Como definir preço para infoproduto – 5 dicas essenciais

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Definir o preço para infoproduto não é uma das tarefas mais fáceis, já que muitos fatores influenciam diretamente na precificação.

Primeiro passo de preço para infoproduto
O primeiro passo para definir preço para infoproduto

O primeiro passo para definir preço para infoproduto

O primeiro passo é admitir que você quer ganhar dinheiro com a venda do seu infoproduto. Isso posto, aí sim podemos falar de como definir preços. Afinal, ganhar dinheiro significa gerar receita suficiente com a venda de seus produtos para que você não só cubra seus custos, como também tenha um lucro para expandir o seu negócio.

O maior erro que muitos empreendedores cometem é acreditar que o preço sozinho impulsiona as vendas. Sua capacidade de vender é o que impulsiona as vendas e isso significa adotar a estratégia de vendas direta. Ao mesmo tempo, você necessita estar ciente dos riscos que acompanham a tomada de decisões por preços baixos.

Existem duas principais armadilhas que você pode ter de enfrentar:

Preço baixo e seus problemas

Os preços baixos podem ter um impacto desastroso nos seus objetivos. Claro que, diante de uma crise, deve-se abaixar os preços para que tenha vendas, entretanto, lembre-se que os consumidores querem sentir que o valor dado vale a pena.

Por isso, pense no que o seu infoproduto irá oferecer com o preço baixo.

Os empreendedores digitais também precisam ter muito cuidado se estão cobrindo totalmente os custos de fabricação e de tempo gasto para o desenvolvimento do infoproduto.

Obstáculos do preço para infoproduto
Preço para infoproduto: preço baixo e seus problemas, preço alto e seus obstáculos

Preço alto e seus obstáculos

Por outro lado, superfaturar o infoproduto pode ser prejudicial, uma vez que o comprador pode querer comparar as ofertas (ou o mesmo material) com a concorrência. Preços altos também podem diminuir as vendas.

Coloque-se no lugar do cliente:  o que seria um preço justo para você? Também é interessante você pesquisar o comportamento do consumidor e encontrar hábitos de compras.

Qual é a sua prioridade ao precificar?

Entenda o que você quer quando precifica seus infoprodutos. Além de maximizar os lucros, pode ser importante para você maximizar a participação de mercado, que pode ajudar a diminuir os seus custos.

Você também pode querer que o seu infoproduto seja conhecido por sua qualidade, portanto irá cobrar um preço maior.

Fatores a considerar para definir o preço para infoproduto

Existem muitos métodos disponíveis para determinar o preço justo. Mas, as empresas bem-sucedidas usam uma combinação de ferramentas e sabem que o fator-chave é sempre o cliente.

O preço para infoproduto
Conheça seus clientes antes de definir preço para infoproduto

Conheça seu cliente

A realização de pesquisa de mercado é essencial para conhecer o seu cliente. Assim, você pode explorar o segmento de seus potenciais clientes por dados demográficos, perfis de compra, o que procuram e o que gostam, auxiliando a direcionar seu infoproduto para um grupo específico de clientes ou alcançar mais perfis de clientes e não apenas um grupo.

Conheça os seus custos

Um princípio fundamental da precificação é cobrir seus custos e, em seguida, levar em consideração o lucro.

Uma boa regra de ouro é fazer uma planilha de todos os custos que você precisa cobrir a cada mês, que pode incluir o seguinte:

  • Seus custos reais do infoproduto, incluindo o trabalho, marketing e venda;
  • Todas as despesas operacionais necessárias para manter e operar o negócio;
  • Os custos associados a empréstimos e financiamentos para produção, se tiver;
  • Seu salário como o proprietário e/ou o gestor do negócio;
  • Capital para futura expansão e reposição de ativos à medida que envelhecem;
Preço para infoproduto da concorrência
Conheça a sua concorrência antes de definir o preço para infoproduto

Conheça a sua concorrência

Também é útil olhar para a concorrência – afinal, seu cliente provavelmente também fará isso. Seu infoproduto é tão bom quanto? Se assim for, você pode usar o preço do vizinho como um indicador inicial.  Esse é o processo conhecido como benchmarking.

Saber como o mercado se comporta

É claro que você não é um adivinho, mas você pode manter o controle de fatores externos que irão impactar a demanda por seu produto no futuro. Esses fatores podem variar de algo tão simples, como padrões climáticos de longo prazo, para as leis que podem afetar futuras vendas. Quando o seu infoproduto está em alta porque o tema do mercado ou a concentração está em cima daquele nicho, o preço tende a subir como quando não há procura.

O preço para infoproduto varia dependendo de uma série de fatores, incluindo:

  • O que o mercado está disposto a pagar;
  • Como o infoproduto é percebido no mercado;
  • O que seus concorrentes cobram;
  • Se o produto é “altamente visível” e, por isso, são mais adquiridos;
Fidelize consumidores com preço para infoproduto
Fidelize os seus consumidores

Fidelize consumidores

Você deve sempre testar novos preços, novas ofertas e novas combinações de infoprodutos para ajudar você a vender mais. Testar novas ofertas cada mês, aumentar o preço e oferecer um bônus novo e único ou serviço especial para o cliente e mande e-mail marketing para notificá-lo de promoções!

É fato que você terá de aumentar os preços ao longo do tempo como parte de gerir o seu negócio de forma prudente. Se você nunca aumentar seus preços, você não vai estar no negócio por muito tempo. Você tem que monitorar constantemente o seu preço de acordo com o crescimento do mercado e inflação!

A melhor maneira de determinar se o infoproduto está sendo vendido por um preço justo é analisando os volumes de vendas imediatamente depois de fazer qualquer alteração. Se um aumento de preço é demasiado elevado, os clientes vão reagir muito rapidamente, por exemplo.

É claro que você não quer se indispor com sua base de clientes aumentando os preços, especialmente durante uma recessão. Em vez de ter um aumento súbito, crie um plano estratégico, por meio do qual aumentará gradualmente o seu preço.

Você sempre pode optar por promover descontos ou oferecer aos clientes algo de graça, a fim de levá-los a “experimentar” o seu infoproduto ou gerar tráfego para o seu site. Caso você precise abaixar o preço para atrair mais pessoas, recomenda-se diminuir o tamanho do seu infoproduto. Se for um e-book, por exemplo, faça em suas partes, cobrando um preço menor para cada uma, e assim por diante.

Deu para perceber que definir o preço para infoproduto requer muita análise de mercado, não é mesmo? Não basta apenas escolher um preço, é necessário rever o custo e tempo gasto, e ainda pesquisar sobre o seu público-alvo! Gostou das dicas? Então, deixe um comentário!

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