A crise que estamos vivenciando hoje no Brasil pode ser algo bastante assustador para quem pensa em abrir um novo negócio ou até mesmo manter a empresa atual. Por outro lado, se olharmos com atenção é possível perceber que, na verdade, este momento pode ser bom para o início de negócios de sucesso.
O que muitos se esquecem é que em tempos de recessão surgem oportunidades únicas: muitas brechas se abrem no mercado, o que é um prato cheio para quem tem espírito empreendedor. Quer entender melhor? Continue lendo!
Dicas de quem está crescendo na crise
É justamente pensando nessas brechas que muitas empresas não se abalam em tempos difíceis. Quer saber como muitas delas têm crescido (e muito!)? Confira algumas ações que são parte do dia a dia das empresas que crescem mesmo em tempos difíceis:
1. Conhece-te a ti mesmo
Essa máxima que inspirou a filosofia de Sócrates nos dá uma pista muito boa de como começar a estratégia para crescer na crise. Já pensou em avaliar as forças e fraquezas atuais da sua empresa? Como a crise tem afetado o seu sucesso? Será que não está na hora de fazer uma pesquisa com seus clientes para ver o que pode ser melhorado? Com certeza, seu público pode te ajudar a ter insights ótimos para melhorar seu desempenho.
2. Mantenha-se antenado
Fique atento à questões políticas e alterações na legislação. Algumas dessas mudanças podem criar boas oportunidades, como foi o caso da PEC das Domésticas. A emenda constitucional que prevê novos direitos trabalhistas para a categoria acabou por abrir precedentes para criação de novas soluções para serviços de limpeza.
Empresas que aproveitaram essa brecha, como a Clear Clean, se deram muito bem. Esta rede de microfranquias no ramo de limpeza doméstica atingiu a marca de R$1,3 milhões em 2014.
3. Não deixe seu marketing de lado
Muitas empresas cortam os investimentos em marketing quando a crise bate à porta. Mas, façamos uma reflexão breve: será mesmo uma boa estratégia esconder a sua marca, sendo que você precisa impulsionar suas vendas?
Investir no marketing para ganhar visibilidade é uma solução interessante. Você aproveita que seus concorrentes estão reduzindo este investimento para dar destaque à sua marca. Além disso, existem muitas formas de manter sua marca na mídia com investimento mais modesto. O marketing para internet é uma ótima saída.
Você pode estar se perguntando: “Ok Diego, mas e eu, que ainda não abri minha empresa? Por onde devo começar?”. Bem, um dos segredos você já descobriu: se informar muito sobre empreendedorismo e buscar as melhores práticas é o primeiro passo! Aqui no blog temos muito conteúdo para te ajudar a alavancar suas ideias.
Para você que está começando, minha primeira dica é: procure saber se seu negócio é viável. A partir daí, vão surgindo as próximas etapas do seu projeto. E tome cuidado para não cair nos erros básicos do início de uma startup!
Gostou do post? Espero ver a sua ideia se tornando realidade logo, logo! Se ainda tem alguma dúvida sobre negócios de sucesso e a crise, deixe um comentário!
[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]