Um blog pode ser criado com diversas funcionalidades, como: para melhorar o conteúdo de um site; construir autoridade de uma pessoa; explorar a apresentação de produtos e serviços que você oferece etc. Este artigo vai te dar algumas dicas de como ter um blog de sucesso mesmo que você não seja um grande redator ou jornalista. Confira!
1. Observe a concorrência
Se você quer se destacar na web, você precisa ter um diferencial que faça o usuário entrar e acompanhar o seu blog e não o do concorrente. Veja sobre o que eles estão escrevendo.
Anote os pontos que te agradam e o que você não gosta. É importante ser diferente, mas podem haver fatores que são interessantes e vale a pena serem recriados com a sua identidade.
2. Aparência é tudo
Se você quer que as pessoas leiam seus artigos e fiquem por um bom tempo navegando no seu blog, é importante estar atento ao layout que você cria, as cores que utiliza e, principalmente, ao tamanho das fontes. Letras muito pequenas dificultam a leitura e o usuário abandona o seu blog.
3. Estabeleça uma periodicidade
É comum começarmos o blog fazendo várias postagens pela empolgação do início e depois vamos deixando meio de lado, colocando outras tarefas a frente e quando menos se espera seu blog está há dias sem uma nova publicação.
Estabeleça os dias que serão feitas as postagens e cumpra a risca. Uma dica é, quando estiver com mais tempo, escreva mais de uma postagem e tenha um arquivo atemporal para te socorrer nos dias que você não tiver tempo para escrever.
4. Estude SEO
A grande vantagem de ter um blog no seu site é que ele ajuda na reputação frente às buscas orgânicas. Um site que tem conteúdo de qualidade tende a conseguir melhores posições.
Mas não é só escrever e achar que está tudo certo, é preciso ter conhecimentos de SEO (Search Engine Optimization – otimização de sites) para saber como utilizar palavras-chave e escrever o texto num formato que os motores de busca consigam identificar sobre o que aquele artigo está tratando.
5. Defina os temas
Você sabe sobre o que vai escrever? Tenha seus temas bem definidos e tente relacioná-los uns com os outros. Colocar links internos estimula o usuário a continuar a navegação pelo seu blog, além de melhorar a reputação do seu site.
6. Produza o conteúdo
Escreva os textos numa linguagem leve e, de certa forma, mais informal. O texto de blog é como um diálogo com outra pessoa. Não é um release jornalístico ou um artigo científico, mas sim, um bate papo para informar alguém sobre um tema específico.
Faça parágrafos curtos e separados por subtítulos. No meio do conteúdo, se encontrar relação com outros artigos do blog, faça links internos.
7. Crie chamadas para a ação – CTA
O CTA (call to action) é estimular o leitor a realizar alguma ação, como: assinar uma newsletter; preencher um cadastro; clicar num link que o leve para outra página; acessar redes sociais; entrar em contato por e-mail ou telefone etc.
Com essas dicas você vai descobrir como ter um blog de sucesso pode ser mais fácil do que imaginava. O principal é que você tenha disposição para iniciar um trabalho sério e dar continuidade. Conte sua experiência pra gente nos comentários abaixo.
Leia também: O que é Marketing de Conteúdo e como adotá-lo?
[et_bloom_inline optin_id=”optin_4″]