Hoje trataremos de um assunto muito importante para quem deseja investir em marketing. Em tempos altamente concorridos como os que vivemos hoje, o planejamento de marketing se tornou uma ferramenta indispensável para pequenas e médias empresas que queiram se destacar em qualquer área do mercado.
Não há mais espaço para amadorismo e uma estratégia bem estruturada pode ser a diferença entre atingir o sucesso almejado ou simplesmente fechar as portas. Por isso, neste artigo, mostrarei 5 dicas para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME. Confira!
Defina o seu público-alvo
O primeiro passo para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME e se tornar um empreendedor de sucesso é definir bem o seu público-alvo, afinal, é para atender a demanda dessas pessoas que o seu negócio existe. Por isso, é importante ter amplo domínio dos dados demográficos como idade, gênero, localização, estado civil, entre outros.
É preciso compreender quais são as necessidades desses indivíduos e como o seu empreendimento pode solucionar os seus problemas. Isso tornará possível a elaboração de estratégias que caminhem em sinergia com o que seus clientes anseiam. Você pode obter esses dados no próprio balcão de atendimento, em formulários pós-venda ou em pesquisas feitas por meio de uma lista de e-mails colhidos dos seus compradores.
Invista na criação de personas
Depois de pesquisar e definir o seu público-alvo, é hora de investir na criação de personas. Elas são a representação fictícia do seu cliente ideal, baseado nos dados que você conseguiu obter sobre as demandas, o comportamento, as características demográficas e os principais objetivos e motivações do consumidor.
É interessante ser bem específico nesse quesito, dando nome, idade e profissão, por exemplo. Isso facilita os debates internos, colocando esse personagem como alvo. Vale lembrar também que a empresa pode — e deve — ter mais de uma persona, de forma a contemplar as diversas necessidades do seu público.
Analise a concorrência no seu planejamento de marketing
Analisar a concorrência é primordial para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME. É a partir dessas informações que sua organização pode obter bons insights e ver onde está deixando a desejar em suas táticas. Para isso, você pode observar as redes sociais, sites, estratégias de marketing digital e marketing tradicional, posicionamento no mercado, índice de reclamações, entre outros itens.
Essa análise também permitirá identificar os canais por onde seus adversários não estão tendo grande atuação, o que pode ajudá-lo a perceber algumas áreas férteis para que você possa investir, ganhar credibilidade e fortalecer a sua marca.
Estabeleça seus objetivos
Depois de analisar a concorrência, estabelecer os objetivos é o passo seguinte para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME. Essa etapa é extremamente importante, pois ajudará a criar os diferenciais que podem ser trabalhados em suas campanhas.
É preciso ter noção da verba disponível e então decidir quais serão os canais que o seu negócio quer buscar e com quais intenções: aumentar as vendas, criar leads, gerar credibilidade, reforçar um produto, etc. Defina os espaços em que atingirá seu público-alvo de forma mais efetiva e parta para a prática.
Controle e avalie suas ações
O controle e a avaliação também são parte efetiva de um planejamento de marketing eficiente. Quando você coloca as suas ações em prática, é fundamental que você analise se os resultados esperados estão sendo obtidos e se sua empresa está tendo retorno.
Defina métricas e indicadores de desempenho que permitam que a organização meça o alcance dos objetivos. Esse acompanhamento é imprescindível para realinhar suas ações, tomar decisões estratégicas e aprimorar, caso seja necessário, alguma tática que não esteja funcionando como o previsto.
Essas são algumas dicas essenciais para montar um planejamento de marketing eficiente para sua PME. Gostou do conteúdo? Então confira também esse artigo sobre os 5 erros que todo empreendedor iniciante comete!
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