Olá, jovem empreendedor! No texto de hoje vou lhe apresentar algumas ferramentas para comunicação interna em empresas. A intenção é lhe ajudar a tornar esse processo mais eficiente e rápido, utilizando as ferramentas mais modernas e adequadas ao ambiente corporativo.
Infelizmente, muitos empresários ainda não compreendem a importância da comunicação para o sucesso empresarial e enfrentam muitos problemas em decorrência disso. Afinal, uma boa política de comunicação forma colaboradores mais engajados, aumentando a produtividade da empresa.
Pensando nisso, pesquisei e separei 4 ferramentas para comunicação interna que vão fazer toda a diferença no processo de crescimento de seu negócio, fazendo de você um empreendedor de sucesso. Ficou curioso? Continue lendo o texto e descubra agora mesmo!
1. E-mail: uma das melhores ferramentas para comunicação interna
Em um mundo cada vez mais globalizado e moderno, o e-mail é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas em empresas. Isso porque, possui vantagens expressivas, como rapidez, segurança, eficiência e custo zero.
Entretanto, quando não utilizada corretamente, essa ferramenta pode trazer alguns sérios problemas para o ambiente empresarial. O acúmulo de mensagens sem visualização e respostas e as duplas interpretações em decorrência da impessoalidade do método, podem afetar o rendimento da equipe.
2. Caixa de sugestões
Uma das formas responsáveis por desenvolver o diálogo entre os funcionários e gestores é a utilização das caixas de sugestões. Por meio delas é possível identificar problemas e coletar boas sugestões do grupo.
Liderar uma equipe exige do empreendedor saber ouvir seu grupo de trabalho. Assim sendo, essa pode ser uma ferramenta útil ao auxiliar funcionários tímidos a exporem suas ideias e reclamações, facilitando assim a gestão de pessoal. Além disso, por ser barato, eficiente e de fácil manuseio, pode ser implantada em empresas de qualquer porte.
3. Intranet
A intranet é uma rede que pode ser acessada somente por pessoas ligadas à empresa. É uma excelente alternativa frente aos problemas enfrentados com o uso do e-mail, além de permitir a comunicação entre diferentes setores da empresa, publicando informativos, treinamentos e serviços.
Como ponto negativo, podemos apontar o maior custo comparado às outras tecnologias. Além disso, uma empresa não pode basear a sua comunicação interna somente na intranet, devendo utilizá-la como complemento às outras ferramentas.
4. Videoconferência
A videoconferência é uma tecnologia de grande importância para as empresas, especialmente aquelas que possuem filiais. Ela permite que reuniões e treinamentos sejam realizados de maneira rápida e integrada de qualquer lugar. Portanto, é uma forma eficiente para se economizar tempo, evitando deslocamentos desnecessários da equipe.
Apesar de exigir um maior investimento que as demais tecnologias, o empresário deve avaliar bem a necessidade e os benefícios que esse tipo de comunicação pode proporcionar ao seu empreendimento.
Após conhecer essas ferramentas para comunicação interna, fica fácil entender porque você não pode ignorar a importância da comunicabilidade para o bom funcionamento do seu empreendimento. Afinal, facilitar o diálogo e a interação da equipe com os assuntos referentes à empresa é uma das premissas para se obter o sucesso.
Implantando a ferramenta que melhor se adequa às necessidades de seu negócio, você aumentará a motivação e o desempenho de seus funcionários.
Gostou do texto e quer compartilhar conosco alguma dúvida ou experiência acerca do tema? Deixe seu comentário, terei o prazer em lhe ajudar!
[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]