Quais as ferramentas de marketing mais usadas por empresas de tecnologia?

Quais as ferramentas de marketing mais usadas por empresas de tecnologia?

Marketing digital em empresas de tecnologia

Está na dúvida sobre quais ferramentas de marketing utilizar para otimizar as estratégias de marketing digital da sua empresa de tecnologia?

Então, para dar aquela força, vou listar nove ferramentas que vão ajudar (e muito) na hora de pôr em prática o seu plano de ação. Confere aí!

Ferramentas de marketing para auxiliar pequenas empresas

Quais as ferramentas de marketing mais usadas por empresas de tecnologia?

1. Google Analytics

Essa é a mais utilizada nas medições dos sites, pois faz uma radiografia das visitas e dos visitantes. O Analytics mostra todo o caminho que o usuário percorreu no site, de onde veio (rede social, buscador), localização, de onde está acessando (mobile, desktop), quais páginas acessou, quanto tempo ficou em cada etc.

Esse tipo de rastreio permite medir o ROI e analisar quais estratégias têm funcionado – ou não – para o aumento de tráfego e manutenção de audiência no site.

2. Sistema de gerenciamento de conteúdo

O CMS é indispensável para quem utiliza o marketing de conteúdo como pilar na estratégia dos negócios.

De fácil utilização, plataformas como o WordPress, por exemplo, não precisam de softwares auxiliares para edição ou atualização de conteúdo, inclusão de imagens, vídeos e/ou podcasts.

Tudo é feito no próprio navegador de sua preferência, como Chrome, Internet Explorer etc.

Ferramentas de marketing para a sua gestão de contéudo

Utilize ferramentas de marketing para gestão de conteúdo

3. Gestão de conteúdo

Tão importante quanto produzir conteúdo é administrá-lo. Para isso, o uso de uma plataforma de gestão de conteúdo é indispensável! Por meio dela, é possível fazer o controle de material, otimizando a produção de conteúdo.

A mais utilizada para esse tipo de demanda é a Rock Content, que administra os blogs e a criação de diversos materiais de acordo com a necessidade do seu negócio.

Ela facilita a vida de quem quer trabalhar o marketing de conteúdo da empresa mas não consegue seguir um calendário editorial, seja por falta de experiência, seja por falta de “mãos” para produzir e controlar toda a documentação de conteúdo.

Assim, é possível organizar todo o trabalho, definir os temas dos posts e as datas em que entrarão no blog ou nas redes sociais, além de aproveitar dias comemorativos para atrair visibilidade.

Assim, você pode executar uma estratégia de forma eficiente, obtendo grandes resultados em vendas.

4. Landing pages

Atrair o visitante para o site é importante, mas não basta. Além da atração, é preciso recepcioná-lo e captar seus dados pessoais, como nome, endereço de e-mail e empresa em que trabalha.

As landing pages são as responsáveis por esse trabalho de captação, agindo de forma mais suave nesse tipo de abordagem porque, nelas, o visitante preenche os dados em troca de conteúdo relevante ou algum tipo de serviço gratuito.

Essa ferramenta é fundamental como parte da estratégia de relacionamento empresa x lead. Dentre as mais utilizadas, estão a Leadpages, que integra a plataforma de e-mail marketing e a Unbounce, que oferece também a funcionalidade de testes A/B para planos específicos.

Através dela, é possível criar landing pages, links para assinatura diretos de um texto e popups, com uma diversidade de templates, classificados de acordo com as melhores taxas de conversões conquistadas.

Ferramentas de marketing para envio de e-mail

Ferramentas de marketing para disparo de e-mail marketing

5. E-mail marketing

O e-mail marketing é mais do que eficiente para manter e consolidar um relacionamento de confiança com os clientes, pela oferta de conteúdo relevante e que ofereça respostas para a sua dúvida e/ou representem a solução para o seu problema.

A ferramenta mais utilizada é a Mailchimp, onde você pode criar diversas campanhas personalizadas e, ainda, obter análises de desempenho e mensuração dos resultados de sua estratégia.

Ela oferece também a integração entre os principais aplicativos, como Twitter, Facebook, Google, Salesforce, e funciona perfeitamente em dispositivo mobile, permitindo que você faça testes A/B para verificar os melhores formatos e linguagens para atingir os clientes ideais.

6. Pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são alguns dos elementos mais importantes de sua estratégia de marketing digital. Escolhendo os termos certos, de acordo com o seu nicho de mercado e público-alvo, é possível que seu site apareça entre os primeiros resultados orgânicos dos sites de busca.

O Keyword Planner, do Google Adwords, é uma das ferramentas mais conhecidas do mercado. Através dela, é possível fazer uma ampla pesquisa de termos e palavras que podem ser do interesse de sua empresa, agrupá-las em anúncios e obter dados de pesquisa e relevância de cada uma.

O Übersuggest e o KeywordTool também são ótimas ferramentas para a pesquisa de palavras-chave. Ambas utilizam dados do Google para gerar resultados, mas possuem uma abrangência maior.

É possível inserir apenas um termo relacionado ao assunto desejado. As ferramentas exibem os resultados das palavras-chave mais relevantes e de long tail (cauda longa).

Ferramentas de marketing para SEO

Utilize ferramentas de marketing para otimizar o SEO

7. Análise de SEO

Essencial para a pesquisa de palavras-chave, análises, monitoramento e otimização de sites, a ferramenta mais utilizada é a Google Search Console, que cumpre bem todas as tarefas de análise de SEO (“Search Engine Optimization”, ou “Otimização de Sites”).

Ela é essencial para você entender como o Google está vendo o seu site em relação ao design, ao índice de pesquisa e às palavras-chave, mostrando exatamente quais são os possíveis problemas a serem rastreados.

Assim, é possível identificar quais são as melhorias e os ajustes que seu site precisa para melhorar o posicionamento nos resultados de busca.

Além dela, a ferramenta Woorank também é útil para: identificação de links corrompidos, melhorias para plataformas mobile, otimização do SEO e mídias sociais.

8. Redes sociais

Com tantas redes sociais para gerenciar e diferentes estratégias de marketing para adotar, como horários para postagens e tipos de conteúdo, é extremamente importante ter uma ferramenta para gerenciar todo o trabalho.

O Hootsuite se destaca entre as ferramentas existentes para gerenciamento de redes sociais, integrando os perfis do Instagram, Facebook, Google+, Twitter, Foursquare, LinkedIn e WordPress. Além disso, a plataforma oferece relatórios completos sobre o desempenho de seus posts com relação ao engajamento.

O Buffer é bem similar ao Hootsuite, com funcionalidades que vão do monitoramento e do agendamento de posts até as estatísticas e os horários ideais para postar.

Já a ferramenta Quintly é muito importante para fazer o benchmarking — uma avaliação da atuação de seus concorrentes nas redes sociais.

Ferramentas de marketing para automação

Ferramentas de marketing para automação

9. Automação de marketing

As plataformas de automação de marketing integram landing pages, e-mail marketing, fluxo de automação de e-mails e gerenciamento de mídias sociais, entre outros recursos. Tudo isso auxilia no amadurecimento do lead, deixando-o mais próximo do ponto de conversão e favorecendo as chances de a área de vendas concretizar o negócio.

Uma ferramenta bastante utilizada é o leadlovers, a plataforma “tudo em um”. Ela integra todas as atividades de marketing digital e permite a criação ou a importação de sites em HTML, com diversas opções de layout para você personalizar a sua página.

Além disso, a plataforma fornece relatórios de análise bem completos e de fácil entendimento para o acompanhamento dos resultados de sua estratégia, permitindo que você faça os ajustes necessários e automatizando o seu trabalho.

Uma mãozinha das ferramentas de marketing

Sem a utilização dessas ou de outras ferramentas de marketing, fica muito mais difícil alcançar resultados expressivos. Além de otimizarem o trabalho, elas auxiliam na implementação de estratégias e, principalmente, na medição dos resultados.

Essas plataformas também tornam mais fácil descobrir onde você está acertando e onde está errando em uma campanha em curto espaço de tempo, são imprescindíveis para consertar o que não está bom e descartar o que não dá certo, fundamentais para manter-se vivo no mercado atualmente.

Gostou de saber mais sobre essas ferramentas de marketing? Então não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais e de deixar um comentário logo abaixo, vou adorar saber o que você está achando.

Artigo atualizado no dia 26/12/2016

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