O que são SPAMTRAPS?

Tópicos

Um SPAMTRAP é uma armadilha, usada para localizar quem faz SPAM.

Existem dois tipos de SPAMTRAPS, os criados e os reciclados.

Spamtraps criados

São, geralmente, endereços de e-mail que não foram criados para a comunicação, mas sim para atrair spam. A fim de evitar e-mails legítimos de opt-in, o endereço de e-mail normalmente é publicado em um local a vista, tais como páginas web diretas ou locais de venda de base de dados. Só sistemas de coleta de endereços automáticos (usados por spammers) podem encontrar este endereço de e-mail, mas nenhum remetente seria encorajado a enviar mensagens para o endereço de e-mail daquela página, com qualquer finalidade legítima. Uma vez que nenhum e-mail é solicitado pelo proprietário deste endereço de e-mail spamtrap, todas as mensagens de e-mail enviadas para esse endereço são imediatamente consideradas não solicitadas.

Mecanimos de defesa contra spams
Spamtraps criados

Spamtraps reciclado

O segundo tipo, o reciclado, surge de contas de e-mails que já existiram, mas que foram desativadas. O Hotmail, Gmail, entre outros, pegam estas contas, que não sendo mais usadas, e não as desativam (bounce), eles usam esses e-mails para pegar spammers. Já que depois de tanto tempo ninguém interage com aquele e-mail, qualquer empresa legítima já teria o excluído de seu mailing. Apenas spammers que nunca limpam sua lista de contatos e ainda estariam mandando mensagens para um e-mail desativado a tanto tempo.

O termo é um composto das palavras “spam” (envio não autorizado) e “trap” (armadilha), porque sistemas de spam colocaram na internet spamtraps para pegar o spam da mesma forma que um caçador de peles estabelece armadilhas para capturar animais selvagens. A proveniência deste termo é desconhecida, mas várias organizações anti-spam confirmam o uso deste mecanismo.

Um sistema automatizado com spamtrap pode, instantaneamente, barrar quaisquer mensagens de e-mail que chegam no sistema e bloquear o envio de mensagens com o mesmo conteúdo para outros destinatários. Este tipo de ação é considerada envio em massa não solicitado de e-mails, a definição típica de spam. A automação é considerada “segura” porque não deve existir e-mails legítimos nesta base de dados.

E-mails quentes
Envio em massa de mensagens

A origem do Domínio e o Endereço IP de um remetente que entrega para spamtrap também podem ser adicionados a uma lista negra por enviar muitos e-mails por este tipo de mecanismo.

A spamtrap fica comprometida quando algum terceiro descobre que um endereço de e-mail spamtrap está sendo utilizado. Quando isso acontece, o terceiro poderia prejudicar o spamtrap enviando e-mails maliciosamente, dando um certo controle à ele sobre o processo automatizado do que é considerado envio em massa de e-mails não solicitados pelo sistema anti-spam. No entanto, o terceiro agente só é capaz de inscrever um endereço spamtrap em uma lista de e-mails se essa lista não usar confirmação opt-in.

Muitos endereços spamtrap aparecem nos resultados de sites de busca como o Google e qualquer um pode escrever para esses endereços sem saber que todos os envios da sua lista vão ser marcados como spam.

Concluindo, para evitar ser marcado como alguém que faz SPAM, limpe a sua lista periodicamente e nunca compre lista ou utilize e-mails não autorizados na sua comunicação. Exclua qualquer lista fria que você esteja utilizando, faça uma limpeza de contatos e não incomode as pessoas.

Dica do escritor: Se você faz SPAM você não AMA seu Lead e pode ser banido da comunidade leadlovers.

E aí, curtiu este texto, não deixe de compartilhar a sua opinião nos comentários abaixo, vou adorar saber o que você está achando do blog.

[et_bloom_inline optin_id=”optin_34″]

Compartilhe

Veja também

Inscreva-se e fique por dentro dos melhores conteúdos

Não se preocupe, nós nunca te enviaremos spam, ok?