Pesquisas científicas que analisam o comportamento humano e as reações biológicas do corpo ajudam a explicar o porque tomamos certas atitudes dependendo do momento. E se pudéssemos juntar ciência e técnicas de marketing para descobrir o que se passa na cabeça do consumidor e traduzir isso em soluções que melhorem nossos negócios? A boa notícia é que isso já é possível através do neuromarketing!
Neuromarketing é um assunto que tem se destacado no mundo dos negócios e nas pesquisas científicas. Conhecendo um pouco mais sobre essa ciência, você poderá colocar em prática algumas descobertas que podem ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa.
O que é neuromarketing?
Quase dei spoiler da explicação sobre o que é neuromarketing já no primeiro parágrafo. Mas para ficar claro, vamos a uma definição mais completinha: neuromarketing é a ciência que une o conhecimento científico sobre comportamento humano e as técnicas de marketing.
Ao tratar de comportamento, o neuromarketing vai a fundo nas questões biológicas do ser humano. A base científica que sustenta o neuromarketing vem dos estudos que analisam como os processos cerebrais começam e se desencadeiam. Ou seja, mais do que observar as atitudes e ações das pessoas, essa ciência procura verificar como o cérebro reage a estímulos que vêm da exposição às marcas e produtos.
Quando juntamos o conhecimento sobre como a cabeça das pessoas funciona em seus aspectos físicos (como o cérebro processa as coisas) e o conhecimento de marketing (como criar propostas de valor que estimulem trocas entre as partes), temos um grande potencial de desenvolver soluções inovadoras que podem fazer nossos negócios decolarem.
É claro que fazer experimentos e estudos de neuromarketing não é uma coisa que a gente aprende do dia para a noite. O que podemos fazer aos poucos é conhecer o que já tem sido estudado e quais são as descobertas que essa ciência trouxe e que já podemos colocar em prática para ajudar a melhorar o desempenho de nossas empresas.
Neuromarketing e a sua empresa
Pode ser que você tenha achado meio complexa essa história de misturar estudo de processos cerebrais e marketing. A perguntinha que deve estar pipocando agora é: “e o que isso tem a ver com a minha empresa, Diego?”
Dentre as coisas básicas de neuromarketing, tem uma descoberta dessa ciência que é muito importante e pode ajudar bastante quando pensamos em negócios tem a ver com o que o cliente ou os futuros clientes desejam.
Estudos que buscaram entender como as pessoas tomam decisões em relação às compras mostraram que, na grande maioria das vezes, as pessoas não sabem o que desejam. O desejo em si é algo inconsciente, por isso não é algo que possa ser explicado em palavras.
Esse é um dos motivos pelos quais podemos entender por que é tão difícil fazer pesquisas que busquem entender o que as pessoas querem. Muitos estudos sobre marketing tratam sobre isso: o fato de que as empresas não podem esperar respostas prontas no mercado. É preciso coletar informações sim, mas o resultado tem mais chance de ser positivo quando essas informações forem analisadas à luz do neuromarketing.
Vale a pena conferir mais sobre neuromarketing e os processos cerebrais que explicam como a nossa cabeça funciona na hora de tomar decisões. Para saber mais sobre essa ciência que tem revolucionado os processo de vendas no mundo todo, confira esse post do Rubens Sant’Anna, que manja tudo do assunto.