Abrir um negócio é o desejo de muitos empreendedores, porém, não é uma tarefa fácil. No entanto, a fim de nortear esse caminho, algumas são as ferramentas essenciais para a gestão de negócios. E é sobre isso que eu falarei a seguir.
É preciso entender que todo plano de marketing deve ser iniciado por pesquisas de marketing e de mercado. É nesta etapa você coleta informações, analisa, classifica, avalia e distribui as informações necessárias àqueles tomadores de decisão.
Não se pode, em hipótese alguma, começar um negócio, sem ao menos pesquisar como está a área do mercado em que você está entrando e só então pensar no que fazer. Planejamento é essencial!
Conheça ferramentas essenciais para gestão de negócios
Para iniciar meu plano na gestão de negócios
Inicie com o funil de ideias. O que é isso? Consiste em analisar todo o mercado com perguntas, estudos, debates, experiências etc., enfim, potencialize todas as informações possíveis do perfil de público com o qual almeja trabalhar.
1 – Mapas mentais
Os mapas mentais se enquadram bem nesse tipo de atividade e têm objetivo simples: gerar resultado a partir de pensamentos interligados, relacionando uma ideia principal a outras secundárias e terciárias. Esse mapeamento é pura questão de lógica.
2 – Canvas
Para empresas que estão “nascendo”, o Modelo de Negócios Canvas (do inglês Business Model Canvas) tem a função de definir visualmente o modelo que uma empresa vai seguir; tudo isso relacionando-se as informações de forma integrada, rápida e ordenada.
O plano de negócios auxilia o empreendedor a dar forma ao seu objetivo, organizando as estratégias e ações de sua empresa. Com a análise SWOT, estratégia usada nas áreas de Propaganda, Marketing e Administração, quem estiver gerenciando os negócios consegue identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do mercado.
Ou seja, ao traçar esse quadro, é possível diminuir os riscos para com sua empresa e aumentar as chances de prosperar em suas metas.
Para números da empresa
3 – OBZ
E que tal uma ferramenta em que é possível compreender os “números” de sua empresa?
O Orçamento Base Zero (OBZ) permite entender onde e com o que você deve priorizar seus recursos, estabelecendo metas, analisando os principais gastos e eliminando os supérfluos, além, claro, de trabalhar o fundamental, ou seja, com o que você está realmente lidando.
4 – Fluxo de caixa básico
Há outra ferramenta similar a essa, o fluxo de caixa básico. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibiliza uma planilha em que é possível gerenciar os valores – tanto os que entram como os que saem – de uma empresa.
Para enfrentar concorrentes
5 – Análise 360º
A análise 360º é importantíssima para quem está começando no mundo dos negócios. É a partir dela que você consegue identificar seu público-alvo e suas necessidades.
Por meio dos 4Ps da Gestão de Inovação, o empreendedor consegue ter uma ampla visão de como lidar com essa questão em sua empresa: Os 4Ps vêm das iniciais das seguintes áreas: políticas, pessoas, processos e propósito, que, a partir de uma análise total, permitem fortalecer a competitividade do negócio.
Para lidar com documentos
6 – CRM
Há dois softwares bem conhecidos e valiosos para melhorar a gestão de uma empresa. Um é o Costumer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em que você cadastra e acompanha seus consumidores, atuais e potenciais.
Nada mirabolante, o software fornece informações de fácil compreensão e bastante confiáveis
7 – ERP
O outro é o Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento de Recursos de Empresa, que, além de auxiliar na emissão de documentos fiscais, realiza o controle de todos os processos.
Um ponto importante na gestão de negócios é ter sempre à disposição dos órgãos competentes os documentos atualizados, tais como relatórios e balanços.
Com isso em mãos, é possível medir e analisar os dados financeiros, além de conseguir estabelecer as metas de acordo com o crescimento da empresa. Sem isso, é bem provável que seu estabelecimento não sobreviva por muito tempo.
Lembre-se que o acompanhamento e o monitoramento, ou seja, a gestão da sua empresa é o principal fator para que seu negócio prospere.
Para divulgação da empresa
8 – Mídias Sociais
A fim de alavancar ainda mais seus negócios, as mídias sociais são grandes aliadas. Ainda vistas como entretenimento por muitas pessoas, as empresas e os investidores as veem como elementos essenciais em suas estratégias de marketing.
Esses novos canais de publicidade permitem a anunciantes dar mais visibilidade às suas empresas e serviços, oferecendo ainda um relacionamento duradouro com seus clientes.
9 – 5 forças de Porter
Uma das melhores ferramentas para que sua empresa consiga fazer uma boa estratégia de benchmarking é este clássico da administração empresarial, que nunca sai de moda.
São 5 aspectos que serão contemplados nessa análise, em forma de questionamentos.
a) Como é a rivalidade entre os concorrentes? Aqui, deve-se pensar nos concorrentes mais diretos de sua marca, sua relevância e posicionamento;
b) Quais são os serviços e produtos que podem substituir? Aqui é essencial perceber como o consumidor resolvia seus problemas sem o seu produto, e como poderá substituir sua marca pela concorrência (é algo simples? É difícil que migrem para outra marca?);
c) Como fornecedores poderão barganhar? Aqui, é interessante ver quantos fornecedores você tem, se impactarão ao parar de vender para você; se podem aderir à concorrência etc;
d) Como impedir novos concorrentes de entrar no mercado? Como conseguir a primazia sobre um segmento, com exclusividade de seu produto. Isso será fácil ou difícil? Quais cuidados para evitar que novos concorrentes surjam?;
e) Como clientes podem barganhar? Válido pensar no peso dos clientes; se são poucos ou muitos a comprar de você.
A gestão de negócios inclui não só o seu como o do mercado como um todo, é preciso ficar de olho e analisar os concorrentes sempre, pois, assim, sua empresa não ficará para trás. O caminho é contínuo, de longo prazo, nada se faz e dá resultados de um dia para o outro.
Percebe que o caminho não é tão difícil para gerir seus negócios. É trabalhoso, minucioso, sério, mas não impossível. Seguindo suas metas e objetivos com responsabilidade, com certeza você terá bons resultados.
E você? Tem outras ferramentas essenciais para gestão de negócios e gostaria de sugerir? Comente abaixo e nos conte tudo sobre sua experiência com esses facilitadores de sucesso nos empreendimentos! Até a próxima!
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