O que é uma Startup? Entenda para empreender!

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você pegar o seu celular verá dezenas de aplicativos, mas, talvez, você não saiba que, na verdade, alguns deles são prestadores de serviços. A maioria dessas empresas surgiu como uma startup. E é exatamente sobre essa modalidade que eu vou falar por aqui.

O que é uma startup
Afinal, o que é uma startup?

Afinal, o que é uma startup?

O termo “startup” está difundido como sinônimo de empresas tecnológicas, porém é preciso tomar cuidado ao usá-lo para evitar erros. Startup não é um estilo de negócio, mas sim um estágio no qual a empresa se encontra.

A startup está em fase inicial. Existe ali uma ideia de produto ou serviço, que pode ter chances de sucesso. Por isso, empreendedores que têm uma startup não estão em busca de clientes, e sim de investidores.

Como a empresa ainda está em estágio inicial, o cenário de investimento em startups é de risco, entretanto, existe um grande mercado de investidores dispostos a investir. Afinal, só no Brasil, o mercado de startups movimentou R$ 2 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Startups.

Além disso, os recursos para investir são menores, e por isso os empresários que têm uma ideia e querem criar uma startup usam a tecnologia a seu favor, para cortar custos, torná-la mais ágil e atender cada vez mais pessoas.

Não por acaso grande parte das startups oferece seus produtos por meio de sites e aplicativos para smartphones.

O que é uma startup e seus serviços
Os serviços oferecidos por uma startup

Os serviços oferecidos por uma startup

Nem toda empresa que está em sua fase inicial, buscando um investidor, pode ser considerada uma startup. Para ser classificada como tal o produto, ou serviço, oferecido pelo empreendimento deve ser repetível e escalável.

  • Repetível: sempre o mesmo produto será oferecido;
  • Escalável: o produto, ou serviço, será oferecido para cada vez mais pessoas.

Pegue novamente o seu celular. Perceba que as empresas que investem em aplicativos não oferecem serviços personalizados, mas, ferramentas úteis para pessoas em geral, além de não ter, normalmente, uma limitação geográfica. Essa escalabilidade torna os serviços oferecidos mais baratos, como por exemplo, o aplicativo de transporte Uber ou uma assinatura da Netflix.

O que é uma startup e seu ecossistema
Ecossistema ideal para startups

Ecossistema ideal para startups

Para garantir o sucesso da startup é recomendado que ela esteja em um ambiente favorável para o seu desenvolvimento. Para ser considerado positivo esse ambiente deve, preferencialmente, ter:

  • Incubadoras: espaços nos quais o empreendedor receberá apoio e poderá desenvolver sua startup recebendo monitoria de empresários mais experientes, e usufruindo de infraestrutura;
  • Contato com investidores: é importante que o empreendedor tenha contato com possíveis investidores – os chamados investidores anjo. Normalmente esses encontros acontecem em universidades ou eventos especializados.
O que é uma startup
O que é uma startup? Mãos à obra na sua

Mãos à obra!

Agora que você já sabe o que é uma startup está na hora de começar a planejar o seu negócio e dar vida à sua ideia. Não se esqueça de que grandes corporações nasceram de empreendedores corajosos e determinados; por isso, siga em frente!

Mas lembre-se também de que para ter sucesso o empreendedor deve sempre estar atento às mudanças que acontecem no mercado, além de saber usar dicas importantes de marketing, publicidade e administração de empresas.

Como o seu tempo é valioso, que tal receber essas dicas no seu e-mail? Assine nossa newsletter!

Estratégias de vendas online prontas.Saiba mais!

Estratégias de vendas online prontas.
Saiba mais!

Te ajudamos a automatizar seu marketing digital.

You have Successfully Subscribed!