Quais ferramentas usar para uma estratégia de marketing para PMEs?

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Oi pessoal, tudo bem? Eu sou o Diego Carmona, CVO & Co-Founder da leadlovers, e vim aqui hoje para falar com vocês sobre um assunto muito importante para quem quer montar uma estratégia de marketing online para PMEs. Enfim, falar um pouco sobre as principais ferramentas necessárias para isso.

Como os recursos em PMEs costumam ser contados, a tendência dos administradores é montar a própria estratégia de marketing e cuidar de tudo sozinhos. Mas, para ter sucesso nessa empreitada, é necessário ter em mãos as ferramentas certas, afinal, você não vai fazer uma omelete sem levar ovos para a cozinha, não é mesmo?

Toda PME precisa de uma estratégia de marketing
Construa a estratégia de marketing da sua empresa

Assim, eu separei abaixo algumas das ferramentas que eu mais gosto e recomendo. Confira!

Use o Google Analytics para adquirir tráfego para sua estratégia de marketing

Uma das premissas básicas de uma boa estratégia de marketing digital é a obtenção de público por meio da pesquisa orgânica no Google. Mas esse tráfego orgânico só surge depois de um trabalho muito intenso de análise de dados e otimização de estratégia.

Para isso, eu recomendo o uso do Google Analytics. Muita gente fala de outros softwares de medição de audiência do seu site, mas o Analytics é um dos mais completos, entregando diversas métricas em formatos de gráficos e oferecendo comparações entre elas.

Qualquer estratégia de marketing precisa de informações para gerar insights e, o Analytics é, até hoje, uma das melhores ferramentas para conseguir os principais dados para otimizar o seu negócio online.

Comece a sua estratégia de marketing
Como desenvolver uma estratégia de marketing?

Faça questionários com o Survey Monkey

Ainda continuando no tópico sobre informação, deixe-me contar uma história. Existe uma revista no Japão chamada Shonen Jump, especializada em publicar histórias em quadrinhos para jovens. Entre os mangás (nome dado para as histórias em quadrinhos japonesas) da revista estão alguns bem populares aqui no Brasil, como “Os Cavaleiros do Zodíaco” ou “Dragon Ball Z”.

Por um bom tempo, a Shonen Jump foi a revista mais vendida do planeta, ultrapassando as tiragens de títulos como Newsweek ou a People, vendendo mais de 6 milhões de unidades semanais. Poxa vida, isso é muita coisa, concorda?

E esse sucesso todo foi atingido graças à estratégia do seu editor Tadasu Nagano, bem no começo da trajetória da revista. Nagano queria saber o que o público queria ler na sua revista e fez três perguntas:

A estratégia de marketing matadora
A estratégia de marketing do editor Tadasu Nagano
  • O que mais aquece seu coração?
  • O que é importante na sua vida?
  • O que você mais deseja?

Das respostas do público nasceu o lema da revista, que é “Amizade, Esforço e Vitória”, que pautou a produção de todos os mangás da Shonen Jump e levou a revista a ser a mais vendida do mundo.

Saber o que os seus clientes querem é extremamente importante para o seu sucesso e, muitas vezes, você só vai descobrir isso fazendo perguntas.

Por isso, eu recomendo mesmo o aplicativo Survey Monkey. Ele é perfeito para quem quer fazer um questionário com seus potenciais consumidores.

Reveja a sua estratégia de marketing
Faça uma autoanálise da sua PME

Faça uma autoanálise com o Quick Sprout

Você sabe como anda o desempenho do seu site, landing page ou blog na internet? Essas plataformas precisam estar bombando para converter o máximo possível de gente na sua estratégia de marketing digital.

Eu sempre utilizo o Quick Sprout quando quero conferir se algum dos sites em que eu trabalho está precisando de algum tipo de melhoria em relação ao SEO ou alguma outra otimização de desempenho.

Além de o primeiro relatório ser grátis, ainda é possível fechar uma consultoria profissional e melhorar seus projetos cada vez mais.

Lembre-se do seu cliente na estratégia de marketing
Inclua um software de atendimento ao cliente na sua estratégia de marketing

Procure um software de atendimento ao cliente, como o Zendesk

Você já ouviu falar que o marketing boca a boca é o mais efetivo de todos? É por isso que você deve priorizar o atendimento ao cliente como sendo a sua primeira estratégia de marketing.

Nesse sentido, eu costumo confiar no Zendesk para montar uma boa plataforma de atendimento ao cliente.

Assim eu posso montar uma plataforma robusta para conversar com clientes em diferentes lugares (e-mail, redes sociais, chat online) e não deixo nenhum cliente insatisfeito, fortalecendo a minha imagem.

Gostou das ferramentas para a sua estratégia de marketing que eu selecionei? Se você também quiser ganhar dinheiro na internet com a sua empresa, leia esse outro artigo com 9 dicas para começar!

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