Montar um negócio é o sonho de muitos brasileiros. Como em qualquer trajetória rumo a um grande objetivo, o processo da abertura de uma empresa exige compromisso e planejamento para que as chances de sucesso superem os desafios naturais do ato de empreender.
Em meu artigo de hoje, você entenderá quais são os principais elementos de um plano de negócios e como eles contribuirão para o início de sua jornada empreendedora. Continue comigo!
A ideia do negócio
Toda empresa surge de uma ideia ou de algo que imaginamos que pode ser oferecido no mercado com possibilidades de retorno financeiro, atração de clientela e de crescimento organizacional.
Refletir sobre sua ideia de negócio, analisando os pontos positivos e negativos, além de quais desafios precisam ser superados para que seu sonho saia do papel, é o primeiro passo para desenvolver o planejamento básico de sua empresa.
Caso ainda não tenha definido a ideia que dará asas ao desenvolvimento do seu negócio, ou esteja em dúvida entre algumas opções, vale a pena fazer uma pesquisa das tendências do mercado e de ideias de negócio potencialmente lucrativas e que podem servir de inspiração para você.
A pesquisa e a identificação de oportunidades
Muitas empresas não sobrevivem ao competitivo ambiente de negócios brasileiro, simplesmente porque as ideias que as sustentam são inviáveis. Por isso, sempre recomendo que, antes de montar um negócio, busque se informar sobre se, de fato, existe demanda para que o empreendimento seja lançado.
Você pode estar se perguntando: tudo bem, mas como faço isso? Para saber se sua ideia de negócio é viável, nada melhor do que a boa e velha pesquisa.
Estude indicadores do segmento no qual pretende montar um negócio. São indicadores positivos? Escute clientes em potencial e verifique se eles se interessam pelo que você pretende oferecer. Entenda quais são seus pontos fortes e se eles são suficientes para que você vença a concorrência, ou ao menos, possa competir de igual para igual.
Se por um lado, analisar tais informações pode fazer com que você abra mão de uma ideia que se mostrou pouco realista, por outro, essa é um caminho inteligente para identificar reais oportunidades de negócio.
O planejamento em si
Realizadas as etapas anteriores, é hora de implementar o plano de negócios que será a base estrutural de sua empresa. Um planejamento, para ser eficiente, não precisa ser excessivamente longo, mas sim, preciso. Aqui vão algumas informações que não podem ser deixadas de lado:
Dados mercadológicos
Quem são seus concorrentes? Quais seus diferenciais? Que público você deseja atingir? Qual o perfil deste público-alvo? Destrinchar questões como essas é fundamental, e suas respostas devem fazer parte de qualquer planejamento.
Aspectos financeiros
Nesta etapa do planejamento, você precisará incluir todos os dados financeiros que permitirão o lançamento de seu negócio no mercado. Inclua, por exemplo, qual o seu capital inicial e de giro, capacidade de investimento, divisão entre sócios, e pontos relacionados.
Como a empresa funcionará
Por fim, é preciso definir qual será o modelo de funcionamento da empresa. Nesse sentido, é importante verificar desde questões como sua opção por uma empresa física ou digital, até como será feita a compra e venda de produtos e como funcionará a logística da empresa.
O impacto do planejamento na hora de montar um negócio
Você dirigiria até um lugar que não conhece sem um mapa ou uma boa fonte de orientação, seja um aplicativo ou alguém que conheça bastante o destino? Empreender sem planejamento é algo parecido: seguir uma rota desconhecida em que o sucesso será uma questão de sorte e não de preparo.
Todo empreendedor de sucesso se planeja e, acima de tudo, pois estes planos em prática. Seja um deles!
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