Se tem uma coisa nesta vida que não é fácil, é cuidar de relacionamentos. Qualquer tipo de relacionamento precisa de cuidado, atenção, reciprocidade… E por que o relacionamento com leads deveria ser diferente?
Tem muita gente que esquece que quando estamos gerenciando nossos leads, não estamos cuidando de números e sim de pessoas. Esse esquecimento é o que muitas vezes causa reclamações do tipo “Ai, eu consigo captar um monte de lead mas não vendo nada!”. São nessas horas que precisamos parar e avaliar, para ver o que está fora do lugar.
Vamos ver como estão as suas ações de relacionamento? Vou fazer algumas perguntinhas cruciais que podem te ajudar a avaliar se você está no caminho certo e o que você precisa melhorar para ficar expert no assunto.
3 perguntas para avaliar seu relacionamento com leads:
1. Você cumpre suas promessas?
Quando você morre de amores por alguém e essa pessoa te promete mil coisas, você cria expectativas e espera que tudo se realize, não é verdade?
Com seus leads não é diferente. Se você promete um prazo de entrega de uma semana e demora mais de um mês para o produto chegar, a confiança se abala e o relacionamento começa a ir por água abaixo. Tome o cuidado de alinhar a comunicação dos seus produtos e serviços com aquilo que a sua empresa realmente consegue entregar.
Pode ser que no começo as promessas sejam mais simples e talvez não pareçam incríveis e chamativas. Mas o importante é cumpri-las, pegar os feedbacks com os clientes e procurar melhorar os processos. Quando você sentir que chegou num ponto que pode prometer mais, porque consegue entregar mais, manda bala.
2. Você resolve problemas reais?
Para poder responder essa, primeiro você precisa me dizer se realmente conhece o seu público. A sua persona está bem definida? Você sabe quais são as dores dos seus clientes?
Se o seu produto ou serviço não tem como base informações reais de pessoas reais, fica bem difícil entregar alguma coisa que faça a diferença. E se não faz diferença, não tem por que a pessoa querer ser seu cliente ou consumir seu conteúdo. É simples assim.
A única forma de você saber se está resolvendo problemas de verdade é perguntando na fonte. Isso nos leva para a próxima pergunta:
3. Seu cliente está satisfeito?
É, minha gente… essa resposta você não vai encontrar nos seus relatórios do Google Analytics. Tem que ir atrás mesmo, perguntar direto para o cliente.
Se você não tem costume de fazer pesquisas de satisfação, não demore para começar. Só assim você vai conseguir enxergar o seu negócio sob a ótica de quem faz uso de verdade. Isso pode te ajudar muito a inovar e aumentar seu impacto no mercado!
Cuidar do relacionamento com leads é um trabalho contínuo e que merece atenção e cuidado. Não é porque seu sistema está automatizado que tudo vai ser feito da forma correta. Ainda não inventaram um sistema que se importe com os leads a ponto de saber se seus problemas foram resolvidos. Isso é com você!