Investir na criação de um produto digital é uma excelente alternativa para os empreendedores que desejam desenvolver um negócio rentável na internet.
E atuar em um nicho de mercado específico pode ser uma boa saída para o seu infoproduto se destacar no mercado, permitindo que você promova sua marca de maneira mais eficiente, garantindo bons resultados para seu investimento.
E se você não sabe o que deve fazer para escolher o nicho de mercado de seu primeiro produto digital, fique tranquilo. Neste artigo, vou mostrar algumas dicas que vão te ajudar nesta tarefa. Confira!
Invista naquilo que você mais gosta
Se você deseja investir na criação de um produto digital que vá ajudar as pessoas a solucionar os problemas do dia a dia, o ideal é que ele esteja relacionado a algo que você tenha domínio e que você realmente gosta.
Isso porque um infoproduto de sucesso é totalmente dependente do conhecimento que você tem sobre o assunto e, normalmente, exige que você esteja sempre pesquisando e se atualizando sobre ele.
Responda com sinceridade: você gostaria de viver estudando um assunto que não gosta?
Por isso, ao escolher o seu primeiro produto digital tente priorizar um conteúdo que atraia o seu interesse, e que você já tenha certo domínio. Isso poderá facilitar o seu trabalho, aumentando as chances de seu negócio ter sucesso.
Avalie se há público interessado neste nicho de mercado
De nada adianta investir na criação de um produto digital sobre um assunto que você adora se não há público interessado neste nicho de mercado.
Por isso, é muito importante que você faça uma pesquisa de mercado antes de iniciar a criação de seu infoproduto, verificando se existem produtos similares oferecidos por outras empresas ou mesmo se há uma demanda que ainda não é atendida por nenhuma organização.
E saber se existem clientes interessados em seu produto digital pode ser mais fácil do que você imagina. Uma boa saída é realizar uma pesquisa por palavras-chave relacionadas ao tema de seu interesse, identificando a demanda sobre o assunto e a frequência em que estas buscas são realizadas.
Ferramentas como o Google Trends e o Google Keyword Tool são gratuitas e podem ajudar você a conhecer a demanda do mercado antes de criar seu primeiro infoproduto.
Conheça os concorrentes de seu produto digital
Por mais inovador que seja o seu produto digital, é natural que você tenha alguns concorrentes diretos e indiretos. E conhecê-los bem é um fator que pode fazer toda a diferença no sucesso de seu infoproduto.
Por isso, antes de investir na criação dele, busque mais informações sobre os concorrentes que você vai enfrentar, identificando qual é o diferencial competitivo de cada um deles. Fazer a análise SWOT destes concorrentes pode ajudar você a ter um conhecimento mais profundo sobre cada um deles.
E mesmo que uma empresa já domine o seu nicho de mercado, não deixe que isso te desanime. Com muita pesquisa e dedicação, você poderá encontrar oportunidades que ainda não foram exploradas e que poderão tornar o seu infoproduto único e diferente de tudo o que é oferecido no mercado.
Agora que você já aprendeu como escolher o nicho para o seu primeiro produto digital, siga os meus perfis no Twitter, no Facebook e no YouTube para receber mais dicas que vão ajudar você a ter sucesso em sua estratégia.