Entenda a importância de um plano de negócios

Entenda a importância de um plano de negócios

Coloque em prática o plano de negócios

Não importa se você ainda é um aspirante a empreendedor ou se já possui o seu negócio — o planejamento é vital para garantir bons resultados no futuro. Acontece que muitos gestores ignoram essa etapa ou não a realizam com o cuidado necessário. O resultado é uma gestão baseada apenas na intuição, sem nenhum fundamento em dados e informações relevantes.

A importância de um plano de negócios

Entenda a importância de um plano de negócios

O plano de negócios, na verdade, é o que garante a sustentação da empresa, afinal, é nesse momento em que todas as diretrizes são definidas, como os objetivos, as metas e os planos de ação.

Para que você entenda realmente a importância desse momento da gestão de negócios, resolvi trazer alguns dos motivos para você desenhar agora mesmo o seu plano. Confira!

Verifique a viabilidade da ideia

Cerca de 50% das empresas nacionais fecham as portas depois do quarto ano em atividade. O motivo é que muitos desses negócios não testaram a viabilidade das ideias — e o resultado não poderia ser outro.

É justamente no plano de negócios que o gestor tem a oportunidade de testar cada uma das suas ideias, e transformar o que é uma simples intuição em um direcionamento adequado. Em outras palavras, com ele, podemos reduzir os riscos naturais a que todas as novas empresas estão submetidas.

Para isso, é importante avaliar o ambiente interno e externo com cautela, como veremos com mais detalhes a seguir.

Avalie os ambientes interno e externo para os seus planos de negócios

Avalie os ambientes interno e externo para os seus planos de negócios

Avalie os ambientes interno e externo

Outra etapa do plano de negócios é a avaliação do ambiente interno e externo, ou seja, a avaliação FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Basicamente, o intuito é descobrirmos os pontos fortes e fracos da nossa ideia, além de avaliarmos as oportunidades e ameaças apresentadas pelo mercado.

Assim, o gestor pode preparar o terreno para a sua empresa com muito mais facilidade, pois saberá exatamente quais são as variáveis que podem interferir no sucesso ou no fracasso da empresa.

Descubra o investimento inicial real

Pode ter certeza que muitos empreendedores são surpreendidos já nos primeiros meses do negócio por calcularem o capital inicial de maneira equivocada. Na maioria dos casos, a falta de um plano de negócios detalhado, contemplando todos os gastos e com alguma estimativa de receitas, é o principal vilão.

Durante o cálculo do investimento inicial, é preciso considerar uma série de questões, inclusive o capital de giro do negócio para os primeiros meses. É imprescindível colocar ponto a ponto na ponta do lápis durante o plano.

Planos de negócios e modelo empresarial

Defina o modelo empresarial e de tributação

Defina o modelo empresarial e de tributação

MEI ou EIRELI? Tributação pelo lucro líquido ou Simples Nacional? A resposta para cada uma dessas perguntas pode ser decisiva para o sucesso da empresa no médio prazo, pois muda muito a forma de investimentos ou a carga tributária mensal, por exemplo.

O plano de negócios também é um excelente momento para definir essas questões, que apesar de parecerem meras questões técnicas e burocráticas, afetam toda a dinâmica da organização.

Gostou das dicas? Que ponto do plano de negócios considera mais importante? Me conte nos comentários!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *