6 erros ao criar uma startup do zero e como evitá-los

Tempo de leitura: 4 minutos

Falhar é uma experiência natural e pouco temida pelos empreendedores de sucesso. O pequeno empreendedor, que começará seu primeiro negócio, não deve desanimar no primeiro tropeço e deve ser cercar de informações que garantam o sucesso da sua startup e evitar os erros cometidos por quem já se lançou e se arriscou no mundo dos negócios. Nesse post, elencamos 6 erros ao criar uma startup do zero e como evitá-los.

6 erros ao criar uma startup do zero e como evitá-los
6 erros ao criar uma startup do zero e como evitá-los

1. Ignorar as críticas

Autoconfiança é uma das principais características de um empreendedor de sucesso, mas um pouco de humildade não faz mal a ninguém, sobretudo para quem está começando. Você deve considerar que críticas são notícias não muito legais, mas que representam uma oportunidade para você melhorar em algum aspecto.

Fale de sua ideia para várias pessoas e se disserem que sua ideia é genial, pergunte também quais são as críticas delas. Contar com a ajuda de mentores e empresários de experiência é um privilégio. Procure pessoas dispostas a criticar!

2. Deixar o planejamento de lado

Um planejamento bem elaborado concentrará os esforços da empresa no que deve ser prioridade. O pequeno empreendedor precisa planejar e consultar seu projeto sempre que perceber algum desvio preocupante do rumo inicialmente estabelecido. Ele também será importante se o empreendedor estiver em dúvidas quanto a sua vantagem competitiva e a viabilidade do negócio. Planeje a implementação da sua startup, sabendo que algumas coisas poderão ser adaptadas ao longo da trajetória da empresa.

3. Falta de organização

Organização e disciplina são competências que podem ser desenvolvidas e são indispensáveis para quem pretende se lançar como empreendedor. Um erro comum do empresário que está começando, por exemplo, é misturar o dinheiro pessoal com o da empresa.

Esse erro, entre outros problemas, dificulta o exato diagnóstico da situação financeira da empresa. Não misture as contas! Além disso, corra atrás de informações sobre os processos de gestão financeira inerentes a uma organização. Já ouviu falar em fluxo de caixa, por exemplo?

4. Informalidade jurídica

Existem muitas formas de legalizar a abertura da sua empresa e tudo dependerá do potencial financeiro que você tem para começar. De todo modo, é importante definir uma forma de abrir sua empresa e possuir um CNPJ, o que permitirá ao pequeno empreendedor emitir notas fiscais e lidar com fornecedores e clientes da forma correta, isso é, pagando os devidos impostos. A ajuda de um profissional da área contábil facilitará essa etapa da criação da empresa.

5. Falta de noções de administração e gestão financeira do pequeno empreendedor

Você não precisa dominar inteiramente as técnicas de administração e gestão de um negócio, mas precisará estudar minimamente algumas delas. Principalmente, para diminuir as chances de falhar e evitar erros que já foram cometidos por outras pessoas que tentaram e falharam por alguma razão.

Saber para que serve o capital de giro e como se faz o fluxo de caixa da forma correta são apenas dois exemplos de demandas administrativas e financeiras que você precisará conhecer. Cada ramo de atividade possui suas especificidades, como abrir um negócio na internet, por exemplo. Mais uma vez a ajuda de profissionais especializados pode ser útil nessas demandas e a ajuda de grupos com experiência para orientar startups também.

6. Não inovar

O mercado não precisa de mais do mesmo. Se você se lançará entre a concorrência, precisa inovar. Se você quer implementar um produto ou serviço novo, ele precisa atender a alguma demanda existente, ou ser uma ideia simplesmente genial e muito atrativa.

É muito difícil que o pequeno empreendedor mude a história do seu ramo de atividades, a não ser pessoas como Steve Jobs. Você não precisa deixar uma marca no mundo, como a Apple fez, mas a sua região pode ser carente de alguma iniciativa. Pense bastante sobre o seu projeto! Faça testes e não ponha em prática uma ideia que já funciona apenas porque sabe que a receita é “infalível”.

É um pequeno empreendedor e já cometeu erros ao criar uma startup? Compartilhe sua experiência e dicas nos comentários e ajude quem está começando.

 
Estratégias de vendas online prontas.Saiba mais!

Estratégias de vendas online prontas.
Saiba mais!

Te ajudamos a automatizar seu marketing digital.

You have Successfully Subscribed!