7 conceitos de marketing que todo empreendedor precisa dominar

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O marketing é uma atividade de negócio que inclui todos os processos para criar, comunicar e entregar ofertas de valor para consumidores e clientes. Ele busca satisfazer as necessidades de um público-alvo específico para a empresa, gerando lucro para o negócio. Além disso, identifica essas necessidades, define e quantifica o mercado, seu potencial de lucro, e mostra em quais segmentos sua empresa pode ter melhores resultados com a promoção de seus produtos ou serviços. Por isso, é fundamental conhecer os conceitos de marketing.

Falando assim fica fácil perceber que ele é uma das áreas mais importantes da empresa e que, sem dúvida, merece muita atenção de qualquer empreendedor. São diversos os conceitos de marketing que um empreendedor precisa dominar para ter sucesso, e neste post falaremos sobre os principais.

Conceitos de marketing que todo empreendedor precisa saber
Conceitos de marketing que todo empreendedor precisa saber

Por que devo dominar conceitos de marketing?

Um empreendedor é o tipo de pessoa que precisa estar sempre atento a uma visão macro da empresa, que inclua todos os processos e a gestão de tudo o que diz respeito ao negócio. Muitas vezes, inclusive, o papel dele é o de combinar conhecimentos diferentes para resolver um problema que ele identificou na empresa, mesmo que parte destes conhecimentos não esteja dentro da sua especialidade.

Por este motivo é que você também precisa entender alguns conceitos de marketing. Com esse conhecimento você poderá ter maior controle sobre a gestão do marketing e seus processos, da mesma forma que conseguirá associar este segmento de negócio a outras áreas da empresa.

Este último, em especial, é o que mais beneficiará o negócio, pois a associação do marketing com outras áreas da empresa permitirá uma integração maior entre todas as áreas. Com discurso, metas e estratégias alinhadas, o resultado só poder ser um: mais vendas e resultados financeiros.

Quais são os conceitos de marketing que preciso dominar?

Necessidades, desejos e demandas

No marketing, seja o digital ou o tradicional, tudo começa com esses três conceitos que partem do público-alvo, conhecê-los é fundamental para qualquer campanha. As necessidades em geral resultam de uma situação de privação. Elas podem ser físicas, individuais ou sociais. São inerentes à natureza humana, e simplesmente existem no mundo. Ou seja, nenhum marketeiro cria necessidades.

Os desejos são uma evolução das necessidades, e surgem quando estas se tornam particulares, através de uma determinada cultura ou personalidade de indivíduo. Por exemplo, a necessidade pode ser se proteger do frio, e o desejo uma jaqueta de uma cor e marca específicas. Já as demandas são o desejo apoiado no poder de compra. Ou seja, com base em seus desejos as pessoas demandarão produtos que garantam sempre uma satisfação maior que o esperado.

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Valor, satisfação e qualidade

Valor, satisfação e qualidade

Esses três conceitos têm uma relação mais direta com a entrega do produto ou serviço para o cliente. O primeiro, valor, é o atributo que é entregue ao cliente com o produto. Ou seja, o motivo pelo qual ele está comprando da sua empresa.

A satisfação do cliente é o conceito de marketing que depende da percepção do cliente sobre o produto em relação às suas expectativas iniciais. A estratégia usada pelas empresas para ganhar aqui, é prometer apenas o que pode oferecer, e entregar mais do que prometeu para potencializar a satisfação. Por fim, a qualidade que é a falta de defeitos no produto ou serviço. Quanto maior a qualidade, maior a satisfação do cliente.

Mercado e plano de negócio

Nenhuma empresa consegue obter resultados se não conseguir delimitar o seu mercado de atuação. Neste sentido, este conceito se refere ao grupo de compradores e potenciais clientes de um produto ou serviço. É através do estudo e do entendimento dos mercados que os profissionais de marketing buscam compreender as necessidades e desejos das pessoas.

Para reunir todos estes conceitos que apresentamos, de forma que a estratégia geral de marketing e de negócios da empresa fique totalmente alinhada, os empreendedores precisam se valer de uma ferramenta conhecida como plano de negócios. É nele que estarão presentes todos os pontos relacionados à estratégia da empresa. Este documento deverá ser acessível e seguido por todos os envolvidos.

Inbound marketing

Inbound marketing é um novo conceito de marketing que surge após a popularização da internet. É um método que prevê a criação e a divulgação de conteúdo útil para um determinado público-alvo, com objetivo de construir relacionamento com a persona. O objetivo é que a empresa obtenha mais credibilidade e construa a imagem da sua marca perante o mercado, como referência naquele segmento. Aos poucos as pessoas vão se cadastrando no site da empresa, que constrói uma base de leads que pode ser trabalhada para aumentar os resultados de vendas.

Acessibilidade móvel

O mundo é mobile, e atualmente uma boa parte dos usuários de internet acessa sites e redes sociais através dos seus aparelhos de celular. Estes dispositivos têm configurações especificações de visualização e navegação. Ter acessibilidade móvel na sua empresa significa ter um site que é facilmente acessível pelo celular, e que permita uma navegação fluida mesmo com as interações touchscreen que um aparelho deste tipo permite.

Lembre-se da acessibilidade móvel
Lembre-se da acessibilidade móvel

Mídias sociais

Conhecidas pela maioria dos usuários de internet brasileiros desde a época do Orkut, as mídias sociais são o conceito de marketing que se refere diretamente aos sites e portais que promovem o relacionamento e a troca social entre as pessoas.

Engana-se quem lembra apenas do Facebook quando ouve o termo. A rede social de Mark Zuckerberg é a maior delas, mas provavelmente você não conheça algumas outras mais segmentadas e menos populares. Enfim, de qualquer maneira esses são sites fundamentais para a estratégia de marketing de relacionamento da sua empresa.

SEO

Uma das siglas mais conhecidas do marketing digital, o SEO, ou Otimização para Mecanismos de Busca, é o conceito de marketing que diz respeito diretamente ao posicionamento dos sites nas páginas de resultados de busca. Assim como Inbound e Mídias Sociais, o SEO é um investimento obrigatório para a sua empresa.

Se pensarmos que toda compra começa com uma busca no Google, aí essa importância se torna ainda maior. A base do SEO é o conteúdo, a qualidade técnica do site e a relevância dos seus backlinks. Trabalhe bem os três pontos e sua estratégia trará mais resultados.

Dominar tecnicamente a execução de todas as tarefas de uma empresa é humanamente impossível, e nem deve ser uma preocupação do empreendedor. No entanto, entender os conceitos de marketing é fundamental para que os trabalhos desta área na sua empresa sejam cada vez mais eficientes. Quer ficar por dentro de todo o nosso conteúdo? Assine nossa newsletter agora mesmo!

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