Muita gente que entra para a área de empreendedorismo digital chega para mim e diz coisas como “Diego, eu tenho investido muito na produção de conteúdo para o meu projeto, mas ainda não consigo sentir os resultados. Acho que vou desistir”.
Mensagens desse tipo são sempre tristes porque, normalmente, elas surgem de gente muito talentosa e com ideias incríveis, que só precisam de um pedacinho de informação para começar a sentir os resultados do seu investimento em produção de conteúdo: saber o que é SEO.
É por isso que eu decidi escrever o artigo de hoje, para oferecer uma explicação ampla sobre o que é SEO e por que essa ferramenta é o que faltava para o seu projeto finalmente começar a decolar. Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa.
Começando pelo início: o que é SEO?
Em poucas palavras, SEO é uma estratégia de marketing que prepara o seu site — e seu conteúdo — para ser mais amigável a motores de busca e alcançar um ranqueamento melhor nos resultados de pesquisas na internet, atraindo um público mais segmentado
Ou seja: o SEO garante que o seu conteúdo será encontrado mais facilmente no Google e mais pessoas terão acesso ao que você tem a dizer. Ao todo, existem dois tipos de SEO: o on page e o off page. Se você quer uma explicação rápida sobre cada um desses tipos, leia os próximos parágrafos.
Aprofundando: o que é SEO on page e off page?
Como o nome já indica, SEO on page é aquele que engloba fatores dentro da sua própria página, enquanto o off page é realizado em outros sites — sim: a maneira como outras páginas se relacionam com a sua é importante para o seu posicionamento no Google.
Quer saber como? Vamos lá!
SEO on page
O SEO on page lida com 3 grandes elementos gerais da sua página. São esses:
- Conteúdo: o que você produz, como escreve, que palavras-chave usa e como esse conteúdo é apresentado para os seus visitantes — títulos, subtítulos, tags, imagens;
- Programação: se o código da sua página é amigável a motores de busca, se é bem organizado, se não possui conflitos e se utiliza bem as tags do site;
- Desempenho: quanto tempo leva para carregar sua página, como ela é apresentada ao usuário.
SEO off page
Os principais motores de busca da internet levam em consideração a reputação de um site e como outras páginas se relacionam com a sua. Basicamente, esses motores querem saber se você realmente é uma autoridade no assunto e se seu conteúdo vai ajudar a solucionar os problemas das pessoas.
E como esses motores avaliam a sua autoridade? Com esses elementos:
- Links externos: quantos links de outras páginas você recebeu? Quem fez esses links, quais os assuntos linkados e qual o contexto dessa conexão?;
- Confiança: é seguro recomendar seu site para os usuários? Existe algum problema no seu código ou algum tipo de risco para os visitantes?;
- Prova social: quem já visitou seu site gostou do conteúdo encontrado? Quantos comentários a página tem? São positivos? Quantas curtidas no Facebook, quantos compartilhamentos nas redes sociais?
Concluindo: o que a produção de conteúdo tem a ver com isso?
Como deu para ver, SEO e produção de conteúdo devem andar de mãos dadas para o sucesso do seu projeto ou infoproduto — afinal, um não sobrevive sem o outro.
Pense bem: de que adianta ter um superconteúdo escrito se você não aplica conceitos de SEO na sua página e ninguém chega até seu site? Ou o contrário: vale a pena ter um site otimizado se seu conteúdo é ruim e as pessoas vão rejeitá-lo?
O ideal para seu sucesso é conjugar essas duas ferramentas de marketing para alcançar o melhor resultado possível. O bom conteúdo eu sei que você já tem, o que pode estar faltando são alguns ajustes para obter um melhor posicionamento nas pesquisas.
O que você achou do artigo de hoje? Ainda tem dúvidas sobre o que é SEO e como utilizá-lo para potencializar os resultados da sua produção de conteúdo? Então, use o campo de comentários para dar a sua opinião!
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