11 ideias de negócios lucrativos para quem quer começar a empreender

Tempo de leitura: 9 minutos

Eu acredito que empreendedores não devem olhar para os tempos de crise com medo, e sim encará-los como uma oportunidade para investir nos segmentos certos e obter sucesso. Em qualquer período econômico, os consumidores possuem necessidades que são atendidas por quem conta com a abordagem correta e o produto adequado.

Como ter ideias de negócios lucrativos
5 ideias de negócios lucrativos para quem quer começar a empreender

Por isso, é essencial acompanhar as principais tendências globais e nacionais para apostar nos conceitos que têm mais chances de ter sucesso. Ao analisar o comportamento das pessoas, suas preferências e como as empresas respondem a elas, é possível encontrar brechas de onde podem sair o seu próximo grande projeto.

Para te ajudar nisso, selecionei cinco ótimas ideias de negócios lucrativos para quem quer começar a empreender. Vamos lá?

1. Foco nos pets

Investir em pet shops costuma sempre ser uma aposta certeira para quem quer um bom retorno, mas o segmento está ainda mais diversificado nos últimos anos. É possível obter sucesso com várias abordagens diferenciadas no universo dos pets, como dog walker, pet sitter, hospedagem para animais de estimação e demais serviços de qualidade de vida. Também vale a pena considerar uma segmentação mais específica, como focar em produtos específicos para gatos, por exemplo.

Foque no pet para ter ideias de negócios lucrativos
Ideias de negócios lucrativos para o segmento de pet

2. Conveniências em casa

As pessoas estão optando cada vez mais por ficar em casa em vez de sair. Isso atinge uma série de serviços, mas, por outro lado, oferece novas oportunidades valiosas em diversos segmentos. Investir em um delivery de comida ou outros produtos é uma das minhas ideias de negócios lucrativos, pois é possível obter sucesso com abordagens inéditas. Considere aqueles itens que ainda não são entregues nas casas dos clientes e desenvolva uma solução para isso.

3. Presentes criativos

As lojas de presentes parecem ser todas iguais, não é mesmo? Quem deseja presentear alguém querido de maneira única tem que se esforçar para encontrar algo interessante. Portanto, vale a pena considerar um negócio focado em oferecer esse tipo de experiência positiva, seja revendendo ou produzindo você mesmo os produtos. Alguns exemplos incluem canecas personalizadas, copos de acrílico, almofadas e bolsas.

Ideias de negócios lucrativos para presentes criativos
Presentes criativos geram ótimas ideias de negócios lucrativos

4. E-commerce especializado

Não há dúvidas de que, com a abordagem adequada, uma loja online pode trazer sucesso a um empreendedor. Para contar com um potencial ainda maior, vale a pena considerar um e-commerce focado em um segmento bastante específico. Os consumidores já estão saturados de grandes lojas com seleções vastas, mas carentes de opções especializadas. Algumas possibilidades incluem produtos importados, itens de decoração, cultura geek, entre outros.

5. Alternativas baratas

Especialmente em tempos de crise, as pessoas começam a controlar mais os seus gastos e a abrir mão de compromissos e hábitos mais caros. Para quem deseja apostar nisso, aí está uma das principais ideias de negócios lucrativos! Observe quais empresas estão perdendo clientela por conta do valor e, a partir disso, desenvolva um projeto que busque proporcionar esses serviços ou produtos de forma mais eficiente e com um custo menor.  A tecnologia e a automação costumam baratear muitos processos.

Começa a colocar a em prática suas ideias de negócios lucrativos
Ideias de negócios lucrativos de baixo investimento

6. Serviços financeiros baseados em tecnologia

Constantemente, ouço muita gente reclamar de algum tipo de serviço que esteja relacionado à sua vida financeira. Reclamam do seu banco, do seu gerente, do cartão de crédito etc.

De fato, já está mais do que evidente que hoje o modelo de atendimento e operação desses serviços está ultrapassado, e acaba mais atrapalhando a vida do consumidor do que ajudando. Quer um exemplo?

Lembra daquela vez em que você precisou ir na agência bancária, enfrentando filas e todo aquele estresse desnecessário simplesmente para resolver uma pendência boba, que poderia ter sido sanada pela internet?

Pois é. Nesse sentido, pensar em soluções que atacam uma dor ou dificuldade que as pessoas têm em sua vida financeira é algo que está em alta — e vem ganhando uma grande adoção do público.

Hoje, já existem algumas empresas que fazem isso, e até ganharam um nome carinhoso: são as fintechs (financeiro + tecnologia). O exemplo mais famoso é a Nubank! Então, se você tem alguma ideia nesse setor, a hora é agora para começar a colocá-la em prática.

Food Trucks entre as ideias de negócios
O Food Trucks está entre as ideias de negócio mais lucrativas atualmente

7. Food Trucks

Nem precisa falar que os food trucks são considerados a nova febre do mundo gastronômico no Brasil, não é mesmo? Pois esse tipo de serviço mostrou como é possível agregar valor ao serviço de comida de rua, que, antes, era até que um pouco mal visto por alguns.

