As redes sociais modificaram bastante a forma como as pessoas se relacionam entre si — e o mesmo pode ser dito para a vida profissional. Para os empreendedores iniciantes, que buscam formas de ganhar destaque e visibilidade para seus projetos, publicar nestas plataformas pode ser um caminho rápido, fácil e eficiente. No entanto, é preciso cautela, pois um erro na gestão de redes sociais pode ser desastroso para uma carreira de empreendedor.
Para garantir que você não passe por nenhum problema desse tipo, hoje eu vou te dar algumas dicas para fazer as redes sociais trabalharem a seu favor. Ao seguir esses passos, você vai otimizar suas chances de sucesso e oportunidades através das redes sociais. Vamos lá? Acompanhe!
1. Escolha as redes sociais adequadas
Não é porque existem tantas redes sociais na internet que você precisa ter um perfil em todas elas. Analise qual é o perfil do público que atua na mesma área que você e decida pelas plataformas de maior identificação.
O LinkedIn e o Facebook são as principais escolhas para a maioria, mas pode ser que o Twitter também ajude nos seus negócios. Vale considerar a inclusão de outras, como o Google+, Instagram ou Pinterest. Lembre-se de que cada rede é um compromisso: nunca deixe nenhuma sem posts.
2. Crie conteúdo de qualidade
O ambiente digital oferece a qualquer pessoa a possibilidade de se tornar uma autoridade em sua área de atuação, bastando publicar um bom conteúdo. Aproveite esta oportunidade para usar suas redes sociais para distribuir textos, infográficos, e-books e o que mais achar prudente a respeito do mercado que você deseja atuar.
Você não só vai aumentar a visibilidade dos seus perfis como também ganhará mais atenção por conta do seu conteúdo.
3. Use boas ferramentas
Você não precisa fazer tudo sozinho na sua gestão de redes sociais. Existem diversas ferramentas que trazem mais eficiência e produtividade a esse trabalho, maximizando seu potencial de sucesso sem precisar se esforçar mais para isso.
Um exemplo é o HootSuite, que agrega todos os seus perfis em várias redes em uma só interface, permitindo um olhar mais abrangente sobre sua presença digital. Outra recomendação é o Buffer, que permite criar uma fila de posts para serem publicados nos horários que você preferir.
4. Interaja com os outros
A comunicação é importante para qualquer projeto sair do papel e trazer sucesso para um empreendedor. A sua gestão de redes sociais deve ser focada em se comunicar com pessoas estratégicas para os seus objetivos. Portanto, integre discussões relacionadas às suas áreas de interesse, envie repostas a personalidades que você segue nunca ignore comentários deixados no seu perfil.
5. Cuidado com polêmicas
As redes sociais podem ser determinantes para o seu sucesso como empreendedor e também causadoras de fracasso. Tudo vai depender da sua postura ao publicar nestas plataformas. Evite entrar em polêmicas desnecessárias, pois este hábito pode fechar portas para você e seus projetos. Seu perfil deve expressar seu lado profissional, então não publique nada que você não diria em uma reunião com potenciais investidores.
Agora é hora de começar: faça os ajustes necessários na sua presença digital e passe a trabalhar a favor do seu sucesso com a gestão de redes sociais.
E aí, curtiu as dicas de hoje? Então aproveite para compartilhar este post e espalhar mais conhecimento para os seus amigos!
[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]