5 ideias empreendedoras para você começar ainda em 2016

5 ideias empreendedoras para você começar ainda em 2016

Coloque em prática as suas ideais

É, meus amigos, não está fácil! Pelo menos é o que a maioria dos especialistas em negócios estão dizendo sobre empreendedorismo neste 2016. Crise, recessão, o aumento do desemprego… Muitas questões que nos fazem refletir se realmente é a hora certa para começar um negócio.

Mas, quem está pronto para correr atrás dos seus sonhos sabe que crise e oportunidade caminham juntas. E mais: ainda dá tempo de começar este ano mesmo! Que tal conhecer algumas ideias empreendedoras para te inspirar? Talvez a sua startup esteja escondida em alguma delas!

Economia compartilhada

Pratique a economia colaborativa

1. Economia Colaborativa

Aproveitar o tempo ocioso ou potencializar a utilização dos seus bens de forma colaborativa é um meio muito interessante de gerar renda. Além do apelo focado em construção de comunidades, essa ideia trabalha com o fato de que muitas pessoas estão em busca de garantir uma renda extra com o que já tem em mãos, sem necessidade de grandes investimentos.

Foi desta oportunidade simples que surgiram gigantes como Uber e o AirBnB. Rachel Botsman afirma neste TED Talk que estamos na era em que a reputação será o nosso ativo mais valioso. Por isso, ao investir em uma ideia colaborativa, procure criar formas de manter uma comunidade de confiança, para atrair e fidelizar clientes.

Diversidade social

Enfoque social

2. Enfoque Social

Colocar-se no lugar do outro pode trazer ideias que funcionam muito bem. Atender a nichos de mercado pode ser um ótimo negócio, pois muitas vezes os consumidores estão desejosos por novos produtos que atendam às suas necessidades específicas.

Algumas ideias promissoras neste sentido são negócios que possuam seu enfoque em soluções para saúde, cuidado de idosos e restaurantes com opções para quem tem restrições alimentares. Adapte sua paixão ou vocação às necessidades e demandas da população: isso é sucesso na certa!

3. Carreira e Educação Profissional

Muitas empresas sofreram cortes consideráveis de funcionários, o que fez com que muita gente, hoje, esteja em busca de reposicionamento no mercado. Investir em ideias voltadas para capacitação tem uma grande chance de dar certo, tanto com cursos presenciais como com infoprodutos, especialmente se oferecerem uma formação mais voltada para o empreendedorismo.

Foque na sua carreira e em educação

Carreira e Educação Profissional

4. Exportação

A alta do dólar, ainda sem perspectiva de baixas no curto prazo, é uma boa notícia para quem tem um produto com possibilidade de exportação. Oportunidades interessantes podem ser criadas dentro do contexto de negócios online.

5. Fintech

Fintech é um termo relativamente novo, que une as palavras “Finanças” e “Tecnologia”. Essa palavra designa soluções de serviços financeiros, com novas propostas baseadas em tecnologia,como o GuiaBolso e a ContaAzul. O controle financeiro individual e para empresas nunca foi tão simples! Essa é uma área que começou crescendo em 2015 e a tendência é que o crescimento se mantenha.

É importante que, ao fazer sua escolha, seja levado em consideração seu conhecimento sobre a área que você pretende fazer parte, além de informações como demanda do mercado, concorrência e, também, sobre o marketing ideal para impulsionar seu negócio. Depois disso, basta se empenhar e inovar em tudo o que for possível!

E aí, ficou animado para começar a sua startup? Então mãos à obra! Não esqueça de se preparar, buscando o máximo de informações possíveis em blogs e livros sobre startups.

Espero que muitas ideias empreendedoras tenham surgido com a leitura deste post! Que tal me contar algumas delas? Deixe um comentário com sua opinião ou experiência!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *