7 dicas para criar primeiro infoproduto

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Como fazer um infoproduto? Esta é uma pergunta que muitos empreendedores se fazem ao planejar e desenvolver seu primeiro produto digital. Alguns podem pensar que os infoprodutos originais, nunca antes vistos, são os únicos que terão sucesso, mas uma solução conhecida para um velho problema pode vender até muito mais. Tudo depende de como você criará seu infoproduto.

Descubra o que é um infoproduto
O que é um infoproduto?

O que é um infoproduto?

Mas, para começar, você sabe o que é um infoproduto?

Um infoproduto é qualquer tipo de produto digital, que você cria para ensinar as pessoas sobre determinado tema. Exemplos de infoprodutos são:

  • e-books;
  • videoaulas e audioaulas;
  • cursos;
  • webinários;

Os melhores infoprodutos são aqueles que tratam de suprir uma necessidade do cliente.

E, caso você esteja se questionando sobre como criar seu primeiro infoproduto, não se preocupe. Eu separei para você uma lista de dicas para entender melhor o papel do infoproduto e como criá-lo de forma eficiente. Vamos lá!

1. Decida quem você quer ajudar

Nesta etapa, foque apenas em que tipo de pessoa você mais gostaria de ajudar; por isso, não se preocupe com a criação do infoproduto, neste primeiro momento. Lembre-se: precisamos formar a base do que serão seus alunos ou clientes. Então, com quem você quer se conectar?

Muitas pessoas esquecem deste passo antes de criar o infoproduto. Isso é um erro, pois, se você não sabe qual é o público-alvo e do que ele está precisando, como irá atender às necessidades?

Crie um infoproduto para ajudar os seus clientes
Decida quem você quer ajudar

2. Decida o tema do seu infoproduto

Com o público já delimitado, é hora de pensar e decidir o tema, o assunto de que você irá tratar. O que você pode criar de modo a ajudar o potencial cliente? Você também deve decidir como esse infoproduto se encaixa na vida do seu cliente ideal – por quê eles querem o seu infoproduto?

É necessário que o infoproduto preencha uma necessidade do seu público. As pesquisas são uma ótima maneira de descobrir de que seu público precisa e como você pode ajudá-lo.

Estar presente nas redes sociais e observar o comportamento do usuário, bem como da concorrência, são outras dicas para você determinar qual e como será o seu infoproduto!

Lembre-se de que os melhores infoprodutos são aqueles que combinam com as suas habilidades, sua paixão com aquilo que seu público precisa de maneira mais imediata!

3. Decida o formato do seu infoproduto

Agora estamos chegando na fase criativa, por assim dizer: a criação do infoproduto. Geralmente, os infoprodutos que possuem apenas uma versão escrita, como e-books ou e-mails, são mais baratos que os infoprodutos que incluem multimídia. Para decidir qual seria a melhor opção para o seu público, assim como seu tema, tente responder as seguintes perguntas:

  • Será que o seu produto necessita ter um preço alto?

Depende do público. Se ele for jovem, adolescente, por exemplo, disponibilizar um curso online de R$ 400,00 é muito caro. Por isso, preste atenção!

  • Que formato ajudaria seus clientes a aprender mais facilmente o conteúdo?

Imagine que você está ensinando alunos a usar o Photoshop. Um e-book provavelmente não é uma boa escolha, porque não oferece suporte didático visual. Nesse caso, um curso online com vídeos seria sua melhor aposta.

Decida o formato do seu infoproduto
Qual é o formato do seu infoproduto?
  • Com qual formato você se sente mais confortável?

Mesmo sendo uma pergunta pessoal, você precisa refletir bem sobre isso. Há pessoas que se dão melhor em frente às câmeras, enquanto outras preferem a escrita. A partir dessa noção, poderá fazer um infoproduto de acordo com o suporte no qual você se sinta mais à vontade.

4. Planeje o seu infoproduto

O quarto passo de como criar o primeiro infoproduto é sentar e começar a escrever tópicos sobre o seu tema. Escreva ou grave a sua voz, sem parar. O objetivo é abranger as ideias e fazer com que você amplie o tema para, então, pesquisar mais a fundo sobre ele. Assim, você conseguirá descobrir se houve pessoas que já falaram sobre ou tiveram a mesma ideia.

Então, dependendo do caso, ou você adequa o seu infoproduto, trazendo novas informações e aprimorando o que já foi dito, ou simplesmente parte para outra. Ler e pesquisar sobre infoprodutos da mesma área pode lhe dar insights e desencadear valiosos brainstorms!

5. Crie sua lista de leads

Esta talvez seja uma das partes mais interessantes e, ao mesmo tempo, angustiantes para o empreendedor digital. O infoproduto precisa de clientes, e, com ele já criado, será preciso vendê-lo e divulgá-lo.

Caso você já tenha um blog sobre o tema, será ainda mais fácil, pois você oferecerá uma nova forma de conteúdo; aqueles leitores fiéis estarão interessados no seu infoproduto, principalmente por assinarem a sua newsletter, por exemplo.

Teoricamente, a sua lista de contatos está criada. Entretanto, caso você não tenha um blog e nenhum contato com a internet, está na hora de arregaçar as mangas e tornar-se conhecido no meio. Como? Criando sua lista de leads, por meio do conteúdo construído em seu blog e redes sociais. Isso levará, aos poucos, mais e mais pessoas interessadas no seu conteúdo. Não se deve pressionar.

Atraia clientes para o seu infoproduto
Crie um ímã para atrair seu cliente ideal

6. Crie um ímã para atrair seu cliente ideal

Um ímã de lead é fornecer algo de graça em troca do endereço de e-mail de alguém, para só depois enviar o seu infoproduto. Então, se estiver preparando um infoproduto de “como usar o marketing digital nas redes sociais”, o ímã pode estar relacionado a postagens do tipo: “conheça os principais motivos para usar o Facebook no seu negócio online”, “saiba mais sobre a publicidade no Instagram”.

Para aproveitar ao máximo seu ímã, é importante atrair as pessoas certas. Dessa forma, você conquista o público-alvo, o qual estará mais propenso a aceitar e utilizar seu infoproduto.

7. Crie uma landing page

É vital que você criar uma landing page para o seu infoproduto. Assim, pode adicionar o link para sua página nos seus perfis de mídia social, dentro de posts e nas suas mensagens. A mídia social é uma excelente maneira de atrair mais tráfego para o seu ímã, o que irá ajudar a aumentar a sua lista de e-mails para o lançamento do seu infoproduto.

E aí, você já conhecia essas dicas de como criar seu primeiro infoproduto? É necessário que você se mantenha focado e paciente ao longo desses processos, para que tudo ande conforme o planejado. Já que você quer ajudar as pessoas e, ao mesmo tempo, se tornar expert no assunto, o infoproduto deve passar por uma fase de testes também, a fim de que você receba feedbacks e críticas antes do lançamento oficial.

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