11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber

11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber

11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber

11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber

Se você começou sua carreira como empreendedor a pouco tempo, é provável que você tenha ouvido uma coleção de palavras novas. Muitos desses termos vêm do inglês e quem domina a língua já consegue ter uma ideia dos significados.

Mas é importante ter em mente o que é cada coisa, para que você possa se desenvolver cada vez mais e aproveitar todas as oportunidades que aparecerem.

Seria possível escrever um dicionário inteiro só com termos comuns no empreendedorismo que todos devem saber na ponta da língua. Para dar um start no seu novo vocabulário, separei 11 termos para começar. Vamos lá?

Uma coleção de “Cês”

11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber - Uma coleção de “Cês”

Uma coleção de “Cês”

CEO, CVO, CTO… você já deve ter ouvido ou lido essas siglas por aí. Mas sabe o que todas elas significam?

Essas siglas representam cargos importantes dentro das empresas. O “C” significa, chief, ou chefe. A letra “O” do final é de officer, que representa gestor, administrador ou líder. A letra do meio varia, pois representa a área em que esse chefe atua, que pode ser a área técnica (T), financeira (F) e por aí vai.

Vamos conhecer as mais comuns e também a minha favorita:

  • CEO – Chief Executive Officer: é o presidente executivo da empresa, ou seja, a pessoa que vai liderar todas as ações. É responsável por planejar e colocar em prática as estratégias e coordenar o que precisa ser decidido e implementado.
  • CTO – Chief Technical Officer: é a pessoa que cuida das questões técnicas da empresa. É um cargo muito comum em indústrias e empresas de tecnologia, que precisam de alguém que tenha conhecimentos específicos de desenvolvimento de produtos ou programação.
  • CFO – Chief Financial Officer: é o responsável pelas finanças, cuidando do controle de caixa, do planejamento financeiro e tudo mais. Envolve dinheiro? É com o CFO!
  • CVO – Chief Visionary Officer: essa é a posição que eu assumo na minha empresa, a leadlovers. O CVO é o responsável por planejar o futuro da empresa, trabalhando para que os rumos tomados sejam os que mais contribuam para sua evolução.

 Lean Startup

11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber - Lean Startup

Lean Startup

Lean Startup, ou startup enxuta, é uma metodologia para criação de novos negócios que querem crescer rápido. Em pouco tempo, acabou se tornando uma tendência entre os empreendedores.

Quem falou primeiro sobre Lean Startup foi o Eric Ries, um empreendedor que certo dia percebeu que a forma como os negócios eram lançados até então eram muito caras, demoradas e tinham uma taxa de fracasso muito alta.

Ele cansou de perder tempo e decidiu que era hora de juntar conhecimentos diferentes para conseguir criar uma forma de fazer com que o empreendedorismo fosse mais prático, útil e eficiente. Assim surgiu a metodologia Lean Startup, que busca acelerar o aprendizado e reduzir o desperdício, garantindo que a empresa valide o seu produto no mercado.

Pitch

11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber - Pitch

Pitch

No universo empresarial, pitch é o discurso que você usa para apresentar a sua empresa. O pitch pode ter diversos objetivos: divulgar sua empresa, demonstrar a sua ideia ou apresentar o estágio da sua empresa para conseguir investimento – esse último é o mais comum.

Outro tipo de pitch que se ouve bastante por aí é o elevator pitch, ou “pitch de elevador”. Imagine que você encontra um investidor no elevador e ele te pergunta: o que sua empresa faz? Você tem 10 segundos para explicar sua ideia e demonstrar como ela é incrível. E aí? O pitch de elevador é basicamente como você explica a sua empresa em uma frase. Isso deve estar sempre em mente, afinal, você nunca sabe quando pode precisar!

Networking

11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber - Networking

Networking

Networking é a formação da sua rede de contatos, ou seja, as pessoas que estão ao seu redor e que de alguma forma podem contribuir com o desenvolvimento do seu negócio. O networking é uma ferramenta importante na vida do empreendedor, por ser uma forma de acelerar processos, fechar parcerias e compartilhar experiências.

Nem sempre os contatos que já temos são suficientes: é sempre bom expandir a sua rede, para abraçar novas oportunidades. Um bom lugar para desenvolver sua rede de contatos é em um meetup.

Meetup

11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber - Meetup

Meetup

Meetup é uma reunião informal de empreendedores com o objetivo de gerar discussões, trocar experiências e estabelecer novos contatos. São eventos que geralmente têm palestras interessantes, em lugares bacanas, com comes e bebes. A ideia é deixar as pessoas bem à vontade, para que a conversa flua naturalmente.

No Vale do Silício é bem comum esse tipo de evento. Outras comunidades de empreendedores ao redor do mundo também têm realizado meetups, depois que descobriram como essas reuniões fazem a diferença para quem participa.

Job rotation

11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber - Job rotation

Job rotation

Job Rotation, ou “rotação de cargo”, é uma forma de aumentar o aprendizado dos seus colaboradores. Quando falamos de equipes de trabalho, é essencial que cada um compreenda a importância de cada nível do processo.

O job rotation é super útil para isso, pois propõe que os colaboradores assumam cargos diferentes para ver como cada parte é importante. Aprendendo na prática o que cada função faz, os colaboradores tendem a compreender melhor o processo, o que os ajuda a pensar melhor no todo, contribuindo para que as atividades fluam melhor.

Joint Venture

11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber - Joint Venture

Joint Venture

Quando uma empresa começa, existe uma tendência de se ter poucos recursos para dar o start. Por isso, se unir a outros negócios que já estão no mercado pode ser uma boa estratégia. Essas é a ideia principal das Joint Ventures, que são alianças estratégicas entre empresas que têm objetivos comuns.

Uma joint venture é estabelecida quando as empresas fazem um acordo por um tempo determinado, onde unem esforços e recursos para o desenvolvimento de um novo negócio, dividindo os resultados – sejam bons ou ruins.

ROI

11 termos comuns no empreendedorismo que você precisa saber - ROI

ROI

ROI ou return on investment, é uma métrica super importante e que você precisa ter em mente. O ROI calcula o retorno que a sua ação gerou baseado no investimento inicial que foi feito. Para saber mais sobre ROI e como calcular, você pode conferir esse post que fiz especialmente para essa métrica.

Bom pessoal, por hoje é isso. Na sua caminhada, você ainda vai se deparar com muitos outros termos diferentes. O importante é deixar a sua curiosidade sempre ligada no máximo e não deixar nada novo passar sem buscar entender o que significa!

1 Comentário

  1. Afonso Nast disse:

    Outro excelente post. A cada ano, tanto no marketing, quanto no empreendedorismo novos termos aparecem. Considero muito importante esse tipo de dilgação a fim de não terminarmos perdidos no meio de tanta informação. Se não se incomoda, estarei publicando um resumo em meu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *