Hoje em dia é muito comum ter uma ideia e empreender. As pessoas estão buscando cada vez mais os seus sonhos e tentando ter certa independência financeira. Entretanto, alguns erros na hora de empreender estão ligados desde ao planejamento até as estratégias de e-mail marketing ou de publicidade, por exemplo.
O que é necessário saber, logo de cara, é acerca da importância de um plano de negócios, a fim de descobrir se a sua ideia é viável ou não, principalmente se quer empreender com sucesso e vender mais. Sem um plano, você não saberá nem por onde começar e quais são os passos básicos de empreender.
Além de produzir um plano de negócios, especificando a sua ideia, realizando uma pesquisa de mercado, definindo o público-alvo e sabendo definir quais necessidades serão alcançadas por meio do seu negócio, é preciso ter em mente quais são as metas em curto e longo prazos. Só assim você seguirá essa veia empreendedora. Em seguida, tudo relacionado ao planejamento, equipe e setores são necessários para tirar a ideia do papel e colocá-la em prática.
O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas acabam esquecendo-se desses passos, se jogando no empreendedorismo sem ao menos saber se é viável ou não. Portanto, separamos no post de hoje, alguns erros na hora de empreender que não podem ser cometidos.
Você saberá, após a leitura, o que deve evitar, como não saber elencar os seus objetivos ou não investir em uma campanha de e-mail marketing.
Seja como for, continue lendo!
Erros na hora de empreender que precisam ser evitados
Confira a lista abaixo e planeje, desde o início, o seu negócio.
- Preocupar-se apenas com o dinheiro
A partir do momento em que você quer iniciar um negócio próprio é preciso que você escolha a área a qual se identifique mais, que seja um nicho que você tem experiência ou pelo menos tem paixão. Só assim você terá sucesso no mundo do empreendedorismo, caso contrário, você se sentirá frustrado. Nesse momento, o dinheiro não importa, uma vez que você deverá estar fazendo algo que lhe dê prazer para então colher os frutos. Pense na ideia e não no retorno.
- Esquecer-se da concorrência
É difícil pensar em uma ideia inovadora, que ninguém nunca pensou antes. Por isso que as pessoas estão tentando, cada vez mais, aprimorar negócios já existentes para conquistar o público-alvo. Mesmo que ache que sua ideia é fenomenal e completamente moderna, você não pode esquecer-se na concorrência. Acredite, ela existe.
E é a partir dessa concorrência que você saberá diferenciar o seu negócio. Descubra as brechas e tente aprimorar o serviço, produto, trazendo alguma novidade para o público. Mais que isso, analise o comportamento dos clientes e as campanhas de e-mail marketing e de publicidade da concorrência, de modo que você se familiarize mais rápido com esse negócio e tente organizar melhor as suas ideias.
- Fugir-se dos detalhes
Dentro de qualquer negócio os detalhes fazem toda a diferença, são esses que definem a sua ideia. Por isso não se pode fugir de nenhum detalhe. É comum que os empreendedores apenas definem a ideia e pronto, coloquem-na em prática. Entretanto, essa definição é maior que um simples objetivo:
- O que o seu negócio irá oferecer?
- Se for um produto, de que tamanho? De que cor?
- Como será a embalagem?
- Quais serão os canais de comunicação e de distribuição?
- Como será a linguagem no e-mail marketing?
O mesmo vale na hora de contratar e formar a sua equipe. Saiba estipular qual é a quantidade certa para colocar a ideia para funcionar, quais são os setores que necessitarão ser formados. Ao identificar isso, o dia a dia da empresa poderá ser mais organizado, desde o momento da sua concepção.
- Comprometer o orçamento
Para empreender é preciso de um orçamento pré-estabelecido para investir no negócio. Quando você não consegue separar as finanças pessoais das finanças empresariais o seu negócio pode naufragar em poucos meses, uma vez que você acaba priorizando outras tarefas em virtude de outras. Logo, em primeiro lugar, separe as contas.
Além disso, o segundo passo é saber quanto será necessário pagar no que diz respeito aos impostos. Para cada atividade econômica deve-se pagar uma taxa. Então, quando se faz um plano de negócios, é ainda melhor pesquisar os tributos e já acoplá-los no seu planejamento. Dessa forma, você não irá comprometer o seu orçamento.
O que não deve ser esquecido também é a análise de visibilidade. Ao realizar uma projeção de vendas e de retorno, por exemplo, você descobre o prazo para receber resultados positivos em relação ao negócio. Com esse tipo de análise fica mais fácil organizar o cronograma e definir o orçamento da melhor forma possível.
- Não estar aberto às críticas
O que não falta no mundo do empreendedorismo são críticas. As ideias estão sujeitas às críticas, principalmente construtivas, que têm como objetivo aprimorar, enriquecer o negócio. Entretanto, em algum momento pode ser difícil estar aberto às críticas, uma vez que você acredita tanto na sua ideia que não quer ouvir o que os outros têm a dizer.
Por isso a necessidade de realizar a análise de viabilidade do negócio, conhecer o mercado e testar a sua ideia. Conversar com o público-alvo, pedir opinião aos amigos e familiares apenas fará com que o seu negócio acerte no ponto, de atender às necessidades da população.
- Não investir no e-mail marketing
Como já dito, é vital que você teste o seu negócio. E quando você o aplica na prática, é preciso criar campanhas de marketing que divulguem o seu serviço e produto. E uma das campanhas é através do e-mail marketing.
Têm empreendedores que não confiam nessa ferramenta ou pensam que está totalmente obsoleta. Pelo contrário, o e-mail marketing está muito presente no dia a dia de muitas empresas porque é com ele que dá para segmentar os clientes e personalizar ainda mais o relacionamento entre empresa e cliente!
Esses foram os erros na hora de empreender mais comuns. Portanto, fique bem longe deles. Aprenda com esses erros e elabore um plano de negócios antes de mais nada! E não se esqueça do e-mail marketing!
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