Uma empresa é formada por alguns aspectos determinantes: a ideia que dá início a um negócio, o modelo de gestão adotado e as pessoas que irão colaborar com o desenvolvimento empresarial. Este último item da lista, inclusive, é de grande importância para que as organizações alcancem bons resultados. Afinal, o sucesso está bastante ligado ao desempenho dos seus funcionários. É desse conceito que surge a gestão por competências.
De uma maneira geral, podemos afirmar que competências são o conjunto de aptidões, técnicas, habilidades, conhecimentos e atitudes de uma pessoa. Utilizar esses atributos para que a empresa possa conquistar seus objetivos e suas metas é a principal função desse tipo de modelo. Para isso, são usados direcionamentos estratégicos que auxiliam os colaboradores na melhor condução das suas tarefas.
Neste artigo, vamos tratar um pouco sobre a gestão por competências. Confira!
O que é gestão por competências?
As empresas, quando utilizam essa metodologia, procuram observar e compreender as competências que são necessárias para cada uma das diversas funções que possui. Assim, é necessário que se entenda quais são as habilidades dos seus colaboradores para, então, designar as pessoas mais indicadas para cada um dos cargos.
A gestão por competências é parte importante dentro dos trabalhos de uma empresa nos seus processos de gestão de pessoas, pois o recrutamento é feito por meio das melhores competências para o negócio, o desenvolvimento dos colaboradores acontece conforme as suas competências que se enquadram na estratégia da empresa, e a avaliação do desempenho, conforme cada competência.
Quais são os benefícios?
Esse modelo de gestão é bastante eficiente para que as empresas possam se planejar melhor, pois elas são capazes de definir estratégias, traçar metas e determinar objetivos conforme as competências necessárias para os seus cumprimentos — e direcionar os funcionários mais capacitados para a realização das funções necessárias para esse processo. Com a gestão por competências, é possível entender quais são os pontos fortes e os pontos fracos dos colaboradores e, assim, desenvolver as habilidades mais importantes para o negócio.
Ao implantar a gestão por competências, é possível notar uma melhora no nível de motivação, na produtividade, na adequação funcionários-funções — em que cada pessoa estará no posto certo —, no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores e, consequentemente, na satisfação dos clientes e no rendimento empresarial.
Como começar?
Existem quatro passos básicos que podem ser usados para implantar a gestão por competências. Mapeamento, que é o processo de identificar as competências necessárias e adequar os seus funcionários a elas; avaliação, que analisa se os funcionários têm o nível necessário de proficiências nas funções exercidas; desenvolvimento, que ensina e treina as competências dos colaboradores; e monitoramento, que é a verificação dos efeitos gerados pela gestão por competências.
O processo de implantação de um modelo de gestão por competências demanda a criação de um planejamento que defina quais são as habilidades esperadas para a condução daquela estratégia empresarial. Só assim é possível saber o que cada colaborador precisará apresentar no seu trabalho.
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Este é um guest post da Solides
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