Trabalhar como freelancer é uma alternativa cada vez mais comum para quem busca independência e pode ser um caminho cheio de oportunidades. Mas nem tudo é festa: o caminho para ser um freelancer de sucesso também de depende de disciplina, organização e planejamento.
Conheça algumas das melhores práticas para quem quer investir na carreira solo:
Freelancer como empresa
Começando pelo começo: ao iniciar uma carreira como freelancer, é muito importante criar um planejamento. Ou, caso você já esteja no meio do caminho, revê-lo.
Primeiramente, qual é o seu objetivo ao atuar como freelancer? Você quer ter mais flexibilidade de horários e nos projetos, quer encontrar oportunidades? Liste suas prioridades em um ranking de importância. E mantenha essa lista na cabeceira da cama! Todos os seus passos devem tê-la como base.
Depois, defina o que você vai vender aos seus clientes. Quais serão os serviços e produtos? Como será a entrega, o pós-venda? Planeje a experiência que você deseja oferecer.
Um exercício interessante é fazer o seu planejamento como se você fosse uma empresa, inclusive definindo missão, visão e valores. Quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, como define a análise SWOT? Adapte técnicas de planejamento, gestão e marketing das empresas para o seu planejamento pessoal.
Invista em conhecimento
Estudar é um requisito básico para quem deseja se manter competitivo e oferecer as melhores soluções para os clientes. Por isso, estude sempre. Isso é importante não apenas para aprimorar os serviços e produtos que você já oferece, mas também para encontrar novas oportunidades.
Outra forma interessante de garantir essa atualização constante – e, de quebra, atrair novos prospects – é também ensinar. Essa tarefa pode incentivar você a buscar sempre mais conhecimento, além de mostrar a todos que você sabe do que está falando.
Uma das opções é criar infoprodutos, que podem trazer mais duas vantagens: divulgar seu trabalho e até gerar receita. Se interessou? Confira algumas dicas para criar o seu primeiro infoproduto.
Seja organizado
A falta de um escritório, de horários ou até de um chefe cobrando resultados, entre outros fatores, pode fazer com que o profissional, aos poucos, deixe de controlar suas atividades.
Por isso, seja organizado até nos detalhes. Se você trabalha em casa, estipule um horário para acordar e começar a trabalhar. Crie um home office que favoreça a produtividade.
Estipule também prazos para você mesmo, mantenha uma agenda. E não se esqueça da parte administrativa: orçamento, estrutura. Hoje, existem diversas ferramentas de gestão de negócios que podem ajudar nesta tarefa!
Busque novas oportunidades sempre
A maioria dos freelancers trabalha com clientes temporários. Por isso, é importante buscar ativamente por eles. Existem várias ferramentas de marketing digital que são extremamente úteis para este fim – e muitas delas são gratuitas ou têm preços acessíveis.
Que tal escrever para um blog sobre sua área ou ter o seu próprio blog? Investir em anúncios patrocinados nas redes sociais de interesse para seu negócio ou no Google Adwords também pode ser uma boa alternativa.
Mas jamais esqueça que muitas das oportunidades ainda surgem no mundo offline.
Esteja em contato com pessoas da sua área, participe de eventos e não subestime oportunidades – um trabalho voluntário, por exemplo, também é uma ótima forma de conhecer pessoas, mostrar seu trabalho e encontrar novos clientes.
Não descuide do marketing pessoal
Como freelancer, seu marketing pessoal é o marketing do seu negócio. Não descuide!
Construa uma imagem adequada, profissional – cuidado com as fotos da balada nas redes sociais! Agora, tudo conta, desde seu comportamento no Facebook até as roupas que usa em suas reuniões e eventos. É importante que você não apenas mostre que é capaz de desenvolver um trabalho de qualidade, mas que também transmita confiança para que ninguém hesite ao fechar negócio com você.
Criada sua imagem, propague: quem é visto, é lembrado, anote aí! Aproveite os meios digitais – redes sociais, sites e blogs, entre outros – e reserve espaço em sua agenda para eventos – seja como expectador ou palestrante, professor, entre outros.
E aí, preparado para sua nova carreira como freelancer ou conhece alguém que pode aproveitar estas dicas? Compartilhe este post!
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