Otimização de Landing Pages: entenda como melhorar a CRO do seu site!

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Quer melhorar a conversão do seu site? Então, você veio ao lugar certo, porque o assunto de hoje é  a otimização de landing pages. Essa peça é fundamental para melhorar o CRO, do inglês “Conversion Rate Optimization” ou, em português, otimização da taxa de conversão. Ficou curioso? Continue a leitura e veja as dicas importantes que separei para você!

Faça testes e observe os relatórios

Os testes são fundamentais nas estratégias de marketing digital, pois nem sempre conhecemos nosso público-alvo tão bem quanto imaginamos. Quando estamos falando de conversões, os testes se mostram ainda mais importantes.

Teste de landing pages
Faça testes A/B com landing pages

Aproveite as dicas a seguir e crie modelos diferentes de landing pages. Depois, você pode consultar os relatórios e ver quais delas estão convertendo mais! Assim, aos poucos, você vai adotando modelos próprios e que sejam mais atrativos e persuasivos, de acordo com o seu público.

Altere o layout e as cores das landing pages

A forma com que as informações são organizadas na página é fundamental para proporcionar uma experiência positiva ao usuário. Pense na ordem em que elas estão atualmente e tende mudá-las.

E que tal mudar as cores também? É claro que trazer as cores da sua empresa estampadas no site é importante, mas as landing pages não precisam, necessariamente, seguir esse padrão: é interessante que elas tenham cores contrastantes com os demais tons do site. O objetivo é exatamente chamar a atenção, tirar o usuário do lugar-comum e passar uma sensação de “opa, o que é isso?”.

Elabore um conteúdo atrativo e relevante

Considere a parte de conteúdo desde o título até o último ponto final. Quanto ao formulário, vou falar dele no próximo tópico! A questão é que a internet é um meio dinâmico e com muitas informações e, por isso, os usuários não querem ficar muito tempo em uma única página. Por isso, é preciso capturar imediatamente a atenção deles e, então, não deixar que ela seja desviada.

Landing pages atrativas
Crie conteúdo atrativo para suas landing pages

O primeiro passo para isso, como você pode imaginar, é o título! Alguns convertem mais por serem diretos e objetivos, causando uma sensação de necessidade e de resolução de problemas ao usuário. Se seu título for bom, o usuário poderá ir direto ao formulário, o que nos levará de volta à primeira dica que eu dei: observe os relatórios. Se eles indicarem a conversão em um tempo de permanência relativamente curto, é porque seu título arrasou!

O restante do conteúdo também precisa ser bastante objetivo — eu costumo sugerir dois parágrafos ou, em raras exceções, três. As landing pages não precisam dar muitas explicações, pois o que vai solucionar a dúvida do usuário é o material que você irá oferecer em troca do cadastro.

A página, portanto, deve ser persuasiva. Procure apenas escrever o que você está oferecendo e como esse material poderá mudar a vida do usuário. Seja direto!

Elabore formulários objetivos

Você não está alcançando os resultados esperados através de suas landing pages? O responsável pode ser o formulário. Não tente obter muitas informações do usuário de uma única vez! O primeiro encontro tem que ser curto e direto: nome, e-mail e mais uma ou duas informações que você considera extremamente relevantes.

Como criar landing pages
Crie landing pages criativas e objetivas

Depois, conforme você for desenvolvendo sua campanha de e-mail marketing com este lead, aí sim, você vai solicitando outros dados! Isso pode ser feito, por exemplo, através da realização de pesquisas curtas ou enquetes.

Agora, vamos colocar todas essas dicas em prática?

E então, pronto para colocar a mão na massa e otimizar definitivamente suas landing pages? Para continuar desenvolvendo seu negócio e captando cada vez mais clientes, não deixe de conferir também o que escrevi sobre os 7 conceitos de marketing que todo empreendedor precisa dominar!

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