Sabemos que a maioria dos empreendedores frente de startups conhecem a importância de uma boa estratégia de marketing. Mas também sabemos que não é simples criar algo de valor para o negócio.
Muitos de vocês já devem ter esbarrado em dois grandes obstáculos que são a falta de know-how no assunto e de mão de obra qualificada para executar uma estratégia de marketing eficiente. Mesmo com inúmeros conteúdos disponíveis sobre o assunto, ainda falta tempo para conseguir absorver com a velocidade necessária. E contratar capital humano para essa tarefa é praticamente impossível.
Por isso, que muitos empreendedores ficam, em um primeiro momento, perdidos em relação a essas questões. Afinal, qual a melhor forma de começar uma boa estratégia de marketing para as startups?
Essa é a função desse post. Eu pretendo oferecer um guia para te orientar a começar uma estratégia de marketing para startups que seja eficiente. Assim, fica mais fácil evoluir com velocidade, alcançar crescimento financeiro e atingir os resultados esperados. Confira!
Elabore a sua estratégia para Startups
A peça central do marketing digital é o conteúdo que a empresa oferece para a pessoa. No entanto, o conteúdo produzido por uma empresa só será efetivo se estiver amparado por uma estratégia muito bem planejada. Só assim será possível gerar oportunidades empresariais, os chamados leads qualificados. Logo, para montar a sua estratégia de marketing digital, você precisa saber a respostas para todas essas perguntas:
- Quem é meu público-alvo?
- No que a minha empresa é boa? O que eu preciso mostrar para minha audiência?
- Quais são os canais que meu público está presente?
- Como transformar meus visitantes em leads?
- Após capturar esse lead, como a minha empresa se relacionará com ele?
- É importante investir em links patrocinados ou ainda no Facebook para a atração da audiência antes do meu ativo de conteúdo estar pronto?
Crie uma produção de conteúdo relevante
Com todas essas respostas em mãos, fica mais fácil elaborar a sua estratégia de marketing. Agora, é a hora de selecionar os parceiros para te ajudar na produção desse material. Lembrando que o time pode ser interno ou ainda externo. Ainda existe a opção de utilizar uma equipe híbrida. Em todos os casos, o conteúdo precisa ser adequado aos objetivos da empresa e ao público-alvo.
Estabeleça quais serão os pontos de conversão efetivos
Se dentro das metas e objetivos da sua estratégia está incrementar o gerenciamento de vendas ou ainda sobre melhorar o relacionamento com o cliente, é de suma importância pensar em quais serão os pontos de conversão.
Em alguns espaços digitais criados, é importante espalhar call-to-action que convide de forma atrativa os visitantes a realizar junto com a sua empresa, uma troca justa: os dados de contato dele pelo direito ao acesso a alguns dos seus materiais que pareçam para eles irresistível. Geralmente, para conseguir dados desses usuários, é necessário instalar uma Landing Page. Nessa página, o visitante deixará suas informações pessoais.
Selecione quais serão as suas ferramentas de monitoramento da sua estratégia de marketing
Para mensurar tanto as ações quanto a efetividade da estratégia, é necessário contar com o suporte de ferramentas de acompanhamentos conceituadas e de confiança. Você pode, em um primeiro momento, medir suas métricas utilizando algumas ferramentas gratuitas como o Google Analytics. Mas depois, será preciso procurar uma solução mais consistente e automatizada, como a LeadLovers. Na hora de escolher, é importante avaliar se o software te ajudará a:
- enviar e-mails ilimitados;
- fazer o gerenciamento de Leads;
- ter domínios ilimitados;
- obter notificação de redes sociais, como o Facebook.
Espero que esse post tenha sido útil para você! E a sua empresa, já utiliza estratégia de marketing digital? Deixe seus comentários!