3 dicas para mudar o status quo na sua empresa

3 dicas para mudar o status quo na sua empresa

Status quo da empresa

Chegou a hora de mudar o status quo da empresa

Status quo é um termo em latim que tem a ver com a situação em que estamos. Às vezes podemos olhar para a nossa empresa e pensar que, se tudo está estável e tranquilo, não há com o que se preocupar. Mas a calmaria nem sempre é um bom sinal: uma fase de estabilidade pode ser um sinal de alerta de que você está na temida zona de conforto!

É nessa hora que você precisa arregaçar as mangas e mudar a situação, ou seja, mudar o status quo na sua empresa. Mas como saber se realmente estamos na zona de conforto? E se estivermos, como fazemos para nos livrar desse momento tão perigoso para a empresa? Depois que conseguimos sair da estagnação, como é possível se manter firme?

Vem comigo que separei algumas dicas que me ajudaram muito ao longo da minha caminhada para te auxiliar a responder essas perguntinhas tão difíceis e tão presentes na vida empreendedora.

Faça uma autoavaliação sua e da empresa

Faça uma autoavaliação

Essa dica é para te ajudar a refletir sobre como identificar se você está ou não na zona de conforto. Como estamos falando de status quo, o primeiro passo é definir a real situação em que você, sua equipe, sua operação estão. Ou seja, avaliar o panorama geral da sua organização. É o momento de ver se você está no caminho ou se desviando do seu propósito.

Fazendo uma autoavaliação, você e sua equipe poderão identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio. Assim, vai ser possível investir mais naquilo que você perceber que está indo bem e buscar formas de dar um jeito naquilo que não vai tão bem assim.

Mas lembre de que, no momento da autoavaliação, é preciso ser sincero e incentivar sua equipe para que também seja. Essa será a chave para um bom diagnóstico em que vocês poderão agir para buscar o melhor caminho.

Atue com entusiasmo

Independente se o resultado da sua autoavaliação seja a estagnação ou não, as ações que vêm a seguir devem ser feitas com entusiasmo. A sua força de vontade e empenho precisam refletir em tudo o que você faz. Como líder, você será o exemplo para quem está trabalhando ao seu lado. A sua postura decidirá se as coisas irão caminhar para bons resultados ou não.

Quanto mais entusiasmo, alegria e amor você colocar em tudo o que faz, mais motivados seus colaboradores estarão, mais feliz você também estará. Isso é o que eu tenho buscado fazer na leadlovers e em nenhum momento me arrependi disso. Pelo contrário, os bons frutos que temos colhido é um reflexo das boas sementes que plantamos com entusiasmo.

Mantenha o foco no propósito

Mantenha o foco no propósito

Mantenha o foco no propósito

Ao passar da fase de zona de conforto, é importante buscar formas de se manter firme, para não cair na cilada da estagnação de novo. A dica de ouro nessa hora é: mantenha o seu propósito fresco na memória.

Lembre-se dos seus planos, suas metas e do por que tudo começou. Busque formas de manter isso sempre a mente, em lembretes que aparecerão em seu celular, no rodapé do seu e-mail ou até mesmo em um poster na parede. Trazer à memória aquilo que te move pode te ajudar a seguir em frente!

Não é fácil lidar com os momentos de estagnação nessa jornada empreendedora. Com o tempo aprendemos a desconfiar até dos momentos de calmaria, para que possamos estar sempre prontos para o que vem pela frente. Por isso, é importante ter em mente essas dicas: as surpresas virão, mas você já vai estar preparado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *