Criatividade e inovação andam de mãos dadas. Sem mentes criativas, as empresas não podem dar saltos inovadores. Por isso, há essa necessidade de valorizar a criatividade para empreender: é a partir de ideias inovadoras que suas ações podem tomar forma e se tornar rentáveis no mercado competitivo.
E esse é o motivo pelo qual as principais empresas inovadoras tendem a recrutar os melhores e mais brilhantes profissionais das áreas de interesse. Empresas criativas formam uma equipe de pessoas com diferentes habilidades e experiências para melhorar a sua atividade em geral. Não só aqueles com formação acadêmica, mas os que se mostram com capacidade de renovação e pró-atividade.
As empresas se esforçam para criar um local de trabalho que promova a inovação e a criatividade através do patrocínio de projetos em grupo. Diferentes funcionários compartilham o que têm em mente, a fim de descobrir novas formas de resolver os problemas.
As empresas mais modernas sabem que o todo é sempre maior do que a soma de suas partes; portanto, incentivam seus funcionários a não ter medo de participar e expressar suas opiniões. Comunicação é um componente necessário para uma empresa ter uma vantagem inovadora sobre seus concorrentes.
Por exemplo, quando as pessoas não têm permissão para expressar seus verdadeiros dons, de alguma forma, elas podem começar a mudar o seu humor, desempenho e perspectivas. Assegurar que os funcionários tenham as ferramentas para externar a criatividade em sua área de especialidade, é uma forma de motivá-los e garantir que os problemas sejam resolvidos da melhor forma possível.
No post de hoje, você saberá mais sobre a criatividade e porque é importante valorizar a criatividade na hora de empreender.
Criatividade é uma habilidade
Valorizar a criatividade na hora de empreender é um dos primeiros passos que você deve dar no seu novo negócio. Saiba que a criatividade, assim como a inteligência, é uma grande habilidade que te ajudará a impulsionar seu negócio até o sucesso.
A maioria das instituições de ensino e empresas ainda valoriza inteligência em detrimento da criatividade; entretanto, esquecem-se de que uma pessoa inteligente pode ter criatividade e vice-versa. Não há um ponto que diga que a criatividade não anda junto com outras habilidades, como a inteligência emocional, por exemplo.
Dessa forma, é difícil enxergar a diferença entre um não criativo e uma pessoa verdadeiramente criativa, que poderia trazer grandes benefícios para a empresa, caso seja aproveitado devidamente todo seu potencial.
Portanto, uma empresa deve considerar a contratação pensando também nas capacidades criativas, além de inteligência. Valorizar a criatividade na hora de empreender é vital para o sucesso da empresa!
Criatividade tem a ver com solução de problemas
Criatividade realmente precisa de estrutura para florescer. É preciso que o pensamento criativo seja consistente e, ainda assim, flexível, combinando diferentes formas de pensar. Os cientistas, que estudam a criatividade, dizem que é essencial combinar dois modos de pensar, convergente e divergente, para ter avanços criativos.
O pensamento convergente é altamente analítico e se concentra em chegar a uma solução concreta com base nos dados disponíveis, ao passo que o pensamento divergente gera ideias inovadoras, explorando muitas soluções com abordagens diversas.
Por isso, é importante valorizar a criatividade na hora de empreender!
Criatividade se aprende
A criatividade pode ser aprendida. Todo mundo tem potencial criativo e o processo de pensamento inovador pode ser melhorado e reforçado. Aprender novos hobbies e habilidades é uma ótima maneira de estabelecer novas redes neurais e praticar formas de arte é um dos melhores métodos para treinar a mente para o desenvolvimento de habilidades criativas de resolução de problemas.
A criatividade está conectada a todas as áreas
Mais um motivo de valorizar a criatividade na hora de empreender é a flexibilidade de se relacionar com outros setores e atividades.
Criatividade desenrola-se melhor na interseção de disciplinas. A maioria das descobertas revolucionárias ocorre quando duas ou mais áreas de conhecimento colidem. Muitas pessoas têm medo de colisões, mas encontros criativos devem ser encorajados, porque eles permitem que você visualize um problema a partir de uma nova perspectiva.
Soluções criativas muitas vezes são capazes de conectar áreas distintas de especialização e podem gerar soluções potenciais para outras áreas não relacionadas.
Criatividade está relacionada ao marketing
Insights criativos podem ajudar a melhorar os sistemas internos, a qualidade do alcance de clientes, e muito mais, quando aplicada ao marketing.
Uma empresa precisa de um departamento criativo para desenvolver marketing e conteúdo, bem como campanhas de marketing online para produtos e serviços. Entre os profissionais criativos podem se incluir os desenvolvedores de conteúdo, programadores, designers gráficos, profissionais de mídia social e os gerentes de projeto de coordenação – tudo de que as empresas necessitam para competir pela atenção dos usuários.
A criatividade está, cada vez mais, sendo parte integrante de todas as empresas, especialmente quando se tenta estabelecer uma forte presença online, que seja envolvente e eficaz. As pessoas estão famintas por conteúdo e as empresas precisam de criatividade para gerar, distribuir, promover e selecionar material para deixar os clientes em potencial interessados e envolvidos.
Logo, valorizar a criatividade na hora de empreender é importante também para o marketing digital e de conteúdo! Inclusive, é com a criatividade que você melhora a sua presença digital!
Valorize a criatividade para empreender
Logo, se está iniciando um negócio, a criatividade pode ser uma habilidade muito importante para que você encontre as saídas para um bom desenvolvimento. Na hora de divulgar um produto, um serviço e atrair o público-alvo, é ela que atrairá as melhores ideias para que você coloque em prática.
Depreciar essa habilidade não só em você, mas nas outras pessoas envolvidas, faz com que seu empreendimento não tenha boas perspectivas.
A criatividade ajuda a conquistar mais clientes, formulando campanhas publicitárias muito boas que irão instigá-los. Quando houver um problema, é por meio da criatividade que você pode encontrar a saída. Quando quiser inovar, é com essa característica também que conseguirá planejar o seu futuro!
Já sabe quais são os motivos de valorizar a criatividade para empreender? Então, se gostou do post, não deixe de comentar logo abaixo.
[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]