Se você está pensando em criar um canal no YouTube para ganhar visibilidade e uma grana extra, você está no caminho certo! Essa ferramenta já faz parte da realidade de muitos empreendedores. O YouTube tem mais de um bilhão de usuários e o número de canais que recebem seis dígitos por ano pela rede cresce 50% ao ano.
Como se não bastassem esses dados para te convencer a investir nessa plataforma, temos um lembrete: os vídeos não são o futuro da estratégia de conteúdo, mas sim o presente. O formato dinâmico e a flexibilidade para consumir esse tipo de informação atraem cada vez mais o interesse das pessoas. Sem falar que com o acesso à tecnologia totalmente facilitado, qualquer um pode gravar o seu próprio vídeo e publicá-lo na rede a qualquer momento.
Mas, afinal, como ganhar dinheiro com vídeos no YouTube? Neste artigo vamos apresentar o que você deve fazer para ter sucesso com o seu canal. Vamos lá!
Conheça bem o seu público
Parece óbvio, mas muitos empreendedores se esquecem do que o seu público-alvo quer. De nada adianta produzir vídeos extraordinários se eles não estiverem de acordo com o que a sua persona espera.
Se não for possível entrevistar um cliente, pesquise nas redes sociais. Busque entender plenamente o que o seu público compartilha, quais são os seus interesses e principais desafios.
Vamos imaginar que você esteja no segmento de calçados para corrida. Em alguns grupos sobre o assunto nas mídias sociais, você percebe várias pessoas querendo saber qual o melhor tênis para praticar o esporte. Essa dúvida pode se transformar em um vídeo superinteressante, então fique atento às oportunidades!
Observe os canais concorrentes
Não é novidade dizer que a análise da concorrência é fundamental em qualquer negócio. Mas especialmente no marketing digital, observar os concorrentes é questão de sobrevivência! Faça uma lista dos principais para avaliar o canal de cada um.
Veja a abordagem utilizada, qualidade do vídeo, temas discutidos e os recursos utilizados. Essa prática também é uma fonte muito rica de temas para criar conteúdos irresistíveis para o seu público-alvo.
Não se esqueça do SEO (Search Engine Optimization)
Outra dica valiosa é que existem algumas práticas que facilitam a localização do seu vídeo quando os usuários buscarem por temas relacionados. Sendo assim, procure nomear o arquivo que será enviado para o YouTube com o tema que será tratado. Ou seja, em vez de colocar “arquivofinal.avi” você pode colocar “seoyoutube.avi”.
A escolha do título também é primordial para o trabalho de SEO. O recomendado é que essas chamadas tenham menos de 70 caracteres e que contenham a palavra-chave. Outro ponto muito importante é a descrição do vídeo. Coloque ali todas as informações relevantes sobre o que será discutido, sem se esquecer da palavra-chave e suas variações.
Divulgue o seu canal
Não há nada mais efetivo para potencializar o seu canal do que a divulgação. Espalhe os seus vídeos nas demais redes sociais, no seu blog e, se possível, envie um e-mail marketing para sua base sempre que surgir um novo vídeo.
Apesar de existirem algumas práticas recomendadas sobre como ganhar dinheiro com vídeos no YouTube, não existe fórmula mágica. É preciso testar e monitorar as ações constantemente para elevar o seu retorno sobre o investimento.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!
[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]