Quando falamos de estratégias de marketing digital, o cuidado com os dados que a sua empresa gera tem tudo a ver com sucesso. São esses dados que irão direcionar suas próximas ações, ajudando a corrigir falhas e melhorando cada vez mais.
Por isso, vou te mostrar algumas métricas importantes em marketing digital. Algumas precisam de uma análise do conteúdo, ou seja, são dados não-numéricos que vão te trazer informações importantes, como é o caso da análise das buscas. Outras métricas já são mais técnicas e precisam ser calculadas com cuidado.
Você disse CALCULAR?
Se você é uma daquelas pessoas que ouve falar de matemática e já sente um frio na espinha, é melhor tratar de fazer as pazes com os números. Para empreender e alcançar o seus objetivos, você precisa sim estar atento aos cálculos que vão te mostrar se você está no caminho certo. Sem drama, não tem bicho de sete cabeças para cuidar das suas métricas.
Só é preciso entender bem para que serve cada uma e como vão te ajudar nos negócios. Depois disso, tudo fica mais tranquilo. Vou te ajudar a entender a importância de cada uma, vamos lá.
Algumas métricas financeiras
Antes de mais nada, vou citar algumas métricas financeiras que você precisa ficar de olho. Afinal, estamos investindo e queremos retorno, certo?
Custo por Aquisição de Cliente (CAC)
O CAC é uma métrica bem abrangente, que te ajuda a verificar a relação entre todos os investimentos feitos em marketing e a quantidade de clientes que entraram para a sua base. Você pode calcular o CAC mensalmente, somando todos os custos de marketing e dividindo pelo número total de clientes novos. Esse custo pode te ajudar a calcular o ROI.
ROI
O ROI é o retorno sobre o investimento. É a métrica que ajuda a comparar o quanto foi investido com o quanto se obteve de retorno. Essa é uma das principais métricas, tanto em marketing digital quanto nas medições de desempenho geral das empresas. Por isso, expliquei o ROI com mais detalhe nesse post.
Métricas de Marketing Digital
Vamos às principais métricas que você precisa prestar atenção em sua estratégia de marketing digital. Para ficar mais fácil de entender cada uma, vou te passar as principais perguntas que cada métrica vai responder.
Tráfego do site
Como as pessoas estão chegando até o seu site? É por busca direta no Google, patrocinados ou redes sociais? Quantas pessoas novas visitam seu site por dia?
Verificar o tráfego no site é importante para descobrir quem veio e de onde veio, para entender o porque veio até o seu conteúdo. Essa métrica também ajuda a verificar quais são as páginas mais e menos visitadas, o que pode te ajudar a ajustar detalhes para equilibrar as visitas em todo o seu conteúdo.
Taxa de rejeição
Quanto tempo as pessoas passam no seu site? Elas ficam 10 minutos lendo seus posts ou entram rapidinho e já saem?
A taxa de rejeição mostra o tempo médio de permanência dos usuários em seu site. Pode te ajudar a perceber se a qualidade do seu conteúdo está adequada, se a sua persona (inserir link) foi bem definida e está sendo alcançada. Caso esteja baixa, talvez seja o caso de reestruturar seu conteúdo para atingir melhor o público-alvo.
Análise de buscas
Na análise das buscas, é importante verificar duas questões:
- Quais palavras têm levado as pessoas até o seu site? São aquelas que você tinha planejado? Caso não sejam, é preciso ajustar o seu SEO.
- O que tem sido pesquisado na internet sobre o tema que você domina? Será que existe algum assunto que é muito pesquisado, mas ninguém criou um conteúdo bacana sobre isso? Estando atento a isso, você pode criar conteúdos mais exclusivos e interessantes, aumentando a autoridade do seu site.
Bem, acho que por hoje é tudo. Essa foi só uma pincelada para você entender a importância e começar a colocar em prática algumas dessas métricas na sua estratégia de marketing digital. Você já acompanha algumas delas? Tem sentido a diferença que elas fazem no dia a dia do seu negócio? Conte para mim nos comentários!