Se tem uma coisa nesta vida que não é fácil, é cuidar de relacionamentos. Qualquer tipo de relacionamento precisa de cuidado, atenção, reciprocidade… E por que o relacionamento com leads deveria ser diferente?
Tem muita gente que esquece que quando estamos gerenciando nossos leads, não estamos cuidando de números e sim de pessoas. Esse esquecimento é o que muitas vezes causa reclamações do tipo “Ai, eu consigo captar um monte de lead mas não vendo nada!”. São nessas horas que precisamos parar e avaliar, para ver o que está fora do lugar.
Vamos ver como estão as suas ações de relacionamento? Vou fazer algumas perguntinhas cruciais que podem te ajudar a avaliar se você está no caminho certo e o que você precisa melhorar para ficar expert no assunto.
3 perguntas para avaliar seu relacionamento com leads:
1. Você cumpre suas promessas?
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Quando você morre de amores por alguém e essa pessoa te promete mil coisas, você cria expectativas e espera que tudo se realize, não é verdade?
Com seus leads não é diferente. Se você promete um prazo de entrega de uma semana e demora mais de um mês para o produto chegar, a confiança se abala e o relacionamento começa a ir por água abaixo. Tome o cuidado de alinhar a comunicação dos seus produtos e serviços com aquilo que a sua empresa realmente consegue entregar.
Pode ser que no começo as promessas sejam mais simples e talvez não pareçam incríveis e chamativas. Mas o importante é cumpri-las, pegar os feedbacks com os clientes e procurar melhorar os processos. Quando você sentir que chegou num ponto que pode prometer mais, porque consegue entregar mais, manda bala.
2. Você resolve problemas reais?
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Para poder responder essa, primeiro você precisa me dizer se realmente conhece o seu público. A sua persona está bem definida? Você sabe quais são as dores dos seus clientes?
Se o seu produto ou serviço não tem como base informações reais de pessoas reais, fica bem difícil entregar alguma coisa que faça a diferença. E se não faz diferença, não tem por que a pessoa querer ser seu cliente ou consumir seu conteúdo. É simples assim.
A única forma de você saber se está resolvendo problemas de verdade é perguntando na fonte. Isso nos leva para a próxima pergunta:
3. Seu cliente está satisfeito?
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É, minha gente… essa resposta você não vai encontrar nos seus relatórios do Google Analytics. Tem que ir atrás mesmo, perguntar direto para o cliente.
Se você não tem costume de fazer pesquisas de satisfação, não demore para começar. Só assim você vai conseguir enxergar o seu negócio sob a ótica de quem faz uso de verdade. Isso pode te ajudar muito a inovar e aumentar seu impacto no mercado!
Cuidar do relacionamento com leads é um trabalho contínuo e que merece atenção e cuidado. Não é porque seu sistema está automatizado que tudo vai ser feito da forma correta. Ainda não inventaram um sistema que se importe com os leads a ponto de saber se seus problemas foram resolvidos. Isso é com você!