Renda Extra – 8 passos para ter uma na internet

Renda Extra – 8 passos para ter uma na internet

Renda Extra - 6 passos para ter uma na internet

A internet é uma vasta área de oportunidades ainda inexploradas que cresce a cada dia devido ao desenvolvimento tecnológico e ao número cada vez maior de pessoas conectadas. Assim, podemos imaginar que existem várias formas de se ter uma renda extra na web, não é mesmo? E realmente existem muitas, mas é preciso ter cuidado! Afinal, não há um jeito fácil de ganhar dinheiro no meio digital.

Renda Extra - 8 passos para ter uma na internet

Renda Extra – 8 passos para ter uma na internet

Sabe aquelas propagandas com mensagens chamativas do tipo “passe a ganhar hoje mesmo R$ 300 por dia sem sair de casa”? Como você já deve desconfiar, não passam de esquemas em pirâmide e golpes para aqueles que acham possível conquistar algo sem esforço e dedicação.

Então, antes de começarmos, é melhor deixar claro: ganhar dinheiro com a internet não é algo que se obtém da noite para o dia. No entanto, isso não significa que sua jornada para alcançar isso deva ser tão difícil, não é mesmo?

Veja oito passos para começar a lucrar com o seu negócio virtual, a seguir:

1. Descubra o seu perfil

O primeiro passo para obter uma renda extra na web é saber se você tem o perfil adequado e decidir o que irá fazer. Para isso, tenha em mente que existem dois tipos de pessoas que ganham dinheiro na internet: o criador e o empreendedor.

O criador é aquele que produz conteúdo em diversas mídias, podendo atuar como um blogger, vloger, youtuber, desenhista de webcomics, escritor, freelancer, produtor de conteúdo, entre outras possibilidades. Muitas vezes, inclusive, o criador descobre uma fórmula própria e inovadora para se consolidar como um formador de opinião, fazendo sua personalidade refletir naquilo que ele produz, por meio da criatividade, do carisma e da relevância.

O empreendedor, por sua vez, é aquele que abre um negócio digital e atua nele. Arrojado, dono de si, com alta inteligência inter e intrapessoal, esse perfil sabe identificar as necessidades do mercado e atuar para supri-las, o que pode ser feito de diversas maneiras. Confira algumas delas:

  • Abertura de um e-commerce;
  • Criação de uma startup;
  • Importação de produtos para revenda;
  • Negociação em sites de venda (OLX, eBay e Mercado Livre).

Vale destacar que muitas pessoas possuem os dois perfis, então, caso você seja uma delas, aproveite essa junção poderosa para criar algo único dentro da sua área de atuação! Aliás, existem vários setores e é possível obter renda extra na internet em qualquer um deles, mas, para que isso aconteça, é fundamental que você siga os próximos passos.

Seja organizado

Seja organizado

2. Seja organizado

É importante organizar a sua rotina para que a atuação na web não prejudique ou seja prejudicada pelas suas outras responsabilidades, como trabalho, família e estudos. Afinal, trabalhar online demanda tempo, experiência – adquirida com os erros e acertos –, e muita organização. Por isso, é essencial delimitar uma rotina com horários bem definidos na sua agenda.

3. Pense no conteúdo e no produto

Não adianta querer ter uma renda extra na internet se você não tiver nada a oferecer, portanto, reflita sobre o conteúdo e o produto que pretende desenvolver. Antes de tudo, pense em algo relevante e atrativo para o seu público: um bem comerciável, vídeos tutoriais (ou até mesmo de humor no YouTube), infoprodutos, blog posts ou algo vendável em um e-commerce. Seja criativo!

4. Crie conexões

Talvez esse seja o maior desafio dos empreendedores e criadores, pois o seu conteúdo não alcançará o cliente sem conexões. Quer alguns exemplos?

Sites para cadastro de freelancers

Para se conectar com clientes e oferecer seus serviços, todo freelancer pode se cadastrar em sites onde não só é possível cadastrar um portfólio e gerar visibilidade, como ter acesso a projetos e negociar diretamente com empresas e pessoas interessadas em contratá-lo para um trabalho.

