Cuidar de uma empresa envolve uma série de atividades e de responsabilidades. Mas hoje, graças à internet, o empreendedor pode tornar a gestão mais eficiente e tranquila utilizando diversas ferramentas de gestão que são disponibilizadas na rede.
Ficou interessado? Veja a seguir algumas ferramentas essenciais para empreendedores que querem otimizar o seu negócio e tornar seu dia a dia mais prático!
1. Trello
O Trello já uma das ferramentas preferidas dos empreendedores. Com esse sistema, fica mais fácil gerir um projeto e acompanhar seu avanço. Além disso, as tarefas criadas nele podem ser compartilhadas com os membros da equipe, facilitando o trabalho a distância.
2. Wix
Ter um site é indispensável, mas nem todos os empreendedores têm tempo para reuniões com web designers. Por isso, o Wix tem sido uma alternativa cada vez mais utilizada. Com ele, é possível criar um site de maneira rápida — seja um blog empresarial ou um e-commerce.
Todo o processo de compra de domínio e de registro é feito pelo próprio Wix, facilitando o trabalho. Além disso, o sistema é intuitivo, então, o usuário não precisa ter nenhum conhecimento em programação para utilizá-lo.
3. Análise SWOT
Empreendedores mais experientes já sabem o que é uma análise SWOT — uma ferramenta que ajuda a identificar as forças (S de Strengths), as fraquezas (W de Weaknesses), as oportunidades (O de Opportunities) e as ameaças (T de Threats) do seu negócio. Ela tem como objetivo identificar aspectos positivos e negativos da sua empresa, para que você possa realizar mudanças, se necessário.
O ideal é fazer essa análise durante o processo de concepção da ideia de negócio. É possível encontrar PDFs da Análise de SWOT disponíveis na internet.
4. Plano de negócios
Um guia oferecido pelo Sebrae é muito útil para orientar os empresários a criarem um plano de negócios. Esse documento é fundamental para verificar a eficiência financeira de uma empresa, e pode ajudar o empresário a conseguir investidores. A falta de um plano de negócios é considerada uma grave falha de quem deseja empreender.
5. MindMeister
Às vezes, é difícil colocar as ideias relacionadas a um trabalho em ordem, e isso dificulta o avanço do projeto. Para esses momentos, use o MindMeister, uma espécie de mapa mental.
A ferramenta possibilita ao usuário que ele acrescente ideias a um esquema, de modo que, diante da sua tela, todos os aspectos relacionados a um grande projeto se tornam mais organizados, ajudando o empresário a tomar decisões.
6. Pagar.me
Essa ferramenta vai ajudar a empresa a receber seus pagamentos relacionados ao e-commerce. Além disso, o Pagar.me oferece soluções relacionadas ao Marketplace, ajudando sua empresa não só a receber, mas também a realizar pagamentos.
A tecnologia é uma aliada do empreendedor e deve ser utilizada para facilitar as tarefas de sua empresa. Além disso, utilizar ferramentas de gestão diminui consideravelmente a possibilidade de falha nesses processos. A gestão e a visualização dessas informações — além das próprias tarefas — também ganha praticidade, ajudando o administrador a tomar melhores decisões relacionadas à empresa.
E você, conhece outras ferramentas de gestão que não estão neste artigo? Quais ferramentas você utiliza? Comente e ajude outros empreendedores!
[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]