Sua empresa depende muito de você?

Sua empresa depende muito de você?

Melhore sua gestão construindo uma equipe de alta performance.

Quando começamos um empreendimento, tudo está em nossas mãos. Mas, com o tempo, as demandas crescem e a equipe também. Nessa hora, é preciso começar a organizar a gestão para que o grupo de colaboradores da sua empresa se torne uma equipe de alta performance.

Como você pode imaginar – e talvez já esteja vivendo isso na prática – gerenciar e motivar equipes não é uma tarefa fácil. Por isso, eu trouxe esse tema para conversar com você. Vou começar falando sobre a importância da equipe. Isso precisa ficar muito claro para você, como líder.

Equipe é um ativo da empresa

Sua empresa depende muito de você? - Equipe é um ativo da empresa

Equipe é um ativo da empresa

Uma coisa que eu gosto muito de lembrar é que nossos colaboradores precisam ser vistos como um ativo da empresa. Cada membro da equipe é um recurso super valioso, que impacta muito no desempenho geral. As equipes precisam estar sempre evoluindo e o seu papel como líder é criar oportunidades para isso.

“Beleza, Diego! Tudo o que você está dizendo parece muito bonito, mas como posso fazer tudo isso na prática?”

Calma, tudo tem um jeito. Como uma equipe engajada e produtiva não é algo que se constrói do dia para a noite, é preciso começar devagarinho. Por isso, separei algumas dicas que podem ser os primeiros passos para você melhorar a gestão e o desempenho de sua equipe.

Alinhe seus valores com os de seus colaboradores

Sua empresa depende muito de você? - Alinhe seus valores com os de seus colaboradores

Alinhe seus valores com os de seus colaboradores

Dizem as boas línguas que precisamos escolher como colaboradores aquelas pessoas que poderiam ser também nossos sócios. Sócio é uma coisa bem difícil de escolher, afinal, é uma pessoa que vai estar ligada a você em muitos sentidos. Mas algo que é crucial para uma parceria dar certo é o alinhamento de valores. Ou seja, acreditar no mesmo objetivo e trabalhar para alcançá-lo dentro dos mesmos princípios.

O colaborador pode parecer mais distante que o sócio (na prática e por questões jurídicas, acaba sendo). Mas a importância dos dois é muito próxima, pois o sucesso da empresa depende de todos. A parceria entre os sócios e os colaboradores precisa existir. Sem isso, sua empresa cria elos fracos, que podem ser desfeitos a qualquer momento. Aí o trem pode sair dos trilhos.

Aprenda a delegar tarefas

Sua empresa depende muito de você? - Aprenda a delegar tarefas

Aprenda a delegar tarefas

Ah, essa é uma dica difícil, heim? Como é duro delegar! Parece que não vai dar certo se a gente passar a tarefa para outra pessoa… Só que daí você se vê atolado, com demandas até o pescoço, as coisas atrasando… Que desespero!

Mas sabe o que acontece? Muitas vezes, alguém da equipe vai conseguir fazer aquela tarefa melhor e mais rápido que você. Pode ser que a tarefa tenha a ver com algum processo ou atividade que seja muito mais próximo do dia a dia daquele colaborador, mas talvez esse fato não seja tão óbvio para você.

Delegar tarefas (das menores até as mais importantes) é essencial. Assim, você dá mais autonomia para seus parceiros, criando um ambiente de confiança e sem sobrecarregar ninguém.

Invista no bem-estar da equipe

Sua empresa depende muito de você? Invista no bem-estar da equipe

Invista no bem-estar da equipe

Equipe feliz trabalha feliz. O bem-estar dos seus colaboradores deve estar na sua lista de prioridades. Isso inclui pensar em detalhes da infraestrutura da empresa que possa proporcionar isso. Você pode começar com coisas simples, como deixar à disposição uma mesa com biscoitos e um cafezinho. Com o tempo, a própria equipe pode sugerir melhorias dentro das possibilidades de espaço, orçamento e tempo.

Outra coisa importante são os benefícios que você vai oferecer para quem trabalha com você. No começo, é difícil oferecer coisas como plano de saúde, vales e tudo mais. Mas seja criativo! Pense em detalhes que possam fazer a diferença na vida dos seus colaboradores, fazendo com que eles se sintam valorizados.

Conheça e desenvolva os talentos

Sua empresa depende muito de você? Conheça e desenvolva os talentos

Conheça e desenvolva os talentos

É importante estar atento e conhecer bem cada um dos seus colaboradores. Muitos terão habilidades que podem ser desenvolvidas dentro do ambiente da empresa, tornando-se úteis para resolver alguns problemas e demandas no dia a dia. Sabendo os talentos de seus colaboradores, você pode ajudá-los a desenvolvê-los cada vez mais e ainda pode melhorar a forma como as coisas são feitas em sua empresa.

Bom, acho que é isso!

Basicamente, as chaves para o sucesso da sua equipe são motivação e produtividade. Seguindo essa linha, você vai construir uma equipe de alta performance, que funciona naturalmente. Você, como líder, vai conseguir ter aquele tão almejado tempo para planejar o futuro da empresa e ficar de olho nas mudanças do mercado, o que vai te levar a guiar a sua equipe pelo melhor caminho.

E aí, acha que é possível transformar a sua equipe dessa forma? Me conte um pouco mais sobre isso nos comentários! Sua experiência enriquece esse blog e pode ajudar outros empreendedores a crescer também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *