Como marketing digital pode ajudar o empreendedor iniciante

Tempo de leitura: 6 minutos

A área de marketing digital, como tudo o que está intimamente ligado à internet, que está cada vez mais se inserindo nos moldes modernos do mercado de trabalho.

Apesar de existirem cursos e especializações na área, não tem como não se questionar se eles são suficientes para atender à demanda e até mesmo se seu direcionamento é o considerado ideal para capacitar profissionais.

Trabalhe com Marketing Digital
Profissional de Marketing

Basicamente, o profissional especializado em marketing digital é formado em cursos como marketing, publicidade, administração ou qualquer área que esteja ligada à comunicação.

A partir daí, o profissional costuma se aperfeiçoar através de pós-graduações e outros cursos paralelos; sendo que uma das especializações mais faladas na atualidade é, justamente, a do marketing digital.

Alguns conhecimentos são pré-requisitos para continuar estudando a área, como metodologias de planejamento e gestão, técnicas de negociação e apresentação, entre outros domínios necessários.

O empreendedor iniciante e o marketing digital

Mas, e para o empreendedor iniciante, de que maneira o marketing digital pode ajudar a impulsionar suas vendas e atingir os resultados almejados em um período de consolidação no mercado?

Iniciante no Marketing Digital
O empreendedor iniciante

É a respeito disso que eu vou falar nas próximas linhas. Confira algumas dicas de como o marketing digital pode ser importante nesse momento do seu negócio.

Motivos de marketing digital ser importante para o negócio iniciante

1# – É uma importante maneira de conseguir a visibilidade inicial de que você precisa

Quando se está começando um negócio, uma das suas principais missões é dar visibilidade ao que você está fazendo. Ou seja, mostrar ao nicho com o qual você pretende trabalhar qual seu posicionamento e o que você oferece, dar visibilidade às suas ações iniciais e impulsionar os primeiros passos do seu empreendimento.

Quem já começou um negócio – assim como eu – sabe quão difícil é a fase de implantação. Sabe que é preciso de muita dedicação para que o negócio se estabeleça e comece a gerar lucros o quanto antes.

Marketing digital para iniciantes
Motivos para investir em Marketing Digital

O marketing digital surge, então, como um importante aliado nessa missão. Com esse tipo de estratégia, você tem a chance de conseguir a exposição necessária para superar esse complicado momento.

Exemplo prático de marketing digital

Uma das opções exploradas pelo marketing digital é, por exemplo, a utilização inteligente de redes sociais. Serve para que o seu nicho possa começar a se familiarizar com suas ações e tenha interesse em conhecer melhor seu empreendimento e o que oferece.

2# – Garante a oferta de conteúdo de qualidade

O que é importante você saber sobre marketing digital é que também é uma importante ferramenta de sobrevivência dos negócios, independente de seu tamanho e segmento.

Conteúdo também faz parte do Marketing Digital
Produza conteúdo de qualidade

Além de saber usar as ferramentas de marketing digital corretas, também é importante entregar informação de qualidade e de valor. Isso vai te ajudar a cultivar um bom relacionamento com seus clientes em um momento tão crucial.

Exemplo prático de marketing digital

Um ótimo exemplo é criar um blog. É uma ferramenta de baixo custo e que pode ajudar a construir uma imagem de autoridade – e não esqueça de abastecê-lo com informações relevantes para o seu público-alvo.

Criar um blog é fácil, mas o que realmente importa é mantê-lo atualizado e consistente, caso contrário você não verá nenhum efeito. Ou seja, não conseguirá a confiança e a autoridade que você tanto busca com a sua audiência.

Mas, como é conteúdo de qualidade? É aquele conteúdo capaz de atrair novos clientes, de ranquear seu projeto no Google, de gerar autoridade, de fazer uma boa divulgação da sua marca, de atrair tráfego para seu site e de incentivar conversões, algo primordial para um negócio de sucesso.

Ao pensar no conteúdo, lembre-se de que tudo precisa estar sincronizado na mesma estratégia para que você consiga atingir seus objetivos de abertura e crescimento do negócio.

3# – Leva seu negócio a ser lembrado pela audiência

Informações iniciais não é o suficiente para que a sua audiência se lembre de você, faça com as pessoas se lembrem de você.

O marketing digital te ajuda a ser lembrado
Seja lembrado pela audiência

Exemplo prático de marketing digital

A utilização de e-mails é uma ótima ideia. O Facebook é excelente para criar aquela popularidade sonhada, mas o problema é que você não tem o controle sobre a rede social e suas políticas. O mesmo acontece quando você tem um blog. É quem possui o domínio é o serviço da plataforma, não você.

Então através do e-mail e/ou uma newsletter você tem mais controle sobre a informação que está passando para o seu público.

É também uma maneira de você ganhar visibilidade em meio ao excesso de informações. Os clientes podem estar ocupados e distraídos.

O objetivo com o e-mail é mostrar que você se lembra do seu público, que se importa com eles e que pode ser a solução que eles procuram.

4# – Auxilia a gerar a identificação de clientes

Isso deve ser uma de suas ações primordiais para prosperar com o marketing digital.

Crie uma estratégia de marketing digital para seus clientes
Quem é o seu cliente?

Para ações posteriores que você planejar, será necessário que você tenha o seu público-alvo muito bem definido.

Não adianta criar milhares de ações diárias, investir pesado em publicidade se você não souber para quem você está direcionando a mensagem e com quem está se comunicando.

Trace o perfil da persona do seu negócio, assim você conseguirá delimitar seus interesses e necessidades mais urgentes.

Tudo isso servirá para melhorar a conexão com o público-alvo e para que você consiga vender mais.

Descubra se o gênero é composta por uma maioria feminina ou masculina, a faixa etária, a região onde está localizado, interesses mais comuns, seus anseios e receios, enfim, tudo isso.

Com essas respostas em mãos, você terá o perfil do seu público-alvo e terá um melhor entendimento de quais ações realizar.

5# – Garante os melhores canais de comunicação ao empreendedor iniciante

Canais de comunicação no marketing digital
Defina quais canais de comunicação serão utilizados

Um pouco acima. no item três eu mencionei a importância de utilizar o e-mail, por ser um dos melhores canais para ser lembrado pela audiência.

Funciona mais ou menos assim: cada canal possui suas características próprias e saber qual utilizar em cada ação pontual é fundamental.

Não se trata de utilizar redes sociais e e-mails de maneira exaustiva, mas de saber qual priorizar em cada momento. Isso é crucial para que um empreendedor iniciante se promova no mercado com marketing digital.

E aí, curtiu saber mais como começar no Marketing Digital? Espero ter te ajudado entender mais sobre marketing digital. Se ainda tem dúvidas ou quer compartilhar dicas que eu não mencionei aqui, não deixe de comentar logo abaixo. Valeu.

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