A estratégia deve se tornar a palavra-chave de quem decide ingressar no comércio eletrônico. Certamente, você se preocupa com a escolha da plataforma e isso também é importante nesse processo de implantação. Contudo, há outros passos anteriores que alguns empreendedores costumam pular e, lá na frente, esses detalhes acabam fazendo a diferença.
Quer saber como montar uma loja virtual? Confira a seguir algumas dicas que preparei especialmente para você!
Pesquise sobre as burocracias do e-commerce
Veja bem, não estou aqui para diminuir sua empolgação, no entanto, preciso te informar que antes da escolha do formato da sua loja virtual, você precisa parar, pesquisar e analisar alguns pontos cruciais para o seu negócio. Isso dá trabalho, eu sei, mas é necessário. Existem alguns pontos que não podem ser ignorados:
- Lei do e-commerce, Decreto no 7962/2013: padronizou as negociações de compra e venda pela internet, ou seja, trata-se de um material que deve ser consultado.
- CPF ou CNPJ: se você quer dar um aspecto mais profissional para a sua loja virtual, opte pela segunda opção. Hoje em dia, é possível contar com a emissão de CNPJ via Micro Empreendedor Individual (MEI). Apesar do limite de faturamento ser de R$ 60 mil por ano, não há tantas burocracias.
- Emissão de nota fiscal: é necessário e você pode usar a NFe direto do site da Receita Federal. Depois que o negócio evoluir, adote o ERP.
Procure saber mais sobre cada uma dessas questões se quiser evitar problemas e dores de cabeça.
Entenda o seu motivo de montar uma loja virtual
Você quer vender? Quer ter uma renda extra? Quer prosperar com a sua loja virtual? Procure entender o que te motivou a isso. Se o seu porquê tem a ver com as vendas simplesmente, saiba que esse é o caminho mais curto, porém perigoso. O risco de o comércio online fracassar é alto. Sem estratégias, é praticamente impossível transitar ou sobreviver nesse espaço.
Quer um exemplo? Você decidiu abrir a sua loja na internet porque percebeu o quanto é difícil encontrar produtos para quem adotou o método no/low poo nos cabelos. Daí, quer solucionar isso. Ou seja, esse é um porquê, uma motivação. Nesse processo, você acaba descobrindo o seu nicho e, consequentemente, o seu público-alvo.
Escolha a plataforma mais adequada
Se essa é a sua estreia, mas seu projeto ainda não tem grandes proporções, opte pelas plataformas de lojas alugadas, pois esses formatos te dão o suporte necessário em termos de opções de pagamentos, segurança de dados e check-out transparente. Nesse modelo, você ganha tempo para fazer a divulgação e cuidar de outros detalhes.
Nas lojas criadas a partir de open source, o custo pode ser alto, apesar de o código ser fornecido gratuitamente. A compra do direito de usar o software também não é a opção mais indicada se a sua loja ainda não tem clientes ou se ela se encaixa no padrão de pequeno ou médio porte.
Elabore a sua estratégia de marketing
Para divulgar sua loja virtual, você pode contar com diversas opções, como Google AdWords, redes sociais, criação de conteúdo e e-mail marketing. Pesquise sobre cada uma dessas possibilidades e comece a produzir. Se puder, contrate um profissional ou uma empresa especializada para cuidar dessa parte.
Essas dicas podem te ajudar a dar o pontapé inicial nas etapas que envolvem a criação do negócio online. Entretanto, existem outros passos importantes e muito trabalho a ser feito se você quiser ter sucesso em seu e-commerce. Montar uma loja virtual só para vender, sem propósito algum, não faz o menor sentido para quem, de fato, deseja empreender na internet.
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