A internet, como um todo, alterou e muito a maneira de se comunicar entre as empresas e seu público-alvo.
Quando falamos em Facebook, isso fica ainda mais claro. É uma das mais poderosas ferramentas de marketing por um motivo simples: nenhuma outra pode competir de igual para igual, quando estamos falando de comunicação com público-alvo, não tem desperdícios de tempo e dinheiro.
Traçando um paralelo: mídias tradicionais x Facebook
Pense bem: vamos imaginar que a sua empresa vai anunciar no jornal ou em alguma revista especializada. Por mais segmentado que o público possa ser, nada garante que farão a leitura adequada da sua propaganda.
Além disso, como esses meios possuem uma circulação alta, já que dependem disso para se manter, é bem possível que muita gente que venha a ler não seja necessariamente alguém para quem você deseja impactar.
O Facebook deixa tudo mais fácil, pois tudo fica mais específico e, de acordo com o que demanda uma pequena ou microempresa, em uma fase de procurar por facilidades, tanto na questão operacional quanto financeiramente falando.
Com o Facebook fica mais fácil focalizar em um público de maneira mais seleta, com maior alcance em nível qualitativo.
É a respeito disso que eu vou falar neste texto. Nas próximas linhas, você pode conferir as principais características de acordo com as quais o Facebook pode ser de grande importância para ajudar uma pequena ou média empresa (PME) a crescer.
Veja as dicas que pode começar a praticar agora mesmo.
Por que o Facebook pode ser importante para uma PME?
1# – É ideal para aumentar o tráfego no seu site e sua popularidade
Pelo seu poderoso alcance, tratando-se da rede social mais popular da atualidade, o Facebook surge como um grande aliado quando a missão é aumentar o tráfego para o seu site e, consequentemente, a popularidade do seu negócio.
Estima-se que 45% da população brasileira, cerca de 92 milhões de pessoas, acessem o Facebook mensalmente. E de acordo com dados da própria rede social, a tendência é que esse número cresça cada vez mais.
Essa presença maciça mostra que, apenas se analisarmos números brutos, já estamos falando de um meio que possibilita bastante interação e comunicação diversificada.
Aproveitar essa presença tão grande de brasileiros no Facebook é uma importante chance de ganhar a visibilidade.
Procurando investir em algo focado para o seu público-alvo, a chance da pequena ou média empresa visar um crescimento em longo prazo é bem maior. Ainda mais quando estamos falando em um negócio em fase inicial e que está precisando se tornar conhecido pelo nicho que pretende atingir.
Basicamente, a exposição que você encontra com as redes sociais, dificilmente você achará em outro meio. E isso fica ainda mais evidente quando estamos falando do Facebook. É certo que, em alguns momentos, uma rede social mais direcionada ao público-alvo pode ser uma estratégia mais interessante, mas, de um modo geral, o poder de alcance do Facebook é sempre uma saída interessante, pela abrangência de seu público, em todos os sentidos.
2# – Dá visibilidade à bons conteúdos
Para ter sucesso com redes sociais, sobretudo no Facebook, não basta que o conteúdo seja bem direcionado ao seu público, também precisa ser capaz de instigar, de chamar a atenção do seu público.
Por isso é tão importante investir em bom conteúdo. Esse tipo de estratégia vai ser o seu chamariz, a sua forma de acessar o possível cliente, de modo a levá-lo a conhecer melhor a sua marca e os produtos que você oferece.
3# – Chances de êxito é maior
Um equívoco muito comum, principalmente quando falamos de empresas menores, o assunto deste artigo, é pensar que essa é uma tarefa fácil e pode ser desempenhada por qualquer profissional da empresa, mesmo que não seja do ramo.
Ledo engano. O Facebook é utilizado com muita facilidade e, até pela sua popularidade, realmente não possui muitos segredos em suas ferramentas, bastante intuitivas.
No entanto, para saber se comunicar devidamente, com a linguagem e material adequados para o seu público específico, trazendo também conteúdo atraente, como mencionado nos itens anteriores, é fundamental que a empresa invista em profissionais do ramo para conseguir os resultados planejados.
Economizar é sempre uma missão das pequenas empresas, mas é preciso tomar muito cuidado onde vai fazer isso.
Negligenciar a importância de um profissional do ramo, alguém ligado a mídias digitais, será algo extremamente perigoso para suas pretensões.
4# – Porque com uma boa promoção da página, suas chances são ainda maiores
Os recursos para essa finalidade são diversos. Você precisa sempre saber bem por onde anda seu público, onde eles costumam estar para, a partir daí, começar uma divulgação intensa da sua página.
Isso é elementar. Não adianta trazer o conteúdo interessante para o seu público, se ainda não conhece você. Ainda mais quando falamos em empresas menores ou que estão começando a atuar no ramo em que estão inseridas atualmente.
Em um primeiro momento, será importante que você consiga ampliar ao máximo o número de curtidas da sua página e isso você só conseguirá com uma boa promoção e divulgação surpreendente.
Portanto, utilize páginas de assuntos relacionados, blogs especializados, invista em formas de mostrar ao seu público que você pode ajudá-lo. Tudo que puder fazer para promover sua página será bem-vindo.
5# – Facilita a avaliar resultados
Isso é essencial quando falamos em marketing digital. O Facebook, como já falamos em outros itens, possui uma diversidade de recursos para ajudar você, mas não adianta persistir no que não vem dando certo, lembre-se disso!
Fazer uma análise dos resultados com alguma periodicidade será fundamental para ajustar o que não vem dando certo e continuar com o que já provou ser efetivo.
E então, curtiu as dicas? Espero que este artigo tenha sido capaz de ajudar você com o seu empreendimento. Para quem deseja saber um pouco mais, basta continuar acompanhando o blog, estou sempre trazendo mais detalhes a respeito do assunto.
Ficou com alguma dúvida, não deixe de de comentar, eu responderei o mais rápido possível.
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