Estratégias de divulgação de um canal no YouTube

Mas se você pretende trabalhar com vídeos, saiba que divulgá-los e estudar as melhores estratégias de compartilhamento e uso das redes sociais para ter uma audiência engajada em ajudar o seu canal a crescer, é um ingrediente indispensável para o seu sucesso como youtuber.

Empreendedorismo e consolidação da marca

Empreendedorismo e consolidação da marca

Empreendedorismo e consolidação da marca

E por fim, da mesma forma que um youtuber, o sucesso de um negócio também depende da capacidade do empreendedor criar e consolidar sua marca, o que passa inevitavelmente pelo bom relacionamento com clientes e produção de conteúdo relevante para pessoas interessadas em suas soluções.

Com esses exemplos, podemos concluir que a conexão faz toda a diferença para um profissional que quer fácil acesso a projetos para trabalhar ou para quem deseja fazer seu conteúdo chegar ao consumidor. Em outras palavras, o contato com clientes e a jornada da descoberta até a compra é o que gera a sua renda extra na internet.

Então, não pense duas vezes antes de utilizar canais como a blogosfera, redes sociais e estratégias de marketing digital para divulgar o seu trabalho e obter melhores resultados!

5. Seja diligente

Porque não basta ser organizado, é preciso ser diligente e cumprir com esse compromisso, levando o seu negócio a sério. Sendo assim, aja com qualidade, profissionalismo e tempo, nunca deixando as tarefas para a última hora.

Portanto, cumpra as metas e prazos (mesmo que você os tenha estabelecido) e trabalhe para sempre fazer mais e melhor.

6. Dedique-se para gerar renda extra

Quem deseja que o trabalho na web não seja apenas uma renda extra, mas a principal fonte de lucro, precisa se dedicar com afinco. Pode até não ser fácil, pois todo caminho possui seus altos e baixos e esses sempre trazem sua dose de frustrações, dificuldades e portas fechadas. No entanto, sendo persistente e confiante, é possível mudar de vida e garantir estabilidade com o dinheiro que você ganha na internet.

E já que falamos no uso de blogs e do e-commerce como possibilidades de ganhar dinheiro na internet, confira mais detalhes a respeito dessas ferramentas nos próximos tópicos!

Crie um blog

Crie um blog

7. Crie um blog

Se você sempre teve talento para a escrita e acha que isso pode dar certo, nada mais apropriado que criar um blog! Afinal, assim como em um canal no YouTube, pode-se abordar qualquer assunto que cative o seu público-alvo e gere renda, seja com anúncios ou por meio da atração de clientes em potencial para os serviços que você quer vender.

Caso você queira ganhar dinheiro com publicidade, a primeira alternativa pode representar renda extra por meio do Google Adsense, espaços publicitários ou publieditoriais. Assim, seu blog funcionará como um veículo de mídia (assim como jornais e emissoras de rádio e TV), bastando ter alguma audiência para atrair anunciantes.

Mas, se você quer vender, você pode investir no marketing de conteúdo para atrair potenciais clientes que se interessem pelo conteúdo que você produz e oferecer respostas para as dúvidas que possuem, direcionando-os para a compra do seu produto ou serviço.

8. Monte um e-commerce

E se o seu perfil é o de um empreendedor, por que não criar um e-commerce para obter a sua renda extra? Se você ainda possui dúvidas, tenha em mente que mais pessoas estão aderindo às compras na web, levando até mesmo empresas com tradição em vendas por meio de lojas físicas a investir na receita e obter lucros cada vez mais expressivos no universo digital!

O melhor de tudo é que funcionando online, o seu negócio precisará basicamente de um estoque de produtos, um site e alguém que administre toda a logística do empreendimento. Mas vale ressaltar que além do marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing e outras ferramentas digitais também são valiosos aliados para o seu sucesso. Por isso, não abra mão de contar com todos eles.

Viu como não precisa ser tão difícil? Agora que você já sabe como ter uma renda extra, compartilhe o artigo nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles também podem ganhar dinheiro na internet como futuros empreendedores e produtores de conteúdo!

Artigo atualizado dia 20/03/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *