A maioria dos proprietários de PME ou gerentes de pequenas empresas pensa que a marca não é algo importante, que vale a pena prestar atenção, considerando uma perda de tempo e dinheiro. Branding para PMEs é muito mais do que apenas a divulgação através de diferentes meios de comunicação.
O que seria branding para PMEs
Muitas pequenas empresas usam os termos identidade visual, identidade corporativa, identidade de marca e branding de forma trivial, sem a importância necessária. A marca é um esforço de marketing mais amplo do que uma identidade visual, já que geralmente envolve a nomeação, comunicação, publicidade e promoção.
Muitos pensam que uma marca é como um logotipo, um nome comercial de uma mercadoria, serviço ou grupo; mas, na realidade, uma marca é a soma total de todas as características e os bens de um produto que o diferencia da concorrência, bem como a sua percepção pelo público.
Em outras palavras, existem vários componentes-chave de um esforço de branding global ou programa, começando com um logotipo e uma identidade visual através de experiências interativas, design de embalagem, comunicação corporativa, design promocional e publicidade.
A marca é a essência da sua pequena empresa. Engloba seus principais produtos e serviços, a sua reputação. É a imagem que você retrata para o mundo exterior – não apenas seus clientes, mas todas as partes interessadas, incluindo os seus colaboradores, fornecedores, parceiros e financiadores.
Em essência, a marca também é a personalidade e a alma da sua empresa, e é através dela que seus funcionários são engajados. O branding é a filosofia do seu negócio, e por meio desse processo estratégico de construção e posicionamento você pensa, define, discute, interage e serve os seus clientes.
A finalidade das marcas
Uma marca é o nome exclusivo ou próprio de uma empresa, produto ou serviço. É a totalidade de características e bens desse nome que ajuda os clientes a diferenciar a sua pequena empresa de seus concorrentes, bem como favorece a percepção do público em geral sobre a sua marca.
Marcas traduzem os valores do seu negócio e devem ser construídas para que os consumidores entendam o real significado por trás da empresa. E todas essas características precisam estar presentes em um nome bem elaborado, aliado a uma identidade visual que chame a atenção dos clientes.
Quanto mais bem construída uma marca, mais agradável ela se torna ao olhar dos clientes, que tendem a reconhecê-la com facilidade. Marcas que causam um impacto positivo nos consumidores costumam ser lembradas com mais facilidade na hora de uma compra.
PME e a importância da marca
Pequenas e Médias Empresas (PME) costumam ignorar a importância da marca, porque estão muito sobrecarregadas com a ideia de criar uma marca única e com os custos envolvidos na geração dessa marca.
Branding é a sua imagem na mente dos clientes e um meio que ajuda você a esboçar credibilidade e confiança.
Com uma marca bem desenvolvida e uma embalagem perfeita, uma empresa pode triplicar suas vendas. O problema é que a maioria das PMEs subestima o valor da marca.
Por ser um investimento financeiro muitas vezes alto para PMEs, geralmente a criação de uma marca por um designer profissional é deixada de lado, o que pode causar uma série de problemas no futuro.
Há muitas semelhanças na forma como as organizações empresariais grandes e pequenas alcançam o sucesso. Todos exigem uma marca bem estabelecida, a fim de criar valor adicional (e emocional) e efetivamente comercializar os produtos ou serviços.
O processo para estabelecer uma marca forte é fundamental para qualquer empresa de pequeno porte, para garantir a competitividade e o crescimento. E esse processo deve ser uma das primeiras coisas a serem feitas na abertura de uma empresa.
Uma marca mal construída nos estágios iniciais de uma empresa pode gerar desconfiança nos clientes. Isso ocorre porque, quando essa etapa é negligenciada no começo da empresa, na maioria das vezes é necessário recriar a marca.
E se o negócio já estiver em um estágio no qual é relativamente conhecido pelo público, uma recriação da marca pode causar estranheza.
Neste caso, é importante não confundir a recriação da marca com o redesenho da identidade visual. Periodicamente, toda empresa passará por um momento no qual serão necessárias algumas adaptações visuais na sua identidade. Isso é normal, pois envolve apenas uma modernização gráfica e, algumas vezes, pequenas adaptações no nome.
Porém, recriar uma marca “do zero” é um processo completamente diferente, que pode alterar toda a percepção que os consumidores possuem da empresa.
E isso é ainda mais sério no caso de PMEs, que lutam para buscar um destaque entre tantos outros. Então, invista corretamente no começo da sua empresa para não precisar investir duas vezes!
