Promover um infoproduto não é uma das tarefas mais fáceis e acaba provocando erros diversos em sua divulgação. Aliás, o simples fato de conseguir terminar o infoproduto e lançá-lo já é um grande obstáculo a ser superado, uma vez que muitas pessoas ‘travam’ na hora de concluí-lo. A parte de divulgação deve ser muito bem pensada, para que o público-alvo se interesse e queira fazer o download ou participar do curso ou webinário.
Entretanto, os empreendedores digitais podem se esquecer de estratégias básicas na hora de promover seu infoproduto. E é exatamente isso que iremos discutir hoje: como evitar os erros e acertar na divulgação. Então, confira aqui 7 erros mais comuns na hora de promover o infoproduto!
Divulgação sem pesquisa
Com muita frequência, especialmente quando estão começando no marketing digital, as empresas criam um infoproduto fora das necessidades do seu público-alvo. Isto é, você tem uma grande ideia para um infoproduto, mas seus clientes não têm interesse nele, ou talvez eles não gostem do formato entregue.
Por exemplo, você cria um conjunto de vídeos ou um programa de áudio, quando, na verdade, os seus clientes preferem algo para ler e assim por diante.
Por isso, antes de divulgar seu infoproduto, é essencial que você descubra se ele poderá ser bem-sucedido, pesquisando, ouvindo seu público-alvo e prestando atenção na concorrência.
Promover o infoproduto sem teste
Muitas pessoas acabam se esquecendo do quanto é importante o feedback. É ideal que você lance uma parte do seu infoproduto ou peça que alguém que conheça o tema e já trabalhe na área lhe proporcione opiniões e comentários construtivos, a fim de que você aprimore o infoproduto antes do lançamento oficial. Inclusive, selecionar alguns clientes-teste é o ponto-chave para conseguir um feedback realista e fazer os ajustes necessários em seu infoproduto.
E saiba: se não houver procura na fase-teste, é porque o tema ou os veículos utilizados não interessaram a seu público-alvo. É melhor que você faça testes antes de investir em um lançamento, ou ficará decepcionado.
Incompatibilidade de preço
Ao criar um infoproduto, dependendo do meio escolhido, o preço tende a subir por conta do planejamento e desenvolvimento do material, correto? Lembre-se de que o seu infoproduto precisa agregar conhecimento ao público e de que seu preço deve estar compatível com sua qualidade, tamanho e o poder aquisitivo do seu cliente. Já pensou nisso?
É interessante ressaltar que muitos empreendedores não pensam nesses pontos, pois acreditam que o infoproduto sozinho trará muito custo-benefício para o usuário. Entretanto, é preciso indicar um preço adequado. Por isso, pesquise a concorrência e verifique um valor que atenda às suas necessidades e de seu público.
O que geralmente as pessoas fazem é dar um brinde a quem adquire o infoproduto, como um e-book, vídeos ou até um curso online; assim, o cliente se sente valorizado e aprecia melhor o produto.
Outra dica é disponibilizar gratuitamente, por um tempo determinado, uma parte do infoproduto, com o objetivo de analisar a procura e o interesse das pessoas pelo tema. Assim, você atiça a curiosidade dos clientes e os convence de que precisam comprar todo o material.
Landing page inadequada
Você deve estar se perguntando o que quer dizer uma landing page inadequada. Para lançar o seu infoproduto na internet, é necessário ter um site oficial que seja o destino, é a landing page do seu infoproduto.
Logo, a landing page deve ser atrativa, chamativa e muito bem desenvolvida, com cores equilibradas, layout bem estruturado e com um marketing de conteúdo muito bem feito. Isso não só chama atenção do futuro cliente, como também faz com que a sua landing page seja uma verdadeira ferramenta de publicidade, ganhando notoriedade nas mídias sociais.
Por isso, invista em arte e design, pois uma landing page fraca ou sem atrativos não levará o cliente a lugar algum, apenas à distração. Uma dica é exibir comentários de clientes satisfeitos com o infoproduto e pesquisas relacionadas ao tema, objetivando que novos clientes percebam o quanto o infoproduto pode ser útil.
Não divulgar o bastante
Se você criou o seu primeiro infoproduto depois de anos investindo em marketing de conteúdo em seu blog, a divulgação deve ser constante e regular. Mesmo que você seja popular na esfera de marketing digital, ao lançar o infoproduto, você não deve apenas ficar esperando as vendas acontecerem.
Pelo contrário, deve ir atrás do público e estar presente nas redes sociais, divulgando e compartilhando.
Caso você queira instigar o público-alvo a adquirir o infoproduto, é interessante usar gatilhos mentais. Um exemplo: avisá-lo, nas postagens atualizadas do blog, que, em breve, apresentará uma novidade, que em determinado dia ocorrerá o lançamento – trata-se do gatilho de antecipação.
Trabalhar com o público envolve muito diálogo e publicidade, portanto, não deixe de vender o seu infoproduto, mesmo antes de estar preparado!
Não saber como promover infoproduto
Talvez este seja um dos erros mais comuns que acontecem na hora de lançar um infoproduto. Não basta apenas criar um produto digital sem saber como vender ou como funcionam: o funil de vendas, a página de vendas e o e-mail marketing. Todo esse processo envolve muito estudo e análise.
Por isso, durante o planejamento do infoproduto, recomenda-se que você estude sobre o processo de vendas e como conquistar o público, conforme o tipo de conteúdo que você já publica em seu site, atraindo-o e fazendo-o adquirir o seu produto digital.
Aliás, não se esqueça de escolher um bom título para o seu infoproduto, porque isso também influencia nas vendas. Há, inclusive, programas que ajudam na criação de títulos.
Ter pressa
Não adianta você ter pressa para promover seu infoproduto. Isso quer dizer que, se você o produzir de forma rápida, tenha quase certeza de que não o fará corretamente ou não abrangerá por completo o tema, podendo acarretar o fracasso das vendas e até mesmo a decepção dos seus futuros clientes. Portanto, faça cada passo com calma.
O que você achou dos nossos 7 erros de promover um infoproduto? Agora que você já sabe o que não deve fazer, da próxima vez você saberá evitar os erros e acertar em cheio na divulgação do produto digital!
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