A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo facilitar a compreensão de todo o ambiente interno e externo de uma organização.
Desenvolvida pela universidade de Stanford na década de 60, é indispensável para ajudar os empreendedores na construção de seu plano de negócio, pois a análise SWOT permite compreender de forma simples quais são as forças (Strengths) e fraquezas (Weaknesses) de uma organização.
A análise SWOT também é eficiente para ajudar na previsão de todas as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) que podem influenciar o sucesso de um negócio no médio e longo prazo.
Como desenvolver uma análise SWOT
Construir uma análise SWOT para sua empresa é um processo mais simples do que parece, exigindo apenas um exercício de reflexão sobre o seu negócio e o mercado em que sua empresa deseja atuar.
Para isso, é necessário fazer uma análise sobre quatro elementos que influenciam no sucesso de uma organização. São eles:
As forças
As forças são os elementos internos de uma organização que trazem benefícios para o negócio, geralmente representando uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.
Estes benefícios podem estar diretamente relacionados à estrutura da empresa e podem ser utilizados a favor de seu negócio.
As forças incluem as características tangíveis de sua empresa, como a estrutura física, localização e o tamanho sua equipe e até mesmo características intangíveis, como a percepção de valor de sua marca, o nível de engajamento dos clientes e o nível de conhecimento de seus colaboradores.
Identificar estes pontos fortes é importante pois eles devem ser destacados em sua estratégia de comunicação, atraindo a atenção de seus clientes e fazendo com que sua empresa conquiste uma posição de maior destaque no mercado e consiga vender mais.
As fraquezas
Ao contrário das forças de uma organização, as fraquezas são elementos internos que podem atrapalhar o sucesso do negócio.
Estes pontos fracos podem estar relacionados à estrutura física de sua organização, ou mesmo as desvantagens competitivas em relação a seus concorrentes.
Cada uma das fraquezas identificadas devem ser trabalhadas de maneira isolada, permitindo a elaboração de estratégias para diminuir o seu impacto ou mesmo anular os problemas gerados por elas.
Quando bem trabalhadas as fraquezas de um negócio podem se transformar em pontos fortes de uma organização, fazendo com que sua empresa se destaque perante seus concorrentes.
As oportunidades
As oportunidades são as forças externas de sua organização que podem ser utilizadas de forma positiva por sua empresa.
Diferente das forças e fraquezas, as ameaças são elementos que fogem do controle de sua organização, mas podem ser aproveitadas para alavancar as vendas e conquistar novos clientes.
Entre as oportunidades que podem ser exploradas por sua empresa, estão o fechamento de empresas concorrentes, a criação de novas leis a favor de sua organização, o aquecimento da economia ou até mesmo uma mudança no comportamento de consumo de seus clientes.
O ideal é que sua empresa seja capaz de elaborar estratégias capazes de tirar proveito destas oportunidades, aumentando os lucros de sua organização.
As ameaças
De forma semelhante às oportunidades, as ameaças são elementos externos e que fogem ao controle dos empreendedores. A diferença é que as ameaças representas as forças externas que podem prejudicar o sucesso do negócio.
As ameaças são consideradas por muitos empreendedores um dos elementos mais importantes em uma análise SWOT, pois se não forem avaliadas com seriedade todo a manutenção do negócio pode ser prejudicado.
São vários os elementos que podem representar ameaças para uma organização. Entre eles podemos destacar o desenvolvimento de novas tecnologias que podem substituir seus produtos e serviços, o surgimento de novos concorrentes, a criação de leis que podem prejudicar o negócio ou mesmo a instabilidade no mercado de uma maneira geral.
O ideal é que, assim que você identifique uma ameaça para seu negócio, sua equipe elabore um plano para superar estes problemas e manter o negócio em funcionamento.
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