A importância do planejamento para o futuro de sua startup

A importância do planejamento para o futuro de sua startup

Vamos falar um pouco sobre planejamento? No empreendedorismo, a fase de startup é quando o produto vai sofrer um milhão de ajustes, a equipe vai ser pequena e todo mundo vai ter que se virar para a ideia realmente sair do papel.

Mas essa brincadeira de só trabalhar sem pensar no futuro pode ser bem perigosa. Se você não se aventurar a ver além do hoje, quando você menos esperar, o mercado muda, o nicho que você atende não existe mais, aquele cliente importante vai embora e a empresa fica sem chão. Nessa hora, o planejamento é um dos melhores aliados.

A importância do planejamento para o futuro de sua startup

A importância do planejamento para o futuro de sua startup

Mas e aí, como faz? Com um turbilhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo, como é que a gente para tudo o que estamos fazendo para pensar no futuro?

Na verdade, acredito você não precisa (nem deve) parar imediatamente o que está fazendo para simplesmente pensar no que está por vir. Para o seu negócio deslanchar, o caminho é começar a criar a ponte entre o que o seu negócio já faz e o que você precisa começar a fazer para continuar ganhando dinheiro mesmo se as circunstâncias mudarem. Entender isso é o primeiro passo para se tornar um visionário.

Com o tempo, você pode sentir necessidade de se afastar da operação para conseguir focar na inovação. Aqui na Leadlovers, em um determinado momento, comecei a perceber que eu precisava ser esse cara que está olhando para o futuro e criando os caminhos para ligar o que estava seguro hoje com a incerteza do amanhã.

Notei que eu já não era mais um diretor técnico ou executivo: meu foco se tornou a visão do negócio. Foi assim que optei por assumir o papel do CVO da leadlovers, ou Chief Visionary Officer.

O papel do CVO

No tempo das grandes navegações, existia um responsável por traçar o caminho e monitorar a viagem para que o navio não saísse da rota. Quem assumia esse posto precisava estar sempre olhando a frente, percebendo as mudanças no tempo e preparando a embarcação para enfrentar o que estivesse por vir. Às vezes, quem sabe, o navegador poderia até aproveitar os ventos de uma tempestade para fazer o navio correr mais.

O papel do CVO

O papel do CVO

Trazendo essa ideia para a nossa conversa, o CVO é para a empresa como o navegador é para o navio. Quando comecei a focar na visão de negócio, conseguimos mapear o caminho a ser seguido para que a leadlovers continuasse crescendo, mesmo em tempo de recessão. As tempestades vieram, mas como nós já estávamos olhando muito além, conseguimos passar pela crise e evoluir. Nosso segredo é minha palavrinha favorita, que é simples, mas poderosa: visão.

No começo, pode até parecer loucura pensar em deixar o operacional e focar no planejamento. Parece que a gente está deixando o trabalho de lado, porque não estamos focando na execução, no técnico. Eu sei, já passei por isso. Mas não se engane. Trabalhar no planejamento para o futuro da sua empresa é um dos melhores investimentos de tempo que você poderá fazer.

E você? Tem buscado a visão de futuro para a sua empresa? Deixe um comentário contando suas experiências e dúvidas. Espero poder contribuir com a sua jornada!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *