), por favor, não caia nesta história. É comum empreendedores virarem notícia porque iniciaram o seu negócio do nada e com pouco investimento, só lembrando, estes casos são exceção, são poucas as pessoas que conseguem sucesso com pouca grana.

Se previna, antes de se jogar no mundo do empreendedorismo planeje bem e separe uma quantia significativa em dinheiro porque, mesmo que você comece sozinho, você provavelmente precisará contratar freelancers e terceirizar alguns trabalhos que você não consegue ou não tem tempo para realizar por conta.

4. Empreendedores trabalham a hora que querem

Outro mito que é um grande motivador e leva parte das pessoas para o caminho do empreendedorismo é o fato delas poderem trabalhar a hora que quiserem. Na verdade, quando você inicia um negócio próprio é necessário se tornar uma pessoa mais disciplinada, pois você será a engrenagem da sua empresa, então, se você não determinar horários para focar no seu trabalho e entregar os resultados para o crescimento da empresa, você será muito prejudicado.

Pessoas que acreditam no seu projeto
Não existe uma empresa de um homem só

5. Empreendedorismo, jornada de um homem só

Começar sozinho não é problema, às vezes esse é o único jeito de dar o ponta pé inicial, mas sozinho você também não chegará muito longe, então, conforme você for crescendo tenha pessoas de confiança e que acreditem no seu projeto ao seu lado, você perceberá que não há sensação melhor do que compartilhar o sucesso com pessoas que te ajudaram a chegar lá.

6. Qualquer pessoa pode empreender

Será mesmo? A maioria das pessoas que querem ingressar no empreendedorismo querem ser suas próprias chefes ou acham que vão ganhar dinheiro mais facilmente ou rapidamente e não param para pensar se é isso que elas querem fazer para o resto da vida. Então, antes de fazer parte deste mundo, reflita bem se você se encaixa neste perfil antes de começar pois você terá gastos financeiros, terá que entregar resultados para se manter e sem contar na pressão que sofrerá, de clientes e pessoas próximas.

É isso, espero que estas dicas tenham ampliado a sua visão do mercado e te ajudem a tomar a decisão certa. Caso você queira compartilhar alguma dica também sinta-se a vontade para comentar logo abaixo.

Valeu.

Estratégias de vendas online prontas.Saiba mais!

Estratégias de vendas online prontas.
Saiba mais!

Te ajudamos a automatizar seu marketing digital.

You have Successfully Subscribed!