Vale a pena ser empreendedor digital em tempos de crise?

Tempo de leitura: 6 minutos

Atualmente, a crise está afetando vários setores da economia no Brasil. Uma das grandes dificuldades que o brasileiro está enfrentando nesse momento é a falta de empregos e de oportunidades para empreender no país. Por esse motivo, uma das alternativas que várias pessoas encontraram é a de se tornar empreendedor digital.

Isso tem se tornado frequente, seja pelo fato de não ser necessário grandes estruturas para começar o negócio, seja por não haver incidência grande de impostos, como ocorre no meio físico para manter um estabelecimento. O fato é que, cada vez mais, essa tem sido vista como uma saída para a crise, no sentido de trazer ganhos rápidos e escaláveis.

Empreendedor digital em tempos de crise
Vale a pena ser empreendedor digital em tempos de crise?

Embora seja visto como um caminho interessante, iniciar o negócio no meio digital não é algo simples, exigindo bastante dedicação , perseverança e energia, para superar qualquer crise.

É muito fácil encontrar empresários cujas histórias começam a partir da demissão em uma empresa formal e, procurando algo para sobreviver, passaram a investir em algo que aparentava ser simples, e que cresceu com o tempo.

Levando em consideração a internet, cujo setor é mais fácil de atingir as pessoas, as histórias de ganhos das empresas que operam via digital são constantes. E o melhor de tudo é saber que esse setor ainda não foi atingido pela crise.

Como o empreendedorismo digital ainda está em suas fases iniciais no país, exige uma dose de criatividade e estudos para saber como estruturar sua ideia de empreendimento e saber qual a melhor estratégia para atrair público. Contudo, quando você começa a ganhar clientes fiéis à medida que o tempo passa, os ganhos se multiplicam. Algumas vezes o seu ganho é superior a seu salário anterior, em pouco tempo, o que serve de grande motivação.

Início do empreendedor digital
Fase inicial do empreendedorismo digital

No meio digital, boa parte dos negócios nasce a partir das necessidades cujas soluções eram difíceis de conquistar por conta da praticidade e/ou do custo.

Por exemplo, os aplicativos da Creative Mobil foram criados com a ideia de ajudar as pessoas a saberem quais concursos públicos estavam com inscrições abertas que fossem de interesse de cada um.

Basicamente, o negócio surgiu a partir de uma necessidade frequente em várias pessoas. Com a criação de um aplicativo para smartphones, o negócio acabou se expandindo e agora é um dos apps mais famosos do país em termos de busca de empregos.

Além de necessidades não satisfeita pelas opções do mercado, como vimos, o meio digital é tão dinâmico que abre espaço até mesmo para que certos hobbies permitam a criação de negócios rentáveis.

Empreendedor digital com negócio rentável
Criação de negócios rentáveis

Isso acontece com muita frequência com gastronomia – pessoas que faziam chocolate para vender como renda extra começaram a levar a atividade mais a sério, ao variar nas formas pelas quais seus produtos eram vendidos.

Foi assim que surgiu a marca Cacau Show, rede de loja de chocolates, que vende desde pequenas barras a trufas diet.

Várias lojas tentaram imitar o sucesso e falharam, exatamente no fator “show” dos produtos – ou seja, há todo um trabalho na apresentação dos produtos, todos baseados na mesma matéria-prima, o chocolate. Por isso, transformou-se em um sucesso, agradando em cheio diversos segmentos de consumidores.

Empreendedor digital
Exemplo de empreendimento físico

O exemplo se trata de um empreendimento físico, claro, mas pode ser aplicado no comércio online, como por exemplo, quando nos deparamos com a possibilidade de escolher as cores e os tamanhos de produtos, o que acaba se tratando de uma vantagem em comparação ao comércio tradicional no qual, muitas vezes, certos itens e modelos não se encontram nas lojas físicas.

Por tudo o que foi mencionado acima, mostramos o porquê de o empreendedorismo virtual ser considerado uma das grandes alternativas para driblar a crise econômica.

Entretanto, é necessário que tomemos cuidado com o seguinte: basear-se demais em modelos de sucesso pode trazer prejuízos ao seu negócio. Quer entender como? Então, veja a seguir algumas das nossas dicas antes de iniciar essa jornada.

O empreendedor digital deve estudar e trabalhar
Estude e trabalhe bastante

1. Estude e trabalhe bastante

Empresas bem-sucedidas requerem uma grande responsabilidade. O fato de o seu negócio operar via internet significa que estará aberto praticamente 24 horas por dia, ao contrário das empresas físicas.

Todas as teorias sobre administração devem ser absorvidas e aplicadas de acordo, além de noções de informática, como códigos HTML, scripts, Photoshop (para criar imagens atraentes para o consumidor). Muitos chamam a era da crise como melhor época para aprender coisas novas, portanto, vá atrás das informações necessárias para estruturar um negócio próspero na web.

2. Evite esquemas de dinheiro rápido

Infelizmente, tentativas de golpes só aumentam na internet, com propagações de mensagens sobre empresários que conseguiram se tornar milionários no ambiente virtual de forma rápida e simples.

A verdade é que no mundo do empreendedorismo ninguém fica milionário de noite para o dia – leva-se muito tempo para colher os frutos do trabalho, e os lucros. Tome cuidado com as mensagens de dinheiro rápido, pois são armadilhas disfarçadas.

Empreendedor digital, gerencie seu tempo
Gerencie o seu tempo

3. Gerencie o seu tempo

A organização é essencial para o seu empreendimento, ainda mais quando ela é virtual, pois, ao ser feito em home office, é fácil de se atrapalhar em meio do seu trabalho.

Por isso, mantenha todos os seus arquivos (documentos, relatórios das atividades comerciais, programas mais utilizados etc.) separados em pastas, verifique as suas mensagens de e-mail diariamente e seu controle no uso das redes sociais, visto que esse último elemento prejudica a sua produtividade.

Seu ambiente de trabalho deve ser limpo para que você se sinta à vontade de trabalhar nesse local.

O seu tempo deve ser gerenciado para que você tenha um bom rendimento diário.

4. Seja criativo e inove na sua apresentação do seu produto

Sua marca é importante na hora de apresentar o seu produto. Por isso, tenha em mente no perfil que você possui diante das outras pessoas. Isso é um elemento fundamental nos negócios. Tente conhecer melhor o seu empreendimento e monte uma imagem diante das pessoas.

O que achou do artigo? Entendeu melhor como é possível prosperar em tempos de crise, tornando-se empreendedor digital? Comente logo abaixo a sua opinião.

Estratégias de vendas online prontas.Saiba mais!

Estratégias de vendas online prontas.
Saiba mais!

Te ajudamos a automatizar seu marketing digital.

You have Successfully Subscribed!