Contudo, com a alta desse tipo de serviço, ainda há alguns empreendedores que não sabem trabalhar muito bem com esse modelo. O que resulta em desalinhamentos de expectativa por parte dos clientes e gera críticas relacionadas à qualidade do serviço e do preço, principalmente.

Aqui, o grande segredo é trabalhar para que o seu trabalho seja bem aceito pelo público, oferecendo comida de qualidade com um preço justo. Além de fugir do senso comum — a maioria das pessoas, por exemplo, pensa logo em abrir um food truck de hambúrguer.

Feito isso, o sucesso é praticamente garantido!

Ideais de negócios digitais
Ideais de negócios digitais

8. Negócios Digitais

Um fato que a cada dia fica mais evidente para mim — e também para o mundo — é que a maioria da população já tem acesso a um computador com internet. Além disso, muitos já possuem outros dispositivos, tais como um smartphone ou tablets, também conectados.

Portanto, podemos concluir que a tecnologia está presente na vida das pessoas. Hoje, elas não se enxergam sem isso. Então, o que acha então de aproveitar essa onda e empreender negócios no mundo digital que possam ajudar empresas e pessoas a solucionarem seus problemas ou demandas?

Nesse sentido, o principal ganho que os negócios digitais podem oferecer aos seus usuários está na automação e otimização de atividades que são críticas para o seu dia a dia. Se você está pensando em algum aplicativo ou serviço que cumpra esse requisito, está no caminho certo!

E uma das grandes vantagens desse tipo de negócio é a possibilidade de flexibilizar a monetização dos serviços.

Como exemplo, podemos citar a Netflix, que cobra um valor mensal pela sua assinatura. Ou seja, fica mais fácil para o usuário ter acesso àquele serviço pagando um valor justo a cada mês, sem precisar desembolsar uma quantidade grande dinheiro pela assinatura anual.

Uber e as ideias de negócios
Economia compartilhada como forma de negócio

9. Economia compartilhada

Trabalhar com ideias que envolvem “compartilhar” coisas é outra tendência relevante, principalmente em momentos de crise. Mais do que isso, essas ideias são muito bem aceitas pela sociedade, que tende a adotá-las de maneira mais rápida.

O conceito da economia compartilhada é simples: ela oferece um serviço que une pessoas, para que estas se ajudem entre si com demandas diferentes. Por isso, idealizar um negócio que conecte o público pode revolucionar o mercado brasileiro, e até o mundial!

Nesse caso, eu tomo muito como exemplo o Uber. Um aplicativo que conecta pessoas interessadas em transportar passageiros em seus carros com pessoas que querem se deslocar a um preço justo e estão cansadas dos serviços convencionais.

Ideias de negócios para economizar
Ideias de serviços para economizar

10. Serviços para economizar

Falando mais uma vez sobre os tempos de crise, ajudar pessoas nesses períodos a economizar dinheiro com o que elas já possuem é algo sempre bem-vindo.

E uma das maneiras de se proporcionar isso é oferecer serviços que visem a manutenção dos bens que uma pessoa possui atualmente.

Nesse caso, vale apostar nos mais variados tipos de serviço, tais como manutenção de casas, carros, outros bens materiais, e até mesmo para computadores ou outros dispositivos tecnológicos.

O grande desafio dessa ideia é mostrar às pessoas de forma clara que, fazendo a manutenção desses bens, elas estarão economizando, mais do que se comprassem produtos novos.

Marketplaces ou portais de serviços
Marketplaces ou portais de serviços

11. Marketplaces ou portais de serviços

Por fim, ainda na linha de oferecer serviços e aproveitando que a internet está em alta, que tal apostar em ajudar pessoas a encontrar o que elas precisam por meio de marketplaces ou portais?

E, além de ajudar essas pessoas que estão procurando algum tipo de serviço, que tal conectar também as pessoas que podem oferecê-lo? Como já falamos por aqui, com a internet tudo é possível!

Então, vale pensar: que tipos de serviço ainda enfrentam dificuldades de unir quem os procura e quem os oferece? Dependendo do setor, você pode, inclusive, revolucionar a sua maneira de fazer negócio!

Nesse sentido, me vem na hora à mente o exemplo do Portal Imobiliário Viva Real. Esse portal está revolucionando o mercado imobiliário, justamente por conectar pessoas e imobiliárias pelo mundo online.

Enfim, agora é hora de escolher a opção que mais se aproxima do seu perfil e começar a planejar seus próximos passos. Então, tire a sua ideia do papel e coloque a mão na massa!

Agora é hora de escolher a opção que mais se aproxima do seu perfil e começar a planejar seus próximos passos. Que tal ficar por dentro de mais ideias de negócios lucrativos que farão toda a diferença no seu sucesso como empreendedor? Assine a minha newsletter e receba tudo diretamente no seu e-mail!

Post atualizado dia 29/11/2016

Estratégias de vendas online prontas.Saiba mais!

Estratégias de vendas online prontas.
Saiba mais!

Te ajudamos a automatizar seu marketing digital.

You have Successfully Subscribed!