Você sabe mesmo o que é inbound marketing?

Você sabe mesmo o que é inbound marketing?

Você sabe mesmo o que é inbound marketing?

Com a popularização da internet e aumento da presença online de várias marcas, muitas novas estratégias e formas de divulgação surgiram, sendo o inbound marketing uma das mais conhecidas e comentadas.

Descubra o que é inbound marketing

Você sabe mesmo o que é inbound marketing?

Mas você sabe o que é inbound marketing? Acompanhe o meu post de hoje e fique por dentro desse assunto que cresce a cada dia mais!

O que é inbound marketing?

Inbound marketing, também conhecido como novo marketing, é uma forma de se comunicar com o cliente de uma maneira menos invasiva e com a permissão dele. Essa forma de comunicação visa ganhar o interesse do cliente e compartilhar com ele conteúdos do seu interesse, ajudando-o a solucionar dúvidas e se preparar para o momento da compra.

Por ser menos invasivo e oferecer conteúdos que interessam o público, o inbound também é conhecido por ser o “marketing que as pessoas amam”.

Formas de fazer inbound

O inbound, que tem como estratégia oferecer conteúdos interessantes e tornar a marca/empresa relevante pro cliente, pode ser feito de diversas formas. Algumas delas são:

  • Posts em blogs;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Conteúdo para mídias sociais;
  • Ebooks e White Papers;
  • Infográficos;
  • Vídeos e podcasts;
  • E-mail marketing;
Etapas do inbound marketing

Etapas do inbound marketing

Etapas do inbound

A metodologia do inbound se divide em quatro etapas, sendo elas:

  • Atrair: nessa etapa, pessoas que se interessam pelo conteúdo oferecido são atraídos e aí se inicia a relação deles com a marca.
  • Converter: é nesse estágio em que o visitante se transforma num lead, ou seja, ele oferece a sua empresa alguma informação importante (e-mail, telefone, etc) em troca de uma recompensa ou conteúdo rico.
  • Fechar: nessa terceira etapa, os leads vão sendo aquecidos com conteúdos relevantes e os mais qualificados se transformam em clientes, que acabam fechando negócio.
  • Encantar: após a consolidação da compra, é necessário continuar nutrindo os clientes para se manter sempre presente em suas mentes e timelines. Além disso, é importantíssimo que durante todo o processo o atendimento a ele seja o melhor possível, pois um cliente encantado tem grandes chances de se tornar um promotor da marca.

Benefícios do inbound

O inbound, por ser menos invasivo, acaba caindo no gosto dos clientes e a empresa passa a ser adorada e promovida por eles. Além disso, essa estratégia colabora para a consolidação da imagem da marca.

Com o inbound também há uma certeza maior de retorno, afinal os leads que chegam estão mais qualificados e sabem bem o que eles precisam, o que facilita muito na hora da conversão de potenciais negócios em vendas.

Começando no inbound marketing

Como começar com o inbound marketing

Como começar com o inbound

Por ser um tópico relativamente novo, não são todos os profissionais de marketing que entendem bem do assunto. Por isso, é interessante sempre procurar materiais sobre o tema e, se possível, contar com a ajuda de agências e profissionais especializados em inbound.

Enfim, esperamos que você tenha gostado do post e aprendido um pouco mais sobre o inbound marketing, que está crescendo de forma exponencial. Não deixe de me seguir nas redes sociais para ficar por dentro das tendências na área!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *