3 dicas de produtividade para quem trabalha com empreendedorismo digital

Tópicos

Uma das maiores dificuldades de quem trabalha com empreendedorismo digital é a organização da rotina. Afinal, no início de seu negócio, você provavelmente trabalhará como freelancer em seu próprio home office!

Em sua casa, você terá contato com diversos elementos dispersivos da atenção, como televisão, cama e geladeira! Como ser produtivo em meio a tanta distração?

Bem, esse problema não é só seu, então várias ferramentas e métodos já foram elaborados para essa árdua tarefa de otimizar a produtividade. Confira nossas dicas:

Empreendedorismo Digital - 3 dicas de produtividade
Empreendedorismo Digital – 3 dicas de produtividade

1. Gestão de tempo com a Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro sugere que nós temos quedas significativas de atenção após vinte e cinco minutos. Após esse tempo, a nossa mente não conseguiria se manter na mesma tarefa sem perda de produtividade.

Portanto, precisaríamos de um descanso para diminuir a sobrecarga de informações dadas ao cérebro. Então, a cada 25 minutos, a pessoa descansaria cinco minutos.

Depois, de quatro pomodoros de 25 minutos, provavelmente, um descanso de 5 minutos seriam insuficientes, então é hora de descansar meia hora. Aproveite esse tempo para fazer um lanche, resolver alguma pendência, etc. Depois, inicie o ciclo novamente.

Algumas regras são necessárias, como:

  • não interromper seu trabalho durante a contagem de 25 minutos, a não ser se for extremamente necessário;
  • se interromper, volte a contar do zero;
  • só pule o tempo de descanso caso você esteja realmente muito motivado.
Tire as suas ideias do papel
Tire as suas ideias do papel

2. Método GTD

O método GTD é uma sigla do inglês para Getting Things Done – que em português poderia ser traduzido como “fazendo acontecer”. É série de etapas para tirar suas ideias do papel e colocar em prática:

  • Definição do objetivo: o que eu tenho de fazer detalhadamente?
  • “Esse objetivo é realizável?”: se sim, siga em frente. Se não, considere três opções:
    • Deixar de lado definitivamente;
    • Deixar um lembrete para fazer essa atividade em algum momento certo no futuro em que ela seja realizável;
    • Deixar no seu arquivo de ideias para tentar novamente num momento mais oportuno.
  • “Qual é a próxima ação”: neste momento, há três opções
    • Faça: se a execução não demandar nenhum planejamento, você deverá fazê-la o mais rápido o possível;
    • Delegue: se a tarefa puder se delegada a alguém, não há dúvidas, delegue e passe para um tarefa que só você pode fazer;
    • Adie: agende um dia no calendário, que será sagrado, você deverá se livrar de tudo o que te impede de realizar essa tarefa até essa data.

3. Mindfulness

Ao início do dia e, nos momentos de maior tensão, utilize a técnica do mindfulness para acalmar a mente e retornar com a produtividade no pico. Sua execução é muito simples, você irá se sentar uma posição confortável e irá começar a concentrar sua atenção em algum ponto do trajeto da sua respiração.

Sempre que algum pensamento invasivo aparecer, não lute contra ele continue focando na respiração. O ideal é que o som e a sensação da respiração dominem sua mente, reduzindo, assim, o grande fluxo de pensamento que surge nos momentos de estresse.

Está vendo que, com algumas dicas simples, sua produtividade pode aumentar? Então, tire uma hora de um dia e comece a planejar a execução dessas ferramentas na sua vida!

Qual dessas dicas você pretende aplicar o mais rápido possível? Não deixe de comentar!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]

Compartilhe

Veja também

Inscreva-se e fique por dentro dos melhores conteúdos

Não se preocupe, nós nunca te enviaremos spam, ok?