Fatos sobre PMEs
Devido ao seu tamanho, as PMEs tendem a se relacionar melhor e entender as necessidades de seus clientes.
Quão importante é o atendimento ao cliente? Como o lead é gerado, como pode ser medido e como pode ser usado por uma PME para efetivamente criar uma vantagem competitiva?
O branding faz diferença nesse processo, principalmente se houver identificação com o cliente e a marca; por isso, o apelo emocional e o investimento alto em marketing digital e marketing de conteúdo são fundamentais e devem sempre andar juntos.
Além de passar credibilidade, marcas fortes com conteúdos relevantes se tornam referências no mercado.
A construção da marca desempenha um papel importante na hora de definir a sua organização aos olhos do público. É parte integrante do mix de ações de marketing das PMEs, que também deve incluir estratégias de marketing direto para geração de leads e vendas de entrada, bem como marketing de mídia social para estratégias de engajamento do consumidor.
PMEs de sucesso tradicionalmente exibem um forte espírito empreendedor e, com isso, conseguem alavancar esse espírito através de uma cultura definida, a fim de oferecer serviços e produtos inovadores. Todas essas características precisam ser traduzidas em uma marca bem construída, que chame a atenção do público.
Conselhos de branding para PMEs
1 – Facilitar reconhecimento da marca
A familiaridade com o negócio é uma obrigação para os consumidores se sentirem à vontade para comprar. As marcas que são fáceis de reconhecer muitas vezes atraem mais clientes. Usar logotipos para identificar a sua marca irá ajudar os consumidores a reconhecer produtos e serviços da organização.
Um logotipo pode consistir em uma letra, uma palavra, um símbolo, ou uma combinação de ambos. Se bem construído, ele pode representar a empresa e ser inserido em uma grande diversidade de aplicações, ajudando a “assinar” tudo aquilo que diz respeito a empresa.
Além disso, as cores usadas em um logotipo ajudarão o cliente a ficar mais próximo à marca. Por isso, pense bem antes de criar o branding. Ele pode ser o diferencial que fará sua empresa se destacar entre milhares de outros negócios.
2 – Criar diferencial competitivo
Embora pensem o contrário, as pequenas empresas estão chegando com ideias já existentes no mercado. Originalidade total é algo impossível.
Portanto, considerando esse cenário, diferenciar-se da concorrência vai colocá-lo à frente. Isso vai ajudá-lo a criar sua identidade e permitir que os consumidores se relacionem com os seus produtos e serviços, seduzindo-os e os convencendo a se tornar seus novos clientes.
Fugir de clichês óbvios na construção da sua marca é essencial. Clichês são a primeira opção de muitas empresas no processo de branding e definitivamente não ajudam nenhuma delas a se destacarem.
Para se destacar, é preciso investir tempo e energia no desenvolvimento de uma marca verdadeiramente original.
3 – Gerar motivação na equipe
A estratégia de marca permite que seus funcionários entendam os objetivos propostos e reforcem sua crença na organização. A estratégia de marca forte irá garantir a sobrevivência, em longo prazo, da empresa e aumentar a motivação e segurança dos empregados. Além disso, os funcionários poderão sentir orgulho de ser membros da organização.
Portanto, invista seu tempo para que seus colaboradores entendam com perfeição a mensagem que sua marca pretende passar. Muitas vezes os funcionários são a face da sua empresa perante o público e precisam demonstrar, com exatidão, os valores do negócio.
4 – Tornar-se referência
A melhor forma de comercialização é o “boca a boca” dos consumidores. A forte imagem da marca vai aumentar as conversações entre a audiência, o que irá ajudar a gerar referências.
A importância da distribuição viral de uma mensagem através da mídia social não pode ser ignorada, e você deve explorar esse meio ao máximo.
Uma boa maneira de ser visto como referência é, também, a criação de conteúdos sobre o seu ramo de atuação. Associar a sua marca a materiais que transmitam expertise e autoridade pode fazer sua empresa se tornar referência no mercado.
Com milhões de PMEs em todo o mundo, o branding ajuda a diferenciar uma organização da outra. Depois de ter conseguido o reconhecimento de marca dentro de seu mercado, sua organização será capaz de impor preços mais elevados, dar uma maior quota de mercado.
Você sabia que branding para PME eram tão importantes assim? Afinal, é a identidade visual e interna da sua marca, serviço ou produto oferecido ao consumidor! Gostou dos conselhos? Então, deixe seu comentário abaixo e não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Artigo atualizado dia 28/12/2